Estou grávida do segundo filho e não me sinto feliz

Feita por >F15j16 · 30 ago 2023 Abordagem psicológica

Tenho um menino de 7 anos, a algum tempo conversava com meu marido que queria ter mais um, pois bem agora estou grávida e só sei chorar e me preocupar com as mudanças que vão ocorrer, penso no meu menino que não vou conseguir dar toda a atenção pra ele, estar o tempo todo com ele e isso dói e daí começo a chorar, depois me sinto culpada por pensar assim, eu deveria estar feliz em estar grávida e não triste e desanimada pensando só coisas negativas, me sinto mal, tenho medo de deixar meu menino de lado ou até mesmo de rejeitar o bebê que vai nascer, não tô conseguindo me ver com outra criança a não ser meu menino, e quando me imagino com mais um entro em desespero porque não vou ter todo o tempo com o mais velho, conversei com meu filho que ele vai ter um irmão ou irmã a principio ele gostou mas o problema sou eu, eu me culpo por todas as mudanças que vão ocorrer. Quando fiz o teste de farmácia de início apareceu só 1 traço quase chorei porque queria mais um filho depois olhei de novo tinha 2 traços no dia seguinte fiz mais um de farmácia e um de sangue quando veio o resultado positivo e me caiu a ficha eu não fiquei feliz fiquei preocupada e me culpando por tudo.

A melhor resposta 5 SET 2023

Olá, F15j16 como você está? Acho que entendo você, pois a maternidade assusta, são tantas as responsabilidades, tantas as funções de uma mãe nesse processo, que em muitos momentos, nos desesperamos e em outros conseguimos sentir essa felicidade da qual você se refere.
Você lembra da sua gravidez anterior? Teve momentos assim? Bons, outros nem tão bons, alguns que talvez você não soubesse o que fazer, vezes que chorou junto com o seu bebê? Esse processo na verdade faz parte da maternidade, faz parte da vida, essa é a vida. A vida de todos nós, nem sempre estamos bem.
Quais momentos foram bons com o seu primeiro bebê? Lembra deles? Nós costumamos idealizar, gostamos de ter o controle das coisas, das situações, das experiencias a serem vividas, parece que isso nos dá mais segurança, porém isso é uma missão impossível, assim como não temos como idealizar e tudo acontecer conforme o nosso planejado, muita coisa sairá desse controle, as vezes tudo.
Os pensamentos, a imaginação, o controle, a idealização, a sensação de que existe uma “maneira certa” de fazer as coisas geram insegurança, ansiedade, tristeza e diversas emoções não muito boas. Nesses momentos respire, distraia-se, converse com o seu pensamento, reconheça ele, e encontre um jeito de dizer a esse pensamento que tudo passa, que depois você vai ver, que pensará nisso amanhã e volte para as suas tarefas, para a sua vida real, pois pensamentos são como nuvens, eles passam.
Viver o hoje, viver o momento é a grande “sacada” da vida.
Fique bem, se precisar estou aqui.
Um grande abraço fraterno para você e para a família que você está construindo. Parabéns.

Jane Holetz Psicólogo em Balneário Camboriú

18 respostas

1 SET 2023

Bom dia, F15j16, como vai?
Toda relação com nossos filhos são um espelho direto da nossa relação com nossos pais, direta ou indiretamente. Mas principalmente, uma parte deles vive em nós, enraizado nos nossos modelos de pais que nos tornamos.
Assim, certamente em sua vivência pode ter tido algumas dificuldades quando teve seu primeiro filho. Dificuldades estas já superadas, mas seu corpo e seu coração ainda se lembram, e quando ficou grávida novamente, suas memórias inconscientes estavam lá pra ser ativadas, te fazendo lebrar de como se sentiu, mesmo não lembrando de tudo que vivenciou.
É um processo de ancoragem que te prende a um estado mental negativo, focado não no seu potencial e nas possibilidades de futuro, mas no medo e na insegurança que um dia estiveram com você, mas não foram superadas. Pelo contrário, ficaram em stand by, e agora estão sendo resgatadas.
A parte boa é que a psicoterapia breve pode ajudar a trabalhar estas questões, resgatar estes sentimentos para trabalhar devidamente tudo que precisa ser elaborado por você.
Pra que a segunda gravidez não seja um reflexo da primeira. Pois pelo seu relato, você pode ter tido depressão pós parto sem se dar conta. E agora vem tudo à tona.
Se quiser trabalhar estas questões, e conversar melhor sobre tudo o que está vivenciando, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

31 AGO 2023

O único compromisso que tem é resolver os teus problemas, se realizar e ser feliz.
Se és realizada, saberá conduzir o processo das duas crianças, dos dois filhos.
Os filhos também escolheram nascer através de ti... Não foi voce que os fez... eles escolheram vir e foi através de ti porque precisam também resolver seus problemas...
Para compreender isso e ter claro, precisa se conhecer e saber o que é a vida e o que é o sistema.
Isso te dará clareza e tranquilidade tanto para resolver os teus conflitos e resolver dos teus filhos também.

5817 respostas

31 AGO 2023

Olá F15j16, espero que esteja tudo bem com você.

É importante que você cultive um bom caminho durante sua gestação, para que você possa usufruir este momento da melhor maneira, tendo boa saúde, física, mental e emocional. Quando não estamos sabendo lidar com uma determinada situação, que nos causa incertezas, dúvidas e angústias, então é chegado o momento de adquirir o apoio e o suporte necessário para lidar come esse momento, e com todas as dúvidas que ele traz para gente. Você não está sozinha agora, estamos aqui para te ajudar a lidar com essas emoções difíceis, e superá-las, em direção a uma construção positiva, não apenas de sua gestação, mas também de sua vida como um todo. Tenho certeza que seu desejo é dar o melhor para essa criança que está chegando, e nutri-lo com o mais profundo e verdadeiro amor, e isso é sua grande proteção, e um importante norte para se guiar neste momento. Um profissional de Psicologia pode te ajudar muito neste momento, e se houver possibilidade, busque esse auxilio agora, para que você possa receber acompanhamento durante sua gestação, até que se sinta segura para seguir com esse novo momento em sua vida. Estamos ao seu lado, não hesite em nos contactar se sentir necessidade.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

31 AGO 2023

Olá F15j16! Obrigado por escrever. Será que você não está se dando o direito de gerar para si, para seu filho, para seu marido, para o bebê que vai nascer, coisas boas. É muito mais fácil conduzir educação temperada para dois filhos do que para apenas um. Uma criança fica melhor quando, com mais parâmetros de vida, quando conta com a história de um irmão. Você precisa conversar com pessoas sensatas, confiáveis, maduras, com constância.
Também será recomendável que você possa falar sobre essa "não felicidade" que nesse texto, você está associando com a gravidez com um de nós, psicólogos.
Estaremos a disposição..
Sem dúvida nenhuma, a coisa mais complexa, mais rica, que o ser humano pode viver, é dar vida a outro ser humano. Você está vivenciando esta máximo feito humano.
Abraços!