Vazio, desmotivação e dificuldade em agir.

Feita por >Walison · 18 fev 2022 Motivação

Bom, eu acho que para alguém poder me ajudar a pessoa precisa me conhecer, então, vou fazer um resumo da minha vida, pelo menos o que eu lembrar.
Quando criança eu tive uma vida até que normal, eu era bastante criativo e tinha um sonho de construir um foguete dentro do meu quarto para explorar o espaço, me lembro claramente de visualizar como tudo seria e isso acontecia com tudo o que eu imaginava, a imaginação era minha melhor característica e eu adorava coisas como livros ilustrados, massinhas de modelar, pinturas e cadernos de desenho, aos 4 anos eu já conseguia ler e escrever com uma certa facilidade, no entanto, foi durante o período escolar que os problemas começaram, eu não me lembro em qual série, mas, houve um evento que normalmente acontece nas escolas, um campeonato de futebol entre escolas, e eu não era um menino bom em futebol, mas eu jogava, me lembro claramente deste dia porque foi um dia traumatizante, um dos jogadores do time acabou se machucando e me colocaram para substituí-lo no jogo e eu fiquei muito animado em poder participar, mas, logo em seguida me colocaram no gol e o garoto que estava como goleiro foi jogar no meu lugar porque ele jogava melhor, isso me deixou com muito medo e eu simplesmente não consegui defender nada, eu tentei sair do jogo e voltar para o banco, mas o treinador não permitiu e tive que ficar lá até o fim do jogo, depois do jogo todos estavam me vaiando, no ônibus escolar as garotas riam de mim, enquanto alguns garotos queriam me agredir, até mesmo o treinador me ignorava como uma forma de punição, esse dia foi horrível, no dia seguinte, um dos garotos veio me provocar pelo que havia acontecido e eu simplesmente agredi ele sem pensar, depois disso a escola se tornou um inferno, sempre havia alguém me provocando e me lembrando daquele dia. Depois deste evento eu passei a ter uma postura muito agressiva na escola, qualquer coisa que me pudesse colocar em risco eu agia com violência e isso me causou muitos problemas. Um pouco mais tarde, eu percebi que precisava aprender a lidar com isso e comecei a praticar Jiu-Jitsu, pois, acreditava que sabendo lutar, ninguém iria mais me incomodar, e foi o oposto que aconteceu, então, decidir que não iria mais praticar esportes e até hoje evito esse tipo de coisa. Também me apaixonei por algumas garotas que por sinal eram algumas das poucas pessoas que consegui fazer amizade nesta fase da minha vida, e claro, não consegui nada com nenhuma delas.
Ao entrar no ensino médio me lembro de ter ficado muito feliz porque aquele inferno iria acabar e eu finalmente iria ter uma vida mais responsável, com objetivos e experiências novas, já que seria em outra escola com outras pessoas, o que aconteceu é que eu percebi que era só a entrada em um mundo chato e entediante, toda a minha criatividade foi descartada com a tentativa de enfiarem um monte de coisa na minha cabeça e me moldarem ao padrão que as pessoas ainda seguem hoje, o que fez com que eu me sentisse entediado constantemente e revoltado com o modelo de ensino, eu basicamente chegava na escola, dormia na primeira aula e só acordava na segunda, os professores ficaram tão acostumados com isso que nem implicavam mais, já que eu conseguia fazer tudo a tempo, eu também ignorava tarefas de casa, trabalhos em grupo, pesquisas e até provas, eu preferia dormir na sala do que tirar uma boa nota numa prova, o sistema de educação era tão ruim que mesmo não estudando nada e me recusando a fazer um monte de coisa, minhas notas ainda eram boas na média e isso só me fazia sentir que estava desperdiçando meu tempo na escola. Antes e entrar no ensino médio eu havia me apaixonado por uma garota, ela foi a fagulha do barril de pólvora que era a minha vida, na minha família haviam muitos problemas como brigas, contas a pagar, cobranças, além dos problemas na escola, e eu não aguentava mais isso, então, ser rejeitado por uma garota que era uma amiga, fez com que eu me sentisse um nada, porque eu achava que as relações surgiam entre amigos e que era fácil se relacionar com outra pessoa, com isso eu simplesmente perdi o interesse que já era pouco, em ir para a escola, quase reprovei naquele ano porque me recusava a ir à escola e ver aquela garota lá, no ano seguinte o sentimento passou e eu decidi voltar a estudar, acabei conhecendo outra garota que era muito divertida e tivemos uma amizade próxima a um namoro, que inclusive, todos achavam que nós namoravamos por conta do contato que tinhamos, ela não sentia vergonha e me abraçar na frende de outras pessoas, literalmente se esfregar em mim e agir como se tivessemos algo sério, então, sabendo disso eu decidi pedir ela em namoro, e também fui recusado, mas ela manteve a amizade e continuamos do meso jeito, um tempo depois ela passou a gostar de mim e queria tentar uma relação ao ponto de insistir nisso, eu evitava isso e não entendia o motivo, simplesmente evitava aceitar namorar com uma garota que eu gostava e conhecia muito bem, após isso, ela simplesmente passou a sentir raiva de mim e deixou de ser minha amiga, até hoje ela não fala comigo. Durante o ensino médio eu também fiz amizade com outro garoto que foi meu amigo até 2021, e conheci sua irmã que era uma garota exemplar, estudava muito, falava muito bem, se cuidava e era uma jovem bem introvertida, mas quando eu estava perto ela se soltava, era a garota perfeita, mas ela namorava com um cara que não valia a pena e não respeitava ela, depois que terminamos a escola, ela se separou dele e eu não quis tentar nada, mas eu sentia uma necessidade de cuidar dela, então, passei a dar mais atenção e ir na casa deste amigo, e o resultado ? Acabei me apaixonando por ela também, mas eu sabia que ela não queria nada por ter acabado de se separar e também porque outros caras já haviam tentado algo antes de mim. Em 2021, ainda tínhamos um pouco desta amizade que sobrou, mas ela simplesmente passou a me evitar, começou a fazer estágio, conheceu novas pessoas, o irmão começou a trabalhar como modelo e um outro amigo que eu também tinha, abriu seu próprio negócio, e eu, continuei sendo eu. Depois de perder estas pessoas que foram as únicas que eu conseguir ter uma amizade por mais de 1 ano, eu simplesmente perdi o rumo, não sei mais o que fazer, não tenho mais criatividade ou motivação, mesmo vendo vídeos motivacionais e diversas coisas para me estimular. Eu quero trabalhar, namorar, viajar, construir uma família e viver normalmente, mas eu não consigo nada disso, não consigo sair do lugar, não consigo mais estudar, não consigo ler, os livros parecem que se tornaram só um monte de paginas com textos, raramente consigo pensar em algo criativo e quando isso acontece, logo essa ideia desaparece, eu não sonho mais, não me lembro de nenhum sonho, me esqueço constantemente de fazer coisas simples como colocar o lixo para fora, não sinto vontade de namorar, mesmo sentido vontade de ter relações sexuais e querendo namorar. Eu literalmente não sei mais o que fazer da minha vida, eu só sinto um vazio constante que faz com que tudo o que eu tente fazer, se torne algo a evitar, ouvir música, era algo que eu adorava e sentia prazer nisso, passava o dia todo com o fone no ouvido, inclusive dentro da escola, hoje eu mal consigo fazer isso, passava horas jogando videogame, hoje eu abro um jogo e fecho assim que ele carrega, deletei todas as minhas redes sociais, não gosto de me olhar no espelho, inclusive deixei de me cuidar, mesmo com tudo isso, eu ainda consigo enxergar tudo o que acontece, é quase que uma tortura ver o mundo mudar e eu continuar no mesmo lugar desde 2015, agora com quase 22 anos eu simplesmente me sinto perdido, eu falo sozinho como se estivesse explicando algo a alguém todos os dias, e essa é a única forma que eu consigo me comunicar porque nem mesmo com a minha família eu possuo muito contato, também estou fazendo acompanhamento com uma psicóloga, inclusive dia 24 vou fazer mais uma consulta, mas não parece estar funcionando, eu decidi falar um pouco sobre mim para saber se há alguma ideia do que eu posso fazer para melhorar, porque eu sinto como se nada estivesse funcionando, eu não penso em me matar, nem nada, eu valorizado muito a vida, mas, ficar sozinho constantemente sem saber o que fazer é algo que dói muito e me causa a sensação de que eu não faço parte de nada, de que estou apenas existindo, e de fato, é isso.

A melhor resposta 22 FEV 2022

Walison,
Bem-vindo a este mundo que, mesmo sem voce se dar conta, está fazendo uma experiência maravilhosa, está experimentando um ambiente que não te incentivou a seguir a tua vocação e simplesmente te adaptou aos costumes aos valores dele.
Nada está perdido e tudo pode recuperar, com conhecimento de causa.
Precisa se dar conta de duas coisas, de duas realidades que, diante delas, voce precisa escolher e decidir:
1 - A Vida; 2 - O Sistema.
1 - O que é a vida? Quem é voce? Qual o seu objetivo de vida? Qual a sua Identidade? Quais os seus talentos? O que está fazendo? A resposta a estas perguntas vai te dar segurança e orientação. Quando eras pequeno falavas dos teus sonhos, dos teus interesses..."eu era bastante criativo e tinha um sonho de construir um foguete dentro do meu quarto para explorar o espaço, me lembro claramente de visualizar como tudo seria e isso acontecia com tudo o que eu imaginava, a imaginação era minha melhor característica e eu adorava coisas como livros ilustrados, massinhas de modelar, pinturas e cadernos de desenho, aos 4 anos eu já conseguia ler e escrever com uma certa facilidade". Sim, voce era vida, força, energia... Depois, voce começou a ir para a escola e onde os problemas começaram...
2 - O que é o sistema? É o local onde voce nasceu e está para cumprir com o teu objetivo de vida... este local, ambiente é cheio de regras, dogmas, crenças que existem para possibilitar uma convivência harmoniosa em coletividade: família, comunidade, sociedade, estado País..... Não é o objetivo do sistema te fazer desenvolver segundo os teus princípios e sim te acomodar, te adaptar, te adestrar ao sistema de vida dele. Faz parte desse sistema a escola, a igreja, as religiões.... tudo faz parte do sistema que te julga, te ameaça pelo medo, pelas promessas "se cumprir com as leis..."
99% das pessoas apenas se entregam ao sistema e esperam que este lhe dê o caminho para a sua realização... enganam-se.
Enquanto a vida dá a liberdade e o livre arbítrio para cada um se conduzir e fazer as suas escolhas e decisões, o sistema dá o limite, o condicionamento, os princípios de certo e errado.
Para a vida, nada é certo e nada é errado, tudo é um processo de aprendizagem;
Para o sistema, é certo e errado o que determina a lei, ao que está escrito.
Nós, cada um precisa adquirir flexibilidade e diplomacia para lidar com o sistema sem nunca esquecer de que realmente é, sendo SI Mesmo.
Portanto, voce precisa retomar seus sonhos, porque lá está a sua felicidade e realização; adquirir flexibilidade para lidar e conviver com os outros, sem renunciar a ti mesmo; voce é responsável pela sua vida; voce constrói a sua realidade.
Se espera pelos outros, não vai se realizar.
Melhor caminho é fazer Psicoterapia, é o mais rápido e mais resultados alcança.
Abraços

5817 respostas

27 FEV 2022

Olá Walison, espero que esteja tudo bem com você.

Você é bem sensato Walison, não se preocupe que você vai chegar lá. Todos nós, sem nenhuma exceção, passámos por momentos de sofrimento na vida, e, depois de um tempo, 2, 3, 5, 10 anos, alguns meses, podemos ingressar em momentos melhores. A psicoterapia pode te ajudar muito a descobrir suas verdadeiras habilidades, e a te orientar com suas vocações e competências profissionais, além de te dar condições de se autoconhecer. Neste sentido, te aconselho a buscar um profissional que também possa trabalhar essas questões com você, bem como te introduzir a uma reestruturação para sua carreira (gestão de carreira) e/ou orientação profissional. Todo começo requer um primeiro passo, e ter consistência é fundamental para se chegar onde se deseja. Comece pequeno, mas vá longe, um passo de cada vez. Busque fazer trabalho voluntário estruturado em seu tempo livre (eu realmente recomendo isso), desenvolva um hobby e faça amizade aos poucos nesses locais. Não se esqueça de cuidar de seu corpo se planejando para realizar atividades físicas semanalmente, com compromisso, isso é muito importante para seu bem estar geral e mental, e é um local onde você também pode fazer amizades. Pratique meditação diariamente, isso é cuidado mental, saúde mental, e procure sempre estar estudando e se desenvolvendo, pois pode ter certeza que seu momento chegará. Os bens materiais chegarão até você na medida que estiver pronto para recebê-los, tudo a seu tempo, bem como outras jovens também aparecerão, não tenha pressa quanto a isso, pense em você no momento. A compreensão espiritual também é uma busca, é um encontro que você precisa estar aberto para isso, e vai te introduzir a universos e compreensões que nem sequer passaria pela sua mente. Existe muita coisa a ser feita ainda, e, pode ter certeza, que reclamar e apontar defeitos não vai trazer o que você deseja para perto de você. Controle a sua mente, ou ela irá te controlar. Faça sempre uma coisa de cada vez, passo por passo, planeje sua vida, pois não vejo você tendo planos por estar acomodado, e essa situação afeta sua saúde mental, como está afetando, e vá realizando o que deseja aos poucos e quando olhar para trás, verá que já realizou inúmeras coisas. REALIZAÇÃO é uma palavra chave aqui. O que você quer realizar? Você nem sabe ainda, porque não está buscando auto conhecimento. Lembre-se, seja sempre consistente. A maior das montanhas não é escalada de uma única vez, ninguém consegue isso, mas sim trecho por trecho. Comemore suas conquistas, das menores e mais simples, as maiores e mais complexas. Pense e seja positivo, que isso atrairá mais coisas boas para perto de você, e não essas coisas pesadas que descreve. Planeje e cuide de sua vida financeira. Não reclame, pois isso é clamar para si duas vezes (re-clamar). Viva como se já tivesse o que deseja, em todos os níveis, e você irá perceber aos poucos que é você mesmo quem cria sua própria realidade. A sua vida está apenas em suas mãos. Não deixe de procurar um bom psicólogo para te auxiliar nesse processo, será importante para você no início, e lembre-se de procurar um outro profissional que possa fazer um trabalho pontual de orientação profissional e de carreira (gestão de carreira). E, realmente tirar a própria vida não vai ajudar em nada, você está completamente certo nisso, parabéns.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

26 FEV 2022

B dia . Vc precisa insistir em fazer terapia.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 FEV 2022

Olá Walison! Grato por escrever. Parabéns pelo começo. De fato para te ajudar alguém precisa te conhecer. Também é verdade que para viver a troca social em cores, com pessoas reais, comuns, você precisa treinar, exercitar, treinar com persistência, tolerância, respeito ao diferentes jeitos de ponderar. Em termos práticos, os caminhos mais rápidos, práticos, curtos, eficazes, para recuperar as fantasias e as trocas sociais (necessárias e cruciais para o bem estar pleno) são trabalho simples, estudo, prática de esportes coletivos de contato (futebol, basquete, dentre outros), escola de circo, escola de teatro.
Tua psicóloga poderá te ajudar muito. Será que você está indo a ela, com mente aberta, persistência, frequência, minimamente semanal a consultas de cinquenta minutos, por mais de seis meses?
A disciplina mais importante da vida não está na escola, está na prática social de aprender a lidar com as divergências, adaptações das convivências, com diplomacia e flexibilidade.
Caso útil, estarei a disposição para aprofundar fundamentações.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religisos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Matenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8607 respostas

19 FEV 2022

Olá
Penso que talvez precisa haver um trabalho de resgate dessa criança cheia de possibilidades, que certamente ainda estão aí contigo, só precisamos abrir espaço para que isso surja. Buscar um profissional que te ajude com técnicas expressivas e criatividade poder uma forma legal de encarar isso, uma vez que tudo o que fazemos na vida demanda criatividade. Não apenas um desenho ou uma música, isso pode ajudar a desperta-la, mas precisamos ser criativos para encarar o mundo. A vida nos apresenta infinitas situações ímpares, onde precisamos tomar decisões e fazer escolhas, criar nosso caminho. Para isso a criatividade pode ser nossa aliada. Ela pode aparecer em forma de uma ideia de um negócio, num insight sobre uma relação, numa percepção diferente sobre algo que vivemos, etc.
Se você só fez uma sessão com a profissional, acredito que alguém deva te falar que a terapia é um trabalho que demanda certo tempo. Dificilmente conseguimos alcançar alguma mudança com menos de um mês, por exemplo.
Eu sei que os sentimentos são desagradáveis, mas precisamos ter calma para que eles se dissolvem e deem espaço a algo novo.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha