Meu namorado pediu um tempo pois está num nível de ansiedade grave

Feita por >Sara · 1 ago 2020 Terapia de casal

Namoro há 5 meses e desde o primeiro mês vejo que meu namorado sofre de ansiedade. Ele nunca tinha procurado ajuda é assim eu marquei psicóloga a ele é então começou a terapia. Tbm passou na psiquiatra por indicação da própria psicologa e começou tomar medicamentos .. nesse último mês ele teve todos dias crises , um ciume doentio que acha que o trai a todo momento perguntando se minto a ele etc começa a chorar ter dores de cabeça passa mal , nessa semana ele pediu um tempo pra nós disse que queria tempo para pensar menos em mim pois nesse último mês ele perdeu o emprego e estava vivendo somente pra mim ... eu amo ele muito quero ajuda lo a todo momento mas parece que os remédios não fazem mais efeitos . Isso realmente acontece ? É normal?

A melhor resposta 2 AGO 2020

Olá Sara! Grato por participar. Cada pessoa é única, cada história é única. Cada ser humano é altamente complexo e cheio de possibilidades e potencialidades. A parte que você descreveu, algumas vezes acontece. Os dados passados por você, no entanto, representam uma pequena parte do todo. Certamente a psicóloga dela está trabalhando com ele, para que se melhore. Por seu lado, a melhor forma de você ajudá-lo, é ficar harmônica consigo mesma, ajudar na medida certa, sem violentar tua essência ou ficar se culpando por questões que não estão ao seu alcance.
Talvez seja o caso de você se conhecer melhor, resgatar tua história, teus sonhos, metas e planos, enriquecer tua rotina de vida, com buscas que são de natureza diversa do namorado, sem necessariamente excluir o retomar com ele, mas acrescentando maiores buscas para tua vida.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidemo-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

2 AGO 2020

Olá, vou fazer alguns comentários, perguntas e sugestões que espero que sejam úteis:
Sim. os remédios podem ter muitos efeitos colaterais como choro e dor de cabeça. Mas como já começou a tomar é importante continuar e só parar com orientação do psiquiatra, pois a parada brusca pode trazer ainda mais efeitos colaterais. A psiquiatra fará o descontinuamento progressivo (desmame).
Você fez muito bem em apoiá-lo com a psicoterapia. O tipo de ciúme que você relatou requer um acompanhamento terapêutico enquanto dure com tal intensidade.
Se ele pediu um tempo é possivelmente porque precisa. E como você o ama dar esse tempo pode ser o melhor a fazer. Contudo, você pode falar (e digitar para reforçar a mensagem) que o ama e que está fazendo isso em respeito ao desejo dele.
Será que você também precisa de terapia agora?
Algo que vocÊ pode refletir durante esse tempo é o que você vai querer ao final. Vai querer continuar como namorada? Como amiga? Como ficante? Como noiva? Como esposa? Esse tempo poderá ser muito bom também para você decidir o que quer para seu futuro amoroso.
Att

Kelton Medeiros Teles Psicólogo em Fortaleza