Quero desabafar e ouvir alguns conselhos de voces

Feita por >Amp2606 · 14 ago 2023 Abordagem psicológica

Há dois anos e alguns meses estou num relacionamento. Nos conhecemos em festas de amigos em comum. Atualmente eu tenho 23 e ele 34 anos. No começo da relação eu achava que esse relacionamento era super saudável. Ele é alcoolatra, bebe todos os dias, não trabalha e nem faz nada. Nao conversa comigo. Quando brigamos ele agi como se não tivesse acontecido nada apos a briga. Mente demais. Fala que as exs dele era louca. Me culpa pelas atitudes dele. Nao conversarmos sobre nada, porque ele nao me escuta. Leva tudo na brincadeira. Desde que eu conheci ele, ele nao trabalha. Ha dois anos que ele fala que vai arranjar um emprego e me dar uma vida de rainha que eu mereço. Quando conheci ele eu comecei a trabalhar, e toda vez que eu chegava em casa, lá estava ele, bêbado, e ainda mentia na minha cara dizendo que não bebeu. Era todos os dias assim. Quando eu recebia o meu salário, eu dava roupas para ele, corte de cabelo e até lavava ele para jantar. E eu? O que eu recebi em troca disso? Nada! Ele falava que ia mudar e eu sempre acreditava nele. Hoje eu não trabalho mais por causa dele, um dia deixei de trabalhar para cuidar dele bêbado e não justifiquei a falta na empresa. Fui demitida. Fiquei desempregada em setembro de 2022. Em abril desse ano fui atrás de fazer terapia e descobri o quanto esse relacionamento era tóxico para mim. Quando eu trabalhava eu me sentia muito cansada do emprego, mais hoje eu percebo que esse cansaço era desse relacionamento. Era tanta culpa que eu carregava por esse relacionamento, o quanto eu me perdi nessa relação. Quando eu trabalhava, consegui comprar minha casa, que está no meu nome. E quando mando ele ir embora da minha casa, ele joga na minha cara dizendo que essa casa também é dele. Eu não sei o que faço, me sinto fragilizada nessa situação. E eu nao sinto mais nada por ele. Aliás acho que nunca gostei dele, so fiquei com ele pq eu me sentia sozinha. Eu dei a vida boa para ele, por isso ele se acostumou e não vai embora da minha casa. Ele parou de beber, foi atrás de um tratamento. E esses dias estava falando que iria parar de ir pro tratamento, ou seja, ele quer voltar a beber.
Hoje eu estou bem comigo mesma, aprendi que não posso mudar ninguém. Eu estou indo atrás de emprego, iniciei minha tão sonhada faculdade e estou muito feliz por estar realizando meu sonho. Estou fazendo amizades e estou muito muito feliz nesse novo ciclo da minha vida.

A melhor resposta 16 AGO 2023

É muito complicado quando a situação envolve dependência química, porque a mudança depende mais do outro do que de você. É comum na dependência química as falsas promessas, as mentiras, as recaídas e eu entendo como isso é doloroso, cansativo e desgastante. Você mesma já percebeu que esse relacionamento te faz mal, já deu diversas oportunidades para ele mudar, tudo na vida tem um limite. Se você decidiu que não quer mais permanecer com ele, então agora é buscar as estratégias para que ele te deixe em paz. Se você tem familiares a quem recorrer, busque essa ajuda. Procure se orientar também juridicamente, na defensoria pública. Se ele te ameaça ou se você tem medo pela sua integridade vá na delegacia da mulher e peça orientação. Você precisa buscar o que é melhor para você, isso você é capaz de decidir e ir em frente. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 AGO 2023

Olá Amp2606! Obrigado por escrever. Vinte e três e trinta e quatro anos, idades muito diversas. Ter a própria casa nessa idade, com outras realizações, como trabalho, estudos, em comparação com a pessoa de trinta e quatro que está alcoólatra e que não tem construções, implica extrema diferença de perspectiva de vida. O relacionamento não acontece. É preciso ver estratégia precavida e inteligente para retirá-lo de sua casa. Você deve ter pais, irmãos, tios, amigos, que possam, com sensatez te ajudar.
De outro lado será importante entender que a questão de manter relacionamento com essas características com tamanha proximidade e justificar o início por se sentir sozinha, são questões internas tuas que precisam ser amadurecidas.
Procure trabalho, havendo dificuldade inicial, não escolha, comece a trabalhar, depois você migrará para o teu trabalho escolhido.
A questão de direitos dele, verifique com advogado especializado. Creio que dá para caracterizar considerando as especificidades de idade, tempo de convivência, desenvolvimento dessa convivência, que há má fé dele.
Abraços!