Terminei um relacionamento longo, outra pessoa apareceu. Nao sei quem amo.

Feita por >Tiago · 16 nov 2022 Abordagem psicológica

Olá psicólogos, faço terapia mas estou tentando usar esse canal pra me ajudar.

Terminei um relacionamento de mais de 15 anos. Muitas histórias, muitas memórias. Com certeza a pessoa que mais amei, porém ao longo do tempo algumas acomodações e algumas situações difíceis na questão de tempo para amigos e família, dedicacao exclusiva da pessoa a mim, fazendo com que ela nao se realizasse e conquistasse coisas, etc fizeram esse relacionamento se desgastar muito. A parte sexual também estava muito prejudicada.

Durante todo tempo conhecia uma pessoa que admirava muito e quando essa pessoa se aproximoi, vi que ela também sempre me admirou. A chance de viver esse relacionamento me fez tomar a decisão de terminar por mais que essa pergunta já ecoava na minha cabeça ao longo de anos e anos, esporadicamente.

Estou com essa pessoa, ela é o retrato de tudo que uma pessoa pode querer, põe não esqueço minha ex. Não consigo planejar uma viagem pois fico triste de saber que vou mas ela não. De ser feliz e curtir e saber que não será com ela do meu lado.

Nunca pensei que depois de tanto tempo iria sair de perto dela. Me sinto como alguém que abandonou, irresponsável, alguém que não teve paciência de consertar e com isso deixou de lado a pessoa que mais dediquei minha vida e mais dedicou sua vida a mim.

Eu sou muito intenso então já fiz mil planos com a pessoa que está comigo, porém estou muito confuso em quem realmente amo e quero viver o resto da minha vida.

Por melhor que seja meu relacionamento atual, as vezes penso que poderia não ter aparecido na minha vida. As vezes penso que se voltasse no tempo não faria isso, mas ao mesmo tempo estou ficando nas coisas que eram boas e esquecendo as ruins. Quando penso assim vejo que os pontos ruins não eram gritantes, minha ex sempre me respeitou muito. Acho que foi importante a atual aparecer pra eu ver que muita coisa faltava na minha vida, porém hoje penso que conseguiria essas coisas com minha ex.

Minha família não gosta da minha ex porque acha que ela me queria apenas pra ela, se envolvendo pouco com minha família, mas na verdade grande parte da culpa é da postura de minha família. Por eles não conseguirem ver assim, estão mega apaixonados pela minha nova namorada e voltar atrás seria algo totalmente decepcionante pra eles.

Tá difícil pessoal.

A melhor resposta 17 NOV 2022

Tiago, de acordo com a sua fala, os seus pensamentos estão revisitando e remoendo o passado. Geralmente quando isso acontece, pode nos acometer a emoção da tristeza, da dúvida, da fantasia de como poderia ter sido. E com isso, você não desfruta do momento presente de uma forma completa, alimentando insatisfações.
Imagino o quanto esse dilema que está vivendo, deva estar te consumindo, e por esse motivo, recomendo você trabalhar em psicoterapia o sentimento de culpa.
Provavelmente o que está por trás dessa angústia é sua auto-cobrança e a crença que foi irresponsável e falho em tê-la abandonado. Efetivamente não existe um mundo perfeito, e toda escolha requer uma renúncia. Suas ações precisam estar alinhadas com o seu real desejo: você já entrou em contato com seu eu verdadeiro? O que ele lhe diz? Quais são os sonhos, aspirações, metas... tudo será uma descoberta, pois o caminho se faz caminhando. Em relação as suas tomadas de decisão: enquanto você levar em consideração o que seus familiares, amigos, parentes, ex-namorada, vão pensar, não será sua escolha genuína.

Danilo Abreu Psicólogo em Salvador

21 respostas

17 NOV 2022

Olá Tiago! Obrigado por escrever. Você, ao escrever, demonstra grande dúvida. Aproximação faz ver de perto, muitas vezes, apenas uma parte do que se supõe ver como um todo; ver de longe permite ver aspectos gerais, mas não minúcias. O exercício de aproximação e afastamento (não rompimento), mas ter distância para que cada pessoa viva espontaneamente a sua individualidade, para que possa sentir saudades, para que possa não depender da outra por perto, o tempo todo, é posicionamento temperado. Não dá para estar próximo e distante ao mesmo tempo, o tempo todo. Antes de buscar esclarecer dentre elas, quem você ama, você precisa reorganizar as coisas internas, a tua espontaneidade, tua essência. Com a firmeza de tuas essências e naturalidades consolidadas, você poderá, com uma delas, construir vinculação enriquecedora e amadurecedora. Não dá para fazer omelete sem quebrar ovos, não dá para ter alguma coisa, sem abrir mão de outra.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Repense a máscara!