Qualquer mínima interação social me deixa com raiva, é normal?

Feita por >charlie · 2 fev 2022 Habilidades sociais

Eu sempre tive um level de comunicação decente, entendia bem as pessoas e fazia amizades com facilidade. Porém de uns tempos para cá, eu comecei a me estressar com absolutamente qualquer pessoa a minha volta, não consigo trocar um diálogo com minha mãe que já me sinto esgotada de conversar com ela, nem por Whatsapp, eu não respondo ninguém porque só a idéia de conversar com outra pessoa me deixa irritada, e sempre que alguém força interação, eu me estresso e deixo a pessoa chateada, a ideia de me isolar por semanas e não conversar com ninguém por muito tempo me agrada, mas sinto que não é o certo a se fazer. O que pode ser isso?

A melhor resposta 3 FEV 2022

Olá
É muito difícil te dizer "o que pode ser isso" sem uma investigação mais apurada. Veja, na teoria que uso para me embasar, acreditamos que temos bloqueios na hora de fazer contato com as pessoas. Entretanto esses bloqueios não são sempre iguais e variam de pessoa para pessoa, por isso precisaríamos entender a forma que isso tem para ti.
Não desista de exercer contato com outras pessoas, ninguém é uma ilha, somos seres sociais que precisam de interação.
Fico a disposição caso queira iniciar um acompanhamento.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

6 FEV 2022

ola! Posso lhe ajudar no que você precisar. Se você estiver precisando se consultar com um psicológo é só agendar comigo que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 FEV 2022

Charlie,
Provavelmente toda esta construção foi baseada em princípios religiosos, crenças...
A vida se ressentiu e se manifestou com estes sintomas mencionados.
Respeita teu sentimento, respeita teu corpo, respeita este momento...
Fique atenta porque mudanças deverão vir: digamos que voce acordou e tudo o que não serve mais, será destruido, desconstruído para depois construir novamente com outros parâmetros.
Faça Psicoterapia
Abraços

5817 respostas

3 FEV 2022

Olá Charlie.
Grata por sua participação.
A dificuldade na comunicação social pode levar à Depressão e à Ansiedade. Ambas podem interferir nas suas relações sociais e produtividade. Para tratar e investigar com maior profundidade essas questões procure o quanto antes possível fazer avaliação e terapia com psicólogo. Esse profissional fará as intervenções e encaminhamentos necessários. A terapia Cognitiva comportamental poderá ajudá-la na interação social e comunicação positiva aumentando a sua auto estima e assertividade.
Fico à disposição.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

3 FEV 2022

Olá.
Usando suas palavras: “Eu sempre tive um level de comunicação decente” – “O que pode ser isso?” – Conversar significa que as pessoas expressam sua versão e captam a versão do outro – para isso é preciso se expressar adequadamente, de acordo com o outro e com a situação. – Você “entendia bem as pessoas” – será que as pessoas te “entendem” com facilidade? – será que interagir te entedia? Se houver tédio (stress, esgotamento, irritação, isolamento) pode estar sendo causado por obstáculos, incompreensões, mal-entendidos... A sua questão é motivadora para que seja atendida profissionalmente. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

3 FEV 2022

Olá Charlie! Grato por escrever. Certamente não é a interação social que te chateia, é o encontro dela com as incomodações que são despertadas em função do que você, de você, enganosamente, atribui aos outros. Acontece que essas incomodações tem predominância no seu mundo interno e não nas pessoas. Não é possível viver saudavelmente, harmonicamente, sem enriquecer interações sociais. Será preciso rever essa tendência. Cada pessoa é única, rica, cheia de possibilidades, potenciais. Essa riqueza de cada um somente se realiza plenamente, na troca com os demais. Com certeza, a pessoa que você não está tolerando, tem a sua essência em si mesmo. Aos outros, você vê e contata, apenas na superficilidade. Dessa superficialidade, você dispara conclusões definitivas, sem se permitir verificar com maior cuidado.
Será preciso entrar detalhadamente no seu mundo interno. Permita-se.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada de autoconhecimento, com persistência, disciplina e regularidade.
Abraços vituais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.