Não me sinto feliz. O que fazer?

Feita por >ANA TAMIRES · 8 ago 2017 Depressão

É uma pergunta genérica e que pode haver várias respostas. Eu não consigo me reconhecer mais. Não me sinto feliz, não sinto vontade de estar perto das pessoas. Não tenho mais amigos, exceto, aqueles que falam comigo quando precisam de algo ou que me marcam em publicações por marcar. Eu sou jovem, muita gente diz que sou bonita, inteligente, mas me olho no espelho e parece que com apenas 21 anos eu sinto que fracassei em algum momento na minha vida. Eu tenho pequenos momentos de felicidade, mas eles passam com frequência. Fico o dia inteiro deitada pensando em coisas que deveria fazer, mas a procrastinação me impede de fazer o que é importante e não consigo fazer coisas das quais me deixavam animada. Estou sempre estressada e com oscilações de humor, às vezes, tenho acessos de raiva, me pego pensando em agredir pessoas, matá-las ou ferir pessoas das quais são importantes para mim. Isso pode ser considerado normal? Eu estou para me formar em Jornalismo, mas não sei o que estou fazendo. Sinto que a cada dia perco a vontade de escrever (coisa que eu adorava). Eu tive um estágio, muita gente elogia minha escrita, mas não levava jeito para a Assessoria e não tenho nenhum dinheiro no momento. Eu me sinto perdida como se a vida não valesse mais a pena nesse mundo e não sei porque ainda estou aqui ou quanto tempo irei aguentar. Estou aqui porque meu namorado me pediu para procurar ajuda, ele acha que estou muito deprimida e está preocupado com o meu atual estágio.

A melhor resposta 8 AGO 2017

Olá Ana!
Pelo seu pequeno relato existem alguns sinais de um quadro de depressão e baixa autoestima.
O desequilíbrio no organismo somado a estes aspectos psicológicos podem ser decorrentes de algum evento do qual você pode não sentir-se consciente ou do estresse pelo final da faculdade e início da vida profissional.
É ideal que você incie a psicoterapia para que seja possível compreender tais emoções e reconstrução do que vem fazendo sentir-se desmotivada.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

20 NOV 2022

Sinta assim.... A vida é você, Muitas vezes buscamos um sentido, uma razão para sermos felizes e por incrível que pareça, o viver ultrapassa os objetivos da razão... A vida , por ser Ela mesma concreta em nós, não necessita de objetivos, deste sentido que buscamos sentir através de nossa razão... Você está viva e isso é tudo! Encontrar a felicidade? Encontrar sentido? Sinta -se!

Carlos Onofre Façanha Dantas Psicólogo em Ceará

9 respostas

19 AGO 2017

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. Atenciosamente, Aline MS De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

13 AGO 2017

Oi Ana,
Pela sua descrição, você desenvolveu um quadro depressivo.
Em seu momento de vida, as cobranças são muitas, assim como a falha em cumprir com as expectativas internas e externas.
Procure auxílio para compreender melhor o que está acontecendo, psicológica e psiquiátrica.
Um abraço,

Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

10 AGO 2017

Olá Ana
Procure um.psiquiatra . A depressão é um transtorno do humor e precisa de medicamento para equilibrar o nível de hormônios e também procure um psicólogo.
Somos seres biopsicossocial e espiritual , quando uma dessas partes não estão bem perdemos o equilíbrio. O que falta na sua?

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

8 AGO 2017

Boa tarde Ana,

Seus descrição realmente leva a crer que você necessita de ajuda. Podemos ter fases em nossa vida que nos perguntamos se o que fizemos até então está correto, mas os sintomas e pensamentos que descreveu pode indicar que esteja num princípio de depressão. Que bom que seu namorado está ao seu lado e refletiu com você a busca de ajuda. Te indicaria terapia individual para refletir sobre suas conquistas e seu futuro, e ainda verificar se realmente é caso de depressão.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis