Quando uma pessoa fala o tempo todo, pode ser sinal de ansiedade?

Feita por >Belle · 18 jan 2016 Ansiedade

Já conheci pessoas que gostam de comunicar, mas tem pessoas que cansam a gente. Minha vó paterna era assim e meu marido também fala o tempo todo e às vezes perco a paciência, será que ele tem alguma ansiedade ou eu que não tenho paciência de ouvir?

A melhor resposta 18 JAN 2016

Belle
Pode ser sinal de ansiedade, mas podem ser tantas outras coisas!
Difícil definir com os poucos dados que você trouxe.
Sua impaciência para ouvir também pode gerar no outro uma necessidade de falar mais, mais vezes, ou rápido e andando atrás de você.
De qualquer forma, parece que há uma dificuldade no relacionamento.
Procure ajuda de um psicólogo. Pode ser bom pra você.
Boa sorte

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

22 JAN 2016

Oi Belle. Ansiedade não é sinônimo de doença, pois todos nós temos um grau de ânsia, o que difere é a quantidade e qualidade desta comunicação, por exemplo, se é uma necessidade enorme que as pessoas fiquem dando atenção a todo momento. A fala também um função de descarga energética oral e algumas pessoas tem mais concentração de energia na boca do que outras, então ficam sempre procurando assunto para dar continuidade à conversa e outras ainda, não suportam o silêncio, pois mexe com sentimentos guardados. Porque você não procura perceber a sua razão?

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

21 JAN 2016

Geralmente "falar muito" pode ser um jeito de descarregar a ansiedade, mas também pode não ser. Se for, procure ajuda profissional para o seu marido ter mais formas de lidar com a ansiedade, não contar apenas com a sua escuta. Para um aconselhamento mais específico o profissional precisa conhecer melhor a vocês dois, ok?!

Psicóloga Tamires Toneti de Brito Psicólogo em Londrina

13 respostas

20 JAN 2016

pessoas ansiosas podem sim ter este sintoma de verborragia,ou seja, repetir as mesmas falas todos os dias. mas pode ser tb outros quadros de disturbios psicologicos....procure ajuda psicologica e apoio emocional para vc,ok? um abraço fraterno, sandra elena carosio-psicologa e hipnologa . sao jose do rio preto-s.p.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

19 JAN 2016

Ola Bele,
Não, falar muito, não caracteriza sinal de ansiedade, pode ser sinal de carência de atenção. Porém você traz em sua fala uma certa impaciência na questão da escuta, lembre-se tem pessoas que necessitam sentir-se ouvidas e compreendidas, outras sentem prazer em está se comunicando o tempo todo para não se sentirem só, gostam de estarem interagindo e outras são como você que gostam do silêncio, de ficar mais na sua. Será que você não está um pouco estressada com as atribuições do dia-a-dia e seu nível de tolerância não está baixo. Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

19 JAN 2016

Bom dia. Falar muito não caracteriza ansiedade, mas pode ser, tem pessoas que quando ansiosas falam bastante. Seu marido é assim o tempo todo ou apenas quando algo o incomoda, por exemplo, quando precisa tomar alguma decisão? E você quando a fala causa irritação? Você pode procura alguma técnica de respiração para conseguir focar no aqui-agora e manter-se mais calma ou procurar ajuda de um profissional de psicologia que possa orientá-la a lidar com sua falta de paciência. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

18 JAN 2016

olá, tudo bem?
apenas o "falar muito" não caracteriza ansiedade não. Tem muita gente que tem uma personalidade mais falante, assim como existem pessoas que são mais quietas e preferem não falar muito. Um quadro de ansiedade envolve muitos outros sintomas.
O que pode acontecer também é que estas pessoas podem ver em você alguém com quem elas se sintam à vontade para falar mais. Caso isso esteja te incomodando, tente conversar sobre isso com elas. Você também pode tentar observar quando isso acontece e você se irrita, se é sempre, ou é quando encontra-se mais estressada com alguma coisa... há diversas explicações possíveis. O mais importante é que você possa buscar um jeito de se expressar e pontuar, adequada e delicadamente, quando se sente incomodada com tal situação.
espero ter ajudado!

Camilla Monti Oliveira Psicólogo em São Paulo