Estou grávida mas não estou feliz

Feita por >Vsantos · 7 jan 2023 Abordagem psicológica

Essa gravidez não foi planejada o pai da criança esta feliz, moramos juntos a 3 anos mas não era o que eu queria agora, não consigo arrumar um trabalho...me sinto culpada por não estar feliz mas são muitas preocupações na minha cabeça, não consigo comer e nem ficar perto do meu parceiro ando muito estressada...a unica coisa que consigo fazer é dormir, mas meu parceiro fica em cima de mim o tempo todo...não sei mais o que fazer.

A melhor resposta 1 FEV 2023

Olá Vsantos, o período da gravidez é muito delicado para uma mulher, neste período a mulher pode ficar mais cansada, estressada, não gostar de coisas que gostava e gostar de coisas que não gostava, e até mesmo não se sentir bem ao lado do parceiro. Cada gravidez tem um contexto, vamos trabalhar esse sentimento? Você tem uma longa caminhada pela frente e não precisa passar por ela sozinha. Estou a disposição para ajudá-la neste processo tão delicado. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

213 respostas

8 MAR 2023

Olá Vsantos.
Uma mulher grávida tem muita alteração hormonal, isto pode influenciar o humor e a forma de se relacionar principalmente com o parceiro, a tendência é que depois do nascimento do bebê você tenha melhora no seu humor.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 JAN 2023

Olá Vsantos! Obrigado por escrever. Costumo dar minhas respostas para que sejam operacionais, práticas.
No caso, você está grávida. Gerar uma nova vida, é o feito mais pleno, mais abrangente que o ser humano pode fazer: são décadas de motivações, de direcionamentos, de surpresas, de enriquecimentos. Curta tua gravidez, permita ao pai da criança viver esse processo. Quanto ao trabalho é preciso ver o momento da gravidez, os objetivos do trabalho, quando ele se fará mais adequado.
Será recomendável que você possa falar, de forma mais detalhada, com um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.

8602 respostas

11 JAN 2023

Olá! Quando acontece algo que não planejamos pode ter um sentimento de frustração e tristeza. Nem todas as pessoas se sentem felizes na gravidez, mas você vai precisar trabalhar a aceitação apesar de não gostar, para que viva melhor esse período.
Busque um acompanhamento psicológico.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

10 JAN 2023

Olá Vsantos,
Me parece que estava fazendo alguns planos para 2023 e com certeza a gravidez não estava na fila nesse momento. Fato é que alguns planos terão que ser postergados. Ideal conversar com seu parceiro e dizer como se sente. A compreensão dele nesse momento é fundamental..
Mas você não precisa passar por isso sozinha, levar esses sentimentos e angústias para terapia, irá te ajudar a trabalhar a culpa e organizar seus sentimentos. Pense nisso!
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

9 JAN 2023

Olá, Vsantos!

Lamento pela tristeza que está sentindo! Nem sempre uma gravidez é um momento de felicidade, e nem sempre vem no momento que gostaríamos. Seria muito importante iniciar um processo terapêutico para aprofundarmos nas questões que te levaram a esse momento de infelicidade, que com certeza não se deve somente a gravidez. Mencionou que também está com dificuldade de arruma um emprego e essas questões profissionais e financeiras nos levam a bastante insatisfacao também. O não conseguir comer é um sintoma do que está sentindo, assim como a tristeza. O que está por traz disso? O que essa tristeza está contando para você?

Qualquer ajuda maior estou a disposição.
Abraços.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

9 JAN 2023

Olá, Vsantos, te agradeço pela oportunidade de tentar te ajudar.

Uma gravidez não planejada pode provocar o estado de espírito pelo qual você está passando agora; e pelo seu companheiro estar se sentindo realizado com ela em contraste com seu sentimento provavelmente provoca seu mal-estar, seu sentimento de culpa por não estar no mesmo estado de ânimo e satisfação que ele, Vsantos. Você não pode se anular nesta situação. Encontre aqui no portal um profissional que possa te acompanhar nesta infelicidade pela qual você sente, tenho certeza que vai ser de muita ajuda a ti.

Espero ter conseguido te ajudar um pouco, Vsantos, fico à disposição para aprofundarmos esta questão.
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

9 JAN 2023

Olá VSantos
É muito importante voce entender esta fase, para o seu bem e para o bebê.
Ok você não está feliz com a gravidez, tinha outros planos para a sua vida, mas não foi cuidadosa para evitar a gravidez agora.
Da mesma forma, voce é responsável pela sua vida, pela realização dos seus sonhos... não jogue a carga, a responsabilidade no seu filho. Ele é apenas um ser que quiz vir a esta existência através de você... Você deve se orgulhar por esta escolha que ele fez... entre tantas possibilidades, ele escolheu você - você deu condições fisiológicas e ele veio... aceite-o, receba-o com carinho e amor!

Mesmo assim, você é responsável pela sua realização pessoal e profissional, pelos seus sonhos... apenas vai adiar eles por, no mínimo dois anos. Este é o tempo que a mulher precisa saber antes de escolher e aceitar ser mãe - para ser mãe (e é uma experiência única, gratificante) ela precisa fazer uma pausa no desenvolvimento dos sonhos dela por dois anos... o filho exige cuidados e precisa estar com a mãe.

Depois dos dois anos, voce recomeça a tua vida.
Mas agora, viva e saboreie toda esta experiência de estar grávida... tem muitas aprendizagens, muita transformação no seu corpo e nas suas emoções e precisa compreender o que elas significam.

A rejeição que está sentindo do seu parceiro é normal... muitas mães sentem esta rejeição, mas depois passa e volta ao normal.
Seu companheiro precisa entender esta fase tua e que isso não seja o motivo de ele procurar outras mulheres para satisfazer-se sexualmente. Se ele fizer isso, vai complicar as coisas entre voces. Mesmo que você não venha a saber... é uma questão energética.

Por isso, coloco a Psicoterapia para ajudar a compreender os sentimentos que surgem, as emoções que afloram, as exigências os desejos que sente. Harmonize-se consigo mesma, sinta e viva as emoções, os movimentos que o bebê faz no teu ventre, é uma vida que está gerando, sabe lá o que este ser vai ser na vida dele. Dê-lhe as boas vindas e que seja o que ele intensionou ser, através de você.
Abraços

5817 respostas

9 JAN 2023

Olá Vsantos, espero que esteja tudo bem com você.

Em alguns momentos de nossas vidas, podemos ter a necessidade de buscar um apoio maior para superar as dificuldades que possam estar surgindo em nosso horizonte. Isso é normal, e acontece com todos nós em algum momento, sem exceção, e saber reconhecer quando precisamos de ajuda é um passo importante para a superação e melhora daquilo que estamos vivendo no momento. Você, e também o pai de seu filho, estão passando por uma das mudanças mais significativas na vida de um ser humano, que é a experiência da maternidade, com toda a sua gestação, e da paternidade também. Uma grande mudança está em andamento, e ela vai fazer com que vocês possam iniciar uma novo patamar na caminhada, e possa continuar crescendo e se desenvolvendo na vida. Embora não tenha sido planejada, a partir de agora o futuro pode ser delineado, e vocês, em conjunto, podem decidir como conduzir esse momento tão significativo e importante na vida de vocês. Para que você possa buscar novas formas de significar esse processo tão transformador, principalmente para a mulher, da gestação, é indicado você ter um auxílio de um Psicólogo, para te acompanhar durante esse período de transformação, e para que você possa conversar com um profissional sempre que precise abordar algum tema mais delicado. Seu apoio está garantido neste momento, e você tem direito de solicitá-lo. Um novo horizonte está chegando, e com o acompanhamento adequado, você conseguirá experimentar essa mudança de maneira mais completa, entendendo que, ao seu tempo, com planejamento e cuidado, todas as suas inseguranças serão vencidas, e você terá a vida que deseja para você. Tudo vai dar certo, e estamos aqui para auxiliá-la no que for preciso.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

8 JAN 2023

Olá! Você precisa de ajuda? Então entre em contato comigo que eu lhe responderei da formar mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

8 JAN 2023

Olá
Eu sinto muito que você esteja vivendo esse momento dessa forma, mas entendo que nem sempre o nascimento de uma criança é recheado de alegria. Pode não ser uma experiência tão boa assim para a mãe. Por isso te sugiro cuidar disso num processo de terapia afim de te ajudar a olhar com carinho para si mesma, até mesmo se preparando para o nascimento do bebê.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha