Qual abordagem eu deveria ir e o que posso fazer por enquanto?

Feita por >Odimar brandão · 10 jun 2024 Abordagem psicológica

Tenho 28 anos e aos 16 tive uma relação de 6 anos com minha primeira namorada (e eu o primeiro dela) que era 2 anos mais jovem que eu e eu achava muito linda, até demais pra mim, difícil de acreditar. O término foi conturbado, mas depois percebi que eu não conseguia mais ter relação com alguém. Eu sempre tive autoestima baixa (sofri bullying ensino na infância e parte do ensino médio) e na grande maioria das vezes, sempre procurava uma menina que eu achava menos atraente, por me sentir mais confortável dessa forma. Com essas, eu conseguia manter uma relação e até transar sem problema, na minha cabeça, eu estou em uma posição ''superior'', não me importava se ela já teve diversos outros relacionamentos... Quando tentava me envolver com mulher mais bonitas e que principalmente tiverem outros relacionamentos, eu sempre me sinto inseguro, fico pensando nos outros relacionamentos que ela teve e considero aquele ato sexual é insignificante para ela, apenas mais um, minha libido baixa. Às vezes quando estou com ela, simplesmente fico pensando coisas como ''para ela é só um sexo, ela já transou com outros, etc''. Eu tenho consciência de que é um pensamento ilógico, mas não consigo me livrar... Nem sempre foi assim, já me envolvi com mulher que considero bonita e não tive problemas... Além disso tudo, me apego muito e tenho muita dependÊncia emocional. Por mais que eu esteja com essa pessoa agora e não esteja bem, não esteja conseguindo transar direito, nem estar direito, eu não consigo deixar ela ir. Só a conheço a 4 meses e já sinto isso. Não é que eu esteja apaixonado, mas não suporto a ideia de não conseguir fazer dar certo e outra pessoa poder fazer isso no meu lugar, por eu estar super inseguro, com baixa libido (já fiz exames e fisiologicamente está tudo normal). Fico pensando, devo continuar com ela ou devo sofrer logo isso tudo sozinho? Eu quero iniciar a terapia, estou passando por isso agora com uma pessoa que conheci... Eu já li bastante e não sei se deveria ir a um sexólogo, psicanalista ou na TCC. Qual seria a mais indicada?

A melhor resposta 11 JUN 2024

Olá Odimar, antes de entrarmos na questão de abordagem, é importante falar sobre esse sentimento de menos valia, da percepção distorcida, diminuída, fragmentada, confusa da realidade de si mesmo, muito comum em grande parcela da população, resultante de traumas, abandonos entre outros. Note, falamos de percepção distorcida de si, que você mesmo já tomou conhecimento e relata em seu texto. Por vezes, nós introjetamos mensagens que recebemos do meio, de outros, como verdadeira, a exemplo, quando há episódios de bullyng na infância e passamos a acreditar naquilo, lidar com tais comportamentos requer em primeiro lugar buscarmos nossa autenticidade, reconhecendo quem somos, nossas qualidades, nossa historia de vida, valorizando cada experiência vivenciada. Valorizar-se e priorizar-se é seu primeiro passo, e a terapia exerce esse papel, de te auxiliar a ter um contato autêntico consigo mesmo, com sua individualidade, respeitando-se e se amando.
Sua história, qualidades, adjetivos e caráter existe para além de um esteriótipo, este que está estabelecido por você e não pelos outros, julgar-se mais belo, ou menos frente a alguma parceira, sem reconhecer seus tantos valores que também e muito provavelmente contextualizam seu eu, assim como fazem parte do TODO que agrada e atrai a quem escolha estar com você.
Quanto as respostas de estar com alguém ou não, ela surgirá de você, e cada vez de forma mais clara e real a medida que buscar seu autoconhecimento, mais uma vez a terapia te ajudará muito nisso. Quanto as abordagens, são diversas correntes que temos, não havendo certa ou errada, apenas a que mais nos adaptamos, Psicanalise da teoria Freudiana, de Winnicott, Lacaniana, Psicologia analitica Junguiana, a TCC - terapia cognitivo comportamental. Todas poderão te ajudar, e é fundamental antes de pensar da abordagem em si, sentir-se a vontade com o terapeuta que te atender para que seja estabelecido um vinculo e você consiga ter liberdade ao que levar no setting terapeutico. Posso falar com mais propriedade da minha abordagem de atuação, que é a Gestalt terapia, da corrente humanista, compreendemos a importância de se concentrar no presente, no aqui e agora, olhando sim para situações passadas mas ajudando o individuo a compreender seu momento atual e como pode ressignificar as experiências do passado para o atual momento. Um dos fundamentos é que o cliente torne-se consciente de sua maneira de ser, seus padrões e comportamentos e a partir dessa consciência consiga compreender sua autonomia, responsabilidade e liberdade de escolhas que muitas vezes não nos damos conta. Por fim, como já comentei, não há abordagem certa e errada, mas metodologias e manejos diferentes, todas com o mesmo propósito, auxiliar o cliente a encontrar uma vida mais plena e feliz ;-)

E independente da abordagem, não deixe para depois, não se negligencie, se priorizar será o primeiro passo para uma vida mais leve, autêntica, menos critica. Será através de seu crescimento pessoal que poderá ter relações mais saudáveis e significativas.

Aline Camara Psicólogo em Taboão da Serra

4 respostas

12 JUN 2024

Odimar
Voce precisa fazer Psicoterapia para se conhecer e resolver os conflitos, os traumas que passou e que hoje te impedem de ser voce.
Precisa resolver, curar tua dependência emocional, teu sentimento de ser insufiente, de ser menos, tua baixa autoestima, a não permissão que tem de se relacionar com moças bonitas. Enquanto não resolver isso, tuas dificuldades vão continuar
Abraços

6374 respostas

11 JUN 2024

Olá!
Pelo que entendi do seu relato, boa parte dele se motiva pela baixa autoestima (o que até pode justificar a dificuldade sexual que você contou), assim penso que podemos explorar mais essa pauta em um processo de psicoterapia onde você consiga ter ganhos em outras áreas de sua vida além da sexual.
Sobre a abordagem do profissional, como psicóloga e como paciente também, não sei se percebo ser tão importante para ti nesse momento, mas considero indispensável que você se sinta seguro e confortável para expor seus sentimentos com quem você escolher para caminhar contigo. Todas as abordagens possuem comprovações técnicas para ajudar o que você vem passando, portanto não se preocupe tanto com ela, ok?
Caso queira conversar mais sobre o assunto, entre em contato comigo para que eu possa te explicar mais!
Boa sorte no seu processo!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

956 respostas

11 JUN 2024

Bom dia, Odimar! Obrigado por mais essa oportunidade envolvendo inadequados pontos de partida. Mais uma oportunidade para esclarecer! Há várias questões a colocar no lugar certo. Profunda e adequada é a formação do profissional, que adquire autonomia conforma aprofunda seu saber. As abordagens são esquemas ideias teóricos, desenvolvidos por autores (do passado) de destaque na época que desenvolveram, que são muito importantes para nos ajudar, direcionar, mostrar os saberes acumulados pela Ciência até aquele momento. Quando adotamos uma abordagem, na verdade, isso não representa ser escravos da repetição daquela abordagem, congelado no tempo que se "terminou a abordagem". Nossa voz, memória, vivência, sensibilidade, habilidade verbal, matemática, nossas vivências, geram uma personalização na maneira de agir (algo como a abordagem pessoal adaptada ao hoje, às possibilidades específicas da interação psicoterapêutica). Isso é inevitável, caso contrário não há psicólogo autônomo, autor, autoridade da condução da consulta.
Jamais uma abordagem pode ser maior do que a pessoa que a conduz, administra. O centro é a sólida formação, o devido comprometimento cientifico e ético do profissional.
De outro lado, bullying, sentimento de inferioridade, são indicativos que representam vivências particulares que precisam ser reavaliadas com maior riqueza e profundidade, pois não implica fato que impliquem necessária concordância do senso das demais pessoas.
Espero ter contribuído.
Estarei a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9336 respostas

11 JUN 2024

Oi, tudo bem?
Sua história é muito difícil mesmo, as vezes nos sentimos perdidos a vida toda!
Quando sofremos algum tipo de trauma na infância isso perpetuara por toda vida se não for tratado da forma correta.
Por isso é importante buscar ajuda, seria ótimo lhe auxiliar nesse momento tão delicado da sua vida.
Marque uma consulta, será ótimo lhe atender sou psicólogo e sexólogo!

Gilvan Junior Santiago Santos Psicólogo em Montes Claros