Meu pai está traindo minha mãe, não sei o que devo fazer!

Feita por >Roberta Pereira · 31 jul 2019 Terapia familiar

Bom tudo começou quando eu era muito nova por volta de 2010, onde acredito que deva ter ocorrido a primeira traição, nessa época minha mãe descobriu então eles conversaram e decidiram continuar juntos e não me contar, mas eu já desconfiava pois minha mãe estava fazendo faculdade naquela época e eu ficava sozinha a noite com o meu pai e ouvia as conversas dele no celular, mesmo sendo nova conseguia dizer que não era uma conversa entre amigos e que aquela não era minha mãe, e também havia encontrado um bilhete em um bloquinho de notas da minha que iniciava com "porque você fez isso comigo?" nuca consegui terminar de ler pois minha mãe chegou na hora e o retirou de mim . Porém após eles terem voltado meu pai continuar a trair-la até que um dia eu estava na sala e ouvi eles brigando no quarto me escondi atrás do sofá, entrei em panico na hora, mas logo em seguida sai de la porque sabia que tinha que ser forte para minha mãe, ela estava chorando desesperadamente e meu pai estava saindo de casa mais tarde nesse mesmo dia ouvi escondida uma conversa da minha mãe onde ela dizia que tinha encontrado umas conversas do meu pai com uma mulher onde ele falava que iria morar com ela e que minha mãe não prestava que só não tinha se divorciado ainda porque ela estava
"doente", ameaçando-o e também por causa de mim. Nesse dia eu e minha mãe dormimos juntas no meu quarto porque ele havia trazido a amante dele na nossa casa para dormir com ele. Depois de alguns dias minha mãe aceitou ele de volta e eu me culpo até hoje por isso porque sei que foi por minha causa. Bom mas agora já tenho 18 anos e esse ano (2019) meu celular estragou e acabei pegando um celular antigo do meu pai até que possa comprar outro e achei umas mensagens de 2015 e 2017 que mostram explicitamente que ele continuou a trair ela com diversas mulheres, depois de ver isso resolvi que tinha que ver o celular atual dele mas não achei nada que comprovasse que ele esta traindo ela atualmente, mas tenho certas desconfianças já que ele chega todo o dia tarde do trabalho e ano passado ele viaja muito.
Minha mãe depende financeiramente do meu pai e acabou de ter outro filho com ele que está com 6 meses agora então decidiu se demitir para poder acompanhar o primeiro ano de vida dele , não sei se devo contar sobre as mensagens que achei.
Estou com muita raiva e nojo dele, pois ele acha que é o exemplo de bom cidadão enquanto tem esse caráter podre.

A melhor resposta 1 AGO 2019

Olá Roberta Pereira! Obrigado por participar. Realmente não é fácil lidar com essa história e com essas informações. Por outro lado, sua mãe está com um bebê e, pelos seus dados, não está com esse desconforto vivo, no momento, na cabeça dela. Você tem alguma pessoa de profunda confiança sua, com intimidade, comprometimento e maturidade suficiente para entender essa questão e te ajudar a ponderar? Haverá abertura para trabalhar isso com seu pai. Sendo possível, será interessante você dividir essa história com um psicólogo. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8602 respostas

29 JUN 2022

Oi Roberta Pereira,
Situação complicada como essa aí....
Há muita injustiça contra a mulher... que quando se torna mãe, muitas vezes precisa se demitir do emprego e fica vulnerável, fica dependente do marido. Penso que ela precisava receber do marido o mesmo salário, pois está cuidando do filho, não é um capricho dela. Creio que nestes casos, tem penalidades para ele que traz a amante para ocupar a mesma cama... é uma humilhação para a sua mãe. Isto te alerta para uma realidade: nunca fique dependente de ninguém, nem financeiramente e nem emocionalmente.
Veja o o seu nível de dependência, de carência e vai trabalhando para ser autônoma em todos os pontos de vista.
Seja dona da sua vida. Voce, não nasceu para ser dependente. Nasceu para ser autosuficiente. Voce já tem 18 anos e a partir de agora seja voce pai de ti mesma, mãe de ti mesma e aprenda a ser uma mulher de valor, seja autêntica e se afaste de homens que não saibam respeitar uma mulher, que não sejam provedores, protetores, parceiros.
Seja exigente e nunca se coloque como vítima de situações.
Quando puder, faça Psicoterapia de autenticação para ser como a vida te quer e não como os outros te enquadram.
Com a sua mãe, aconselhe ela a se tornar cada dia mais autònoma e se livrar do peso e da humilhação.