Como pôr limites em pré-adolescente?

Feita por >Lais Fernandes · 4 nov 2019 Adolescência

Sempre gostei de trabalhar com minha filha de forma positiva. Ela sempre foi uma criança "tranquila". Aos 9 anos ela começou a apresentar alguns problemas de baixa auto-estima. Caiu minha ficha que meu relacionamento toxico com meu marido estava impactando nela (esse e um pano de fundo importante ser citado). Ele sempre foi autoritário com ela e eu na ânsia de compensar seus abusos acabei me tornando permissiva. Procurei ajuda na terapia, que está me ajudando muito a sair da engrenagem doentia com meu marido mas agora não sei como tomar as redias com a minha filha. Ela está com 10 anos e muito retraída. Só quer ficar no celular... nao quer sair de casa pra nada... me sinto culpada e não sei como impor horario pra celular se nunca impus antes.. e agora ela ta numa idade que nao quer mais brincar comigo nem fazer nada comigo... como reconquistar ?? Alguma dica por favor?

A melhor resposta 5 NOV 2019

Ei Lais, não se sinta culpada, não irá ajudá-la a sair dessa dificuldade com sua filha. Procure se envolver mais com ela e fazerem coisas agradáveis para ambas juntas. Proponha atividades onde ela tenha mais segurança de desempenhar, assim ela irá aos poucos retomando a Autoestima e Autoconfiança.

Lilian Lima Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

1 resposta

15 NOV 2019

Lais, crie um espaço para vocês duas, converse com ela o que ela gostaria de fazer nesse dia ou horário, proponha que ambas fiquem sem o celular, mas juntas fazendo algo prazeroso. Você precisa reforçar esse vínculo que pode ter sido quebrado por conta da sua relação conturbada com seu marido e que pode ter feito ela acreditar que melhor estar envolvida com o celular do que com o problema de vocês. Aos poucos utilize esses momentos para ouvir, e contar sobre seu dia, suas curiosidades, seus interesses, medos, preocupações naturais do mundo virtual. Abra o diálogo, para poder estabelecer limites e o porque dessa necessidade, sem críticas ou julgamentos e esteja preparada para ouvir o que vier de modo que os laços de confiança possam ser reestabelecidos. Uma pessoa pode ser tímida, mas não necessariamente deixar de se relacionar com outros da mesma idade. Na idade dela, ainda é um criança, ( pré-adolescência começa aos 11 anos ou considerando a maturidade e o desenvolvimento que está tendo)proponha jogos ou que ela possa te ensinar algo que você nao saiba do mundo dela... Tenho certeza que pode melhorar muito a qualidade da relação de vocês.

Katia Vega Psicólogo em Rio de Janeiro

28 respostas

5 NOV 2019

Olá! Lais! Grato por participar. Minha resposta será intencionalmente enfática. Ela ainda tem dez anos, há tempo de evitar um estrago maior. Com muito diálogo e estratégia, controle, com rigor o celular dela; caso não consiga, retire-o. Há uma legião de pessoas entre quinze e trinta anos de idade, que se acomodaram à comunicação via celular, vídeo game, televisão, internet ou outras variações, isolando-se do convívio real. Isso acarretou a elas a sensação de incapacidade social, ideia, sem fundamento, de que são vítimas de bullyng, sentimento de incapacidade para interação, e os adoecimentos físicos e mentais desse processo decorrentes. Vá com ela a lugares rurais, direcione convívio com pessoas, especialmente crianças que tenham o hábito de interação real, direcione-a para esportes coletivos e de contato; faça-a ir a acampamentos, saídas monitoradas para ações socialmente interativas. Sendo possível, um psicólogo, poderá enriquecer ainda mais essa transição do convívio tecnológico para o convívio humano, com o uso ponderado da tecnologia. Um abraço: Ary Donizete Machado.