Minha namorada guarda foto de ex

Feita por >Otávio · 6 jul 2023 Abordagem psicológica

Olá, tem uns 3 meses + ou - que estou namorando uma pessoa, e desde que conheci ela, a mesma sempre foi super sincera sobre o passado, já contando todos os traumas que ela enfrentou de relacionamento, família, etc.
Ela namorou um cara dos 14 até quase os 21 anos, ele que terminou com ela pouco depois que a pandemia iniciou, ela entrou em depressão, e precisou fazer terapia pra se sentir melhor com tanta coisa. Ela até precisou de um animal de assistência emocional pra lidar melhor com isso.
Sobre essa parte eu a compreendo totalmente, afinal, dificilmente alguém que já tinha seus traumas por outros motivos, também não entraria em depressão com o fim de um namoro tão longo, e num momento tão complicado pra todos (ela disse que o ex também saiu machucado).
Não tenho absolutamente nada pra reclamar do nosso namoro. Desde o início era ela que demonstrava sinais que gostava muito de mim, tanto que em poucas semanas fui apresentado pra família e amigos.
O instagram dela tem quase 550 fotos, e ela usa desde 2013. Como eu comentei, o namoro dela foi até+ ou - março de 2020, mas ela ainda guarda poucas fotos com o ex, de 2018 pra trás.
Eu nunca perguntei diretamente sobre tais fotos, mas ela já disse em outras ocasiões pra mim que ela superou com psicanálise, e que quando me conheceu já estava pronta.
Acho difícil ela ter esquecido de tais fotos, pois já vi que ela chegou a remover algumas fotos delas bem antigas, e até tirou umas dele também, mas deixou umas 3.
Já vi que pouquíssimas pessoas acham isso normal, e que apenas tem um tipo de apego emocional, não da da pessoa, mas daquele momento.
Tem + ou - 3 anos que ela faz psicanálise, e isso dela manter tais fotos, mesmo estando num novo relacionamento, seria algo que iria contra o tratamento dela?

Sei que é muito texto, mas trouxe tantas informações pra contextualizar bem isso.

A melhor resposta 7 JUL 2023

Otávio
É mais do que normal ela guardar fotos, recordações que fizeram significado para a vida delas; voce também guarda!
Nada pode fazer e não deve ser contra isso. Isso é da responsabilidade dela.
Voce é que deve, como novo namorado dela, ser uma pessoa de valor que ela prefira manter imagens tuas do que as que ela viveu com outros.
É um desafio para voce em ser um namorado e quem sabe, um futuro companheiro para ela que realmente vale a pena.
Pois seja um cara que vale a pena e não que dá pena.
Faça Psicoterapia. Isso te auxiliará muito em poder acompanhar o desenvolvimento dela.
Psicoterapia para se conhecer, conhecer seu objetivo de vida, analisar tuas carências, tua dependência, teus bloqueios, tuas travas mentais, etc.
Abraços

5840 respostas

7 JUL 2023

Olá Otávio! Obrigado por escrever. Há diversos conceitos diante dos quais você está organizando entendimentos que não se fundamentam em plena validade. Perder namorado implica luto (perda), não em depressão; Psicologia não tem padrão contra ou a favor dessa ou daquela posição; cada pessoa é única, cada relação é única, cada história é única. Na mesma linha a Psicanálise também não reflete essa simplificação de raciocínio
A forma como você citou a questão das fotos antigas implica em manutenção de imagens de vida, de história, que não precisam, de forma alguma, implicar desvalorização do vínculo dela com você. Pode muito bem implicar em valorização e vivacidade da história dela.
Você precisa trabalhar autoconfiança.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.