Me sinto desmotivada e apática, é possivel eu voltar ao normal sozinha?

Feita por >Esperança · 28 jul 2022 Desenvolvimento pessoal

Ultimamente estou com dificuldade de me concentrar em tudo, não consigo e não tenho mais vontade de ler, assistir alguma coisa, estudar, sair com amigos... até comer se tornou algo muito desagradável. E se eu tento começar qualquer coisa não consigo terminar.

O que antes me fazia feliz, hoje parece não significar nada. Não consigo ter emoções, mas quando eu tenho me sinto ansiosa, com vergonha e angustiada. Antes eu tinha muitos planos para o futuro, mas com o passar do tempo parece que tudo tem se tornado um peso, como se eu não devesse fazer ou como se fosse consumir muita energia de mim. E quando eu tento pensar/imaginar qualquer coisa é como se tivesse um vazio mental que me impede. Faz anos que percebo dificuldade em me lembrar de fatos e acontecimentos, as vezes me da um branco, como quando vou conversar com meus amigos e não consigo pensar em nada pra dizer. As vezes tenho atitudes impulsivas pra sentir alguma coisa, mas sempre acabo me arrependendo.

Não consigo falar com ninguém, também não realizei nenhuma consulta por falta de condições. Até para escrever aqui me sinto culpada. Não sei o que fazer pois precisava estudar e queria poder viver normalmente como todo mundo mas não consigo.

A melhor resposta 22 OUT 2022

Olá Esperança,
Que bom que chegou aqui!
Sinta-se confirmada em suas sensações. Realmente alguns momentos da vida nos levam a refletir sobre o que fazemos, como fazemos, para que o fazemos. Encontrar sentido e propósito é um caminho libertador, mas também desafiador. O bom do desenvolvimento humano é que o que hoje fazemos/somos não é uma verdade absoluta, ou seja, pode ser transformado/ressignificado/inserida saúde ao processo.

Um lado positivo de tudo isso é que você fez algo diferente para encontrar um caminho. Sua ESPERANÇA a trouxe até aqui como uma fonte saudável de vida. Se apegue a isso. As vezes o que precisamos é mudar o olhar.

O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinados a reconhecer, entender, manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparados para tal realidade. Até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde nossas percepções, ações, realizações ou as relações que demandamos no nosso dia a dia. E isso é um movimento de muitos conflitos internos.

Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, é ampliar consciência, encontrar respostas, entender situações. É fortalecimento de autoestima! Isso pode te ajudar muito a entender o que te acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde.

Espero ter te ajudado!
Caso queira aprofundar suas questões em terapia, Conte comigo..
Psicóloga Chris
(atendimento online)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

2 AGO 2022

Oi Esperançada, modifiquei para Esperançada porque, ainda bem que tem esperança...
O que voce está sentindo é o resultado de ter se construído, até este momento, pelo que te falaram que voce deveria ser, pelo que os pais ensinaram, pelo que a escola te orientou, pelo que a sociedade pressionou, pelo que a religião impôs...
Precisa se conhecer para se colocar de acordo como a vida quer que voce seja, afinal, é vida e a vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para voce mesma escolher e decidir o que voce quer ser. Precisa aprender a usar o sistema em teu benefício, usar de flexibilidade sem contudo ser o que os outros te impõem.
Faça Psicoterapia de Autenticação para ser o que voce quer ser.
Abraços

5817 respostas

1 AGO 2022

Olá Esperança,
Não há porque se sentir culpada por escrever aqui. A plataforma oferece esse espaço e é bom que você tenha feito bom uso dele.
Pelo que falou essa apatia que está sentindo está te causando muita angústia. Seria interessante que você pudesse buscar por algum profissional para te auxiliar. Você disse que não tem condições, mas o CAPs e as faculdades oferecem serviço de acolhimento psicológico gratuito, se aí onde mora tiver o curso de Psicologia. Também sugiro que faça coisas por você, coisas que goste, experimente fazer coisas novas e descobrir o que te faz feliz hoje. Atividade física também é importante pois ajuda muito na produção de hormônios que nos fazem sentir bem. Fico à disposição caso queira conversar.

Maíra Priscinotti Sahão
Psicóloga - CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

1 AGO 2022

Olá Esperança, espero que esteja tudo bem com você.

Enquanto seres humanos, nós podemos sentir uma gama muito diversa de sentimento ao longo da vida, e alguns desses sentimentos podem realmente não serem muito bons ou agradáveis. Esses sentimentos que você traz em seu relato estão te paralisando, te deixando sem movimento em seus afazeres do dia a dia, e é interessante entender o que está acontecendo com você para que esse sentimentos venham a tona. Mesmo sendo humanos, e como humanos podemos sentir inúmeros sentimentos, devemos tomar cuidado quando sentimos algo que nos incomoda, nos paralisa, e nos coloca para baixo o tempo todo. Esse tipo de sentimento deve ser compreendido, contextualizado dentro de sua existência, para que você tenha mais clareza dele, e das formas que você pode obter para superá-lo, e melhorar sua qualidade de vida. Se for possível, um acompanhamento com um Psicólogo neste momento de sua vida seria muito proveitoso, e poderia te ajudar muito na compreensão destes sentimentos e na superação dos mesmos. Se for possível, busque um Psicólogo, e se não tem condições peça ajuda a sua família. Uma questão de saúde deve sempre ser tratada como prioridade. Aqui em nosso portal, existem diversos profissionais disponíveis. Busque um que você nutra identificação.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

29 JUL 2022

Boa tarde Esperança,

O quadro que você descreve, levando em conta a duração, seus sentimentos, sua falta de energia e também sua descrição de atitudes impulsivas, sugere um quadro que tem que ser tratado o mais breve possível.
Sozinha, é bastante improvável que você consiga "viver normalmente" e sua autocobrança acaba por piorar o quadro, uma vez que você não vê resultados.
A ajuda de um profissional de saúde mental é imprescindível.

Fico à disposição para ajudá-la.

Abs,

Tania Steiner.

Anônimo-404717 Psicólogo em Rio de Janeiro

22 respostas

29 JUL 2022

Olá Esperança! Obrigado por escrever. Certamente será possível voltar ao normal. Sozinha é algo a se refletir. "Normal" é convívio social espontâneo, com turma de colegas e conhecidos, práticas de esportes coletivos, danças, caminhadas, conversas, estudos, trabalhos, dentre outras possibilidades, ao vivo e em cores.
O início pode ser difícil, mas a persistência certamente gerará consolidação de hábito que é da natureza essencial do ser humano. Procure trocar televisão internet, celular, como meios de interação, por pessoas reais, em atividades que envolvam cooperação física e mental. Após essa insistência por cinco ou seis anos, de forma regular, você estará em outro estilo de vida certamente.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos, ditos, "líderes religiosos", querem é dinheiro; são falsos, são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.