Sair com ex namorado, como amigos, estando em outro relacionamento é normal?

Feita por >NIKOLAS RAMON NUNES CABRAL · 21 out 2022 Abordagem psicológica

Ter esse tipo de relacionamento com o ex, é correto ou saudável para o atual relacionamento? Minha atual insiste em ter uma amizade com o Ex.

A melhor resposta 22 OUT 2022

Olá Nikolas.
Se pra você não faz sentido, então são os teus valores que estão em jogo. É necessário manter o que faz sentido pra você para que não se perca naquilo que você não é.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 OUT 2022

Olá Nikolas! Obrigado por perguntar. Em termos saudáveis, éticos, amadurecidos, não só é normal, como recomendável. O que precisa acontecer é respeito, confiança, maturidade para separar as coisas. Namoro exige liberdade e confiança, para que seja espontâneo e pleno.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.

8609 respostas

22 OUT 2022

Olá Nikolas,
Que bom que chegou aqui!
Acredito que uma grande questão nessa reflexão seja: O que VOCÊ pensa? O que você quer para si, para suas relações? Você gosta de estar nessa posição?
Refletir sobre o que é certo ou errado passa a ser um pouco relativo: o que é certo e bom para mim pode não o ser para você. E está tudo bem. Somos todos seres individuais e únicos, com seus pensamentos e valores intrinsecos, diante uma ética que permeia em todo o resto (não faça ao outro o que não gostaria que fizessem a você).

As relações acontecem justamente quando há o encontro desses modos individuais de ser e estar, o encontro e o contato de ideias e ideais. A questão é: que tipo de relação você quer para si? O que está disposto a fazer para isso? O quanto se sente seguro e confortável em comunicar, colaborar, se expressar e posicionar a respeito?

Realmente reconhecer e lidar com nossas emoções é um exercício trabalhoso. O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinados a manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparados para tal realidade. Até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde as relações que demandamos no nosso dia a dia.

Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, ampliar de consciência, é fortalecimento de autoestima! Isso pode te ajudar muito a entender o que te acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde.

Espero ter te ajudado!
Caso queira aprofundar suas questões em terapia, Conte comigo..
Psicóloga Chris
(atendimento online)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

22 OUT 2022

Depende Nikolas, você já conversaram sobre este assunto? Se você está aqui tirando essa dúvida, acredito que esteja te incomodando. Exponha isso à ela, talvez ela não saiba que te afeta. Conversem, pode ser que vocês dois cheguem a conclusão de que é melhor ela parar de sair com ele, pode ser que vocês concordem que não é um problema e pode ser que você discordem totalmente. Mas é importante conversarem sobre. Sem comunicação nenhum relacionamento sobrevive.

Ariel Torres Psicólogo em Brasil