Sofro homofobia em casa. Ando triste, deprimida e até já me cortei. O que fazer?

Feita por >Nay · 18 mai 2016 Orientação sexual

Olá! Moro com minha mãe e meu irmão. Sou lésbica e há alguns meses comecei a namorar a distância com uma menina que conheci pela internet. No início do ano minha mãe descobriu e resolvi contar tudo.

Desde então eu sofro ameaças, preconceitos e agressões físicas e psicológicas. Ela quase já me expulsou de casa e cada vez só parece piorar. Me isolou de tudo e todos Ando deprimida, choro com bastante frequência e andei me cortando. Ela diz que estou doente, que vai me levar à igreja e que, se depender dela, nunca aceitará. Meu irmão de oito anos está crescendo homofóbico porque assim ela o ensina. Me dói muito e chegou a um ponto que não estou sabendo lidar com essa situação. Gostaria de ajuda.

A melhor resposta 18 MAI 2016

Ola Nay!
Você está vivendo um momento muito delicado, sofrendo não só a reprovação de sua mãe como todas essas agressões físicas e psicológicas. É muito doloroso não encontrarmos apoio em nossos familiares.
É muito importante que você busque a psicoterapia, nela você encontrará apoio que lhe fortalecerá para vivenciar este momento de maneira mais segura, embora a situação seja difícil, quando não estamos fortalecidos e não temos com quem contar e compartilhar essa dor ficamos mais vulneráveis a tristeza, depressão, angustia...
Parece que ao você se cortar, está buscando uma forma de externalizar essa ferida emocional.
Há muitos sentimentos que serão importantes serem trabalhados na terapia.
Uma alternativa também é a terapia de família caso sua mãe esteja aberta a falar sobre o assunto e tentar lidar com a sua homossexualidade de maneira mais natural.
Independente do que escolher, procure ajuda de um profissional, é muito importante para sua saúde mental e bem estar.
Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

5 SET 2020

Cara Nay, assumir a sexualidade diante dos pais, familiares e amigos não é fácil, as pessoas tem muito preconceito ou não tem conhecimento o suficiente para entender, falando que é "sem vergonhice", promiscuidade, doença e etc. Para os pais, a aceitação é mais difícil, porque eles idealizam o futuro dos filhos, geralmente, baseando nas suas próprias vontades, como por exemplo, "minha filha vai casar na igreja de branco" e uma vez que este ideal não é efetivado, gera frustração. Essa falta de apoio, aceitação e acolhimento gera muita dor e sofrimento, o que justifica sua tristeza e depressão. Oriento a necessidade de acompanhamento psicológico, principalmente, porque "andei me cortando", tentativas de se machucar é perigoso, você precisa de acolhimento e precisa criar recursos junto com o profissional, para se sentir mais forte, segura e ter mais confiança,para lidar com as dificuldades que a escolha da sexualidade traz. Espero ter ajudado.
Atenciosamente
Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos

74 respostas

20 MAI 2016

Ola Nay! Não é nada fácil lidar com essa situação sozinha. Seria muito importante que você pudesse procurar um psicólogo, porém como não sei a sua idade, não sei se poderá retirar fazer isso sem a ajuda de sua mãe e, caso não precise da ajuda dela, busque esse apoio. Se questões financeiras dificultarem, existem serviços gratuitos em universidades que tem o curso de psicologia. Bo sorte!

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

20 MAI 2016

Imagino que não está sendo fácil para você toda esta situação. Mas penso que seria essencial pra ti ter acompanhamento psicológico. Não sei qual é tua idade, muitas vezes é difícil procurar acompanhamento por conta e sem o apoio dos pais, mas me preocupas muito estas agressões psicológicas e físicas, sei que é difícil denunciar a mãe ou alguém da família, mas não existe outro familiar a que tu possa recorrer? Naturalmente, não só você precisaria de um acompanhamento psicológico, a tua mãe por muitos muitos pessoais e da história dela está reagindo desta forma, mas penso que a procura a psicoterapia, ter um espaço que dê conta de tudo o que está acontecendo com você é fundamental neste momento.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

19 MAI 2016

Boa tarde Nay, o processo de aceitação por parte dos familiares e alguns amigos, nem sempre é fácil. Seu caminho será menos doloroso se começar uma terapia para aprender a lidar com as emoções que os acontecimentos te causam. beijos

Elizabeth Barbosa Psicólogo em São Paulo

35 respostas

19 MAI 2016

Ola Nay.
Nao sei qual a sua idade. Mas fica visivel que voce precisa de ajuda de um profissionl e procurar formas de trabalhar com todas essas dificuldades que te causam tanto sofrimento. Fale com a sua mae caso necesssrio pra buscar esse profissional. Converse com alguem de sua confianca(amigos,familiares) e ter acolhimento nesse periodo conflituoso.l

Cristiane Cabreira Psicologia Psicólogo em Florianópolis

38 respostas

19 MAI 2016

Bom dia Nay, a fase que você está passando é realmente muito difícil, envolve muito sofrimento e requer muita estrutura de sua parte. Procure substituir sua atitude de se cortar, que é autodestrutiva, por uma atitude mais construtiva. Você precisa de apoio, orientação e de fortalecimento do seu suporte interno, e pode encontrar tudo isso na terapia. Além de encontrar o que está precisando para o momento, a terapia é um ambiente profissional, onde você não será julgada. A função do terapeuta é de acolher a sua demanda e lhe ajudar a encontrar uma forma eficiente e eficaz de lidar com essa situação atual. Busque ajuda logo. Espero ter lhe ajudado.

Carpeendi Psicologia Psicólogo em Curitiba

34 respostas

18 MAI 2016

Oi, Nay. Você tem quantos anos?
Dependendo da tua idade, pode ser bem difícil você conseguir buscar um acompanhamento psicoterápico sem o apoio da tua mãe. Mas ainda sim, sugiro que você converse com ela sobre o assunto, pois imagino quão intenso tem sido teu sofrimento, chegando ao ponto de se machucar fisicamente.
Sugiro que possas buscar apoio da tua rede social (outros familiares, amigos, escola, igreja, trabalho...) para que não passes solitária por este momento delicado para todos de tua casa.
Busca suporte e se cuide!
Ananda Kenney

Ananda Nascimento Psicólogo em Recife