Meu namorado sofre com ansiedade e me pediu um tempo

Feita por >anonimobaby · 24 jun 2020 Terapia familiar

Então eu e meu namorado nos damos muito bem, desde do começo fomos muitos intensos,ele me diz que faço muito bem pra ele que eu faço ele pensar no futuro , todo final de semana estamos juntos . Ele sempre fala que me ama , fala que sente minha falta pois moramos em cidades diferentes coisa de 40min/60min de uma pra outra, dizia tbm que tinha medo de eu deixar ele que ele me gostava muito de mim e que lutaria por mim sempre .
Semana passada ele começou a ficar distante dizia que estava com muitos problemas no trabalho , que não estava bem ( ele dormia cedo , coisa que é muito difícil acontecer com ele ) , ele quase não falava comigo como antes .
foi numa quinta feira ele me liga falando que gosta muito de mim , mas que ele precisava de um tempo do nosso relacionamento , porque ele não estava me tratando da maneira que ele queria me tratar que os problemas dele estava sendo muitos e ele não achava certo de me tratar de qualquer jeito por gostar tanto de mim, primeira coisa que eu perguntei foi se tinha outra mulher ne? ( ate porque é a primeira coisa que passa na nossa cabeça , ate porque mudou muito ) ele negou de todas as possibilidades de ter outra pessoa .
Conversei com a irmã dele , ela me contou que ele sempre foi assim fechado ,que ele toma remédio pra ansiedade porem tinha dias que ele não tomava e que por ele gostar tanto de mim ele não quis me afetar com os problemas que ele tem passado e ela disse que acha que vai ser uma coisa passageira que ja ja ele volta e que ele não sente que sera realmente o fim de tudo e sim um tempo pra ele se ajeitar e me pediu muita paciência .

Eu nunca dei um tempo em relação nenhuma não sei como isso funciona , mas quero que vocês saibam que eu gosto muito dele , muito mesmo e sinto que ele também gosta muito de mim e que os 2 estão sofrendo , mas que ele precisa do tempo dele . Eu sou um pouco ansiosa não sei se converso com ele ou deixo ele um pouco de lado , o que vocês acham ?

A melhor resposta 29 JUN 2020

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia junguiana possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.
Atenciosamente,
De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

25 JUN 2020

Olá anonimobaby! Grato por participar. Seu relato associado à sua questão com a irmã dele, parece apresentar uma análise que envolve esforço por compreender as coisas e ter consideração pelas partes envolvidas. Isso, em si, é muito positivo. Você fala da ansiedade dele e da tua ansiedade. Esses são capítulos a serem melhor concebidos e dimensionados. Você precisa ver seus parâmetros para ponderar se deve ou não conversar com ele. Será que já aconteceu o tempo para ele elaborar as questões internas dele? Como se organiza a personalidade dele? Também é preciso ponderar que namoro não é e não pode ser condenação a um único para sempre, por mais dolorosa que seja essa sábia realidade: namorar é conhecer melhor, adquirir parâmetros para amadurecer convivência, para escolher formador de família. Por essas razões, a maior parte dos namoros devem terminar. Qual será a idade de vocês? A meta mais importante para esse momento será o namoro? (para os dois) Reflitamos. Essas são algumas frentes apontadas para te ajudar a ter elementos para análise e decisão, se conversa com ele ou não. Cuidado: conversa forçada acaba dificultando as coisas. Estamos à disposição para possíveis esclarecimentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.