Porque não me sinto feliz na minha gravidez?

Feita por >Rehh · 14 jan 2023 Abordagem psicológica

Eu sempre sonhei em ser mãe. Sempre tentei engravidar nunca consegui por problema de saúde, ano passado quando desisti e foquei em outros objetivos como minha saúde. Eu descobri minha gestação. E tudo muito novo, muitas questões, e por conta disso meu esposo teve que arrumar um segundo emprego e eu fico a maior parte do tempo sozinha, eu estou com algumas limitações por conta da gravidez que é um pouco de risco. Todas essas coisas me deixam com um tristeza, sabe fico pensando se vou ser uma boa mãe, se vou conseguir lidar com tudo isso... Não sei o que pensar. Queria uma ajuda

A melhor resposta 17 JAN 2023

Olá Rehh, espero que esteja tudo bem com você.

A chegada de um filho na vida de um ser humano é uma das maiores mudanças que acontecem em nossas vidas, e nunca estaremos completamente prontos para lidar com essa situação de transformação pessoal. O ser mãe e ser pai são aprendidos com o passar do tempo, aos poucos, em um processo contínuo de troca de experiências e mudanças pessoais, onde somos convidados, enquanto adultos, a ampliar nosso desenvolvimento e amadurecermos, para que possamos cuidar e educar nossos filhos da melhor maneira. Muitas dúvidas e inseguranças podem surgir, e são normais. Se você desejar conversar com um profissional para que ele possa lhe orientar em algumas delas, isso pode te ajudar e te dar mais segurança durante todo esse processo. Procure se conectar consigo, e com o processo que está vivendo, e convide seu marido a vivenciar o mesmo ao seu lado. A cada momento você terá a oportunidade de vivenciar uma nova etapa, e a cada nova etapa vivida, essa nova atribuição de ser mãe vai se acomodando ao seu ritmo pessoal, e aos poucos esse processo vai se tornando mais integrado com teu ser. Mas lembre-se, se necessitar conversa com um profissional para te auxiliar em algum momento deste processo, o Psicólogo é o profissional mais indicado, e pode te ajudar caso precise.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

15 JAN 2023

Olá Rehh! Parabéns pela gravidez. Perceba que exatamente quando você desistiu, aconteceu de engravidar. Certamente o peso das emoções influenciaram. Isso é comum. Agora veja: toda mulher, naturalmente se plenifica pela maternidade. Como você também acontecerá isso. Hoje, pelo que escreveu, você está vivendo a sensação de possível insuficiência. Certamente que você será suficiente, mas precisa conversar, comunicar, esclarecer. Compartilhe o que está sentindo com mães experientes, com um de nós, psicólogos. É da tua natureza ser mãe.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.

8632 respostas

15 JAN 2023

REHH
Nada acontece por acaso... todos os problemas, os conflitos surgem no momento em que temos capacidade de resolvê-los.
Assim é a sabedoria da vida (Deus).
Se não conseguia engravidar era porque antes precisava se conhecer, se compreender, se descobrir.
Agora vais ser mãe e nesse momento, o que precisa fazer é resolver os problemas, os conflitos que surgirem;
O ser que estás gestindo quiz vir através de voce... trate de aceitar e que seja bem-vindo(a)!
Precisa resolver a ti mesma... por que a tristeza? Por que se considera impotente? Por que se menospreza? Por que se acha insuficiente?
É isso que precisa resolver agora. Então a terapia para voce é necessária!
A gravidez já fez dois benefícios: fez teu marido estar em dois empregos, pode ser mais... e te fazer estar em psicoterapia.
Novos desafios virão... afinal, quem realmente voces são?
As necessidades fazem se descobrirem!
Abraços.

5817 respostas

15 JAN 2023

Ola! você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém