Rividei, minha ficha só caiu depois

Feita por >131298 · 6 jan 2023 Terapia familiar

Nunca tive uma relação boa com a minha mãe, desde pequena sempre me humilhava na frente dos outros para se sentir superior, tem ciúmes da relação que tenho com meu pai. Sempre usa palavras de baixo calão para me atingir, me senti suja e imunda por anos por conta disso, sem autoestima e me prendendo de ter relacionamentos por conta de autoestima baixa. Hoje estávamos discutindo pois ela estava reclamando que faço tudo pela metade, que estava sem dinheiro por conta da minha faculdade, que meu pai não esta em casa, em uma dessas ela puxou meu cabelo e em questão de segundos eu revidei, minha ficha só caiu depois. Óbvio que me senti péssima, ainda disse que ela pode me bater sim pois é minha mãe.

A melhor resposta 7 JAN 2023

Olá
Imagino o tamanho do sofrimento que essa relação adoecida (e adorcedora) possa estar te causando. Sinto que possa ser uma tarefa muito dolorosa reconstruir sua vida dentro e fora dessa relação, por isso te indico buscar um processo de terapia para que você possa construir uma relação com seu terapeuta que te ajude a entender como é estar em relação, especialmente de uma forma que não machuque, que não faça sofrer. Dessa forma podemos olhar com carinho para aquilo que nos machucou e buscar cuidar dessas feridas.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

7 MAR 2023

Olá.
Há pessoas que não conseguem perceber o lado positivo, então influenciam na forma de ser do outro, sendo uma mãe com problemas de perceber o positivo, pode afetar a auto estima do filho, pois só vai perceber o que não está bom no filho, as vezes a intenção destas pessoas é positiva, acham que somente o negativo deve ser exposto, não sabem que quando se faz elogios e percebe o positivo em seus filhos, estes poderão crescer mais saudáveis. Neste sentido sugiro que busque atendimento psicológico para perceber o que há de melhor em você e tomar posse das suas virtudes.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

10 JAN 2023

Voce apenas veio através dela, mas não é dela... e veio para se realizar, para corrigir.
Foi voce que escolheu esta pessoa para ser a sua mãe porque assim, realizaria melhor o teu propósito de vida.
Quantos anos voce tem? Precisa de agora em diante, se responsabilizar por si mesma, resolver teu problema de carência, dependência emocional e financeira para, depois dos 18 anos, fazer teu voo.

Precisa resgatar a sua inteligência de vida através da Psicoterapia;
Hoje, ela está obcurecida pelos condicionamentos sofridos, pela baixa autoestima... Você se deixou influenciar pelos comentários da sua mãe, pelos julgamentos dela e acreditou nela em vez de acreditar na sua inteligência, no que voce percebia.
Sua mãe tem problemas de relacionamento com o seu pai, mas isso é tarefa deles, eles que se resolvam, mas tem ciumes da relação que voce tem com o seu pai e desfaz todos os teus relacionamentos.
Precisa aprender como superar isso... Esses, não são problemas, são desafios à tua inteligência.

5943 respostas

9 JAN 2023

Olá. Vocês estão numa relação doentia, recomendo enquanto antes você se libertar, cortar o cordão e ter sua vida, sua liberdade, ser você mesma, pois está claro que sua mãe vive uma forte disputa com você. O que tem que fazer é se livrar, pois nessa altura do campeonato ela não vai mudar, devido a forma como enxerga a si mesma. Seja grata por ela ter te dado a vida, o resto é contigo. Resgate tua identidade, busca te conhecer, te valorizar, saber que tem seus recursos. Alce voos longos. Liberte-se dessa prisão adoecedora.

Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

9 JAN 2023

Olá 131298! Obrigado por escrever. Certamente relações muito intensas, com muita proximidade, acaba por gerar espaço para esse tipo de situação. Precisaremos de dados mais específicos como tua idade, história, personalidade, objetivos. Bater em alguém é algo que regride esse comportamento da condição humana culturalizada para o componente impulsivo, que se assemelha com a reação de defesa dos outros seres.
Seu revide é, nessas circunstâncias, compreensível. Não se condene, não condene tua mãe. Está chegando a hora de você organizar, conforme tua idade e preparação, o gradativo tempero de tua autonomia, liberdade e responsabilidade.
Estaremos a disposição para te ajudar.
Abraços!

8779 respostas

7 JAN 2023

Olá! Você precisa de ajuda? Então entre em contato comigo que eu lhe responderei da formar mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém