Relacionamento narcisista. O que devo fazer?

Feita por >Anônimo · 24 mai 2024 Abordagem psicológica

Bom, há 3 anos atrás conheci um homem pela internet e começamos a namorar... resumindo bem ele era de outra cidade que dava 1 hora daqui onde moro. Começamos a namorar e se envolver, no começo estava bem bom como todo começo de relacionamento.
Ele já tinha umas atitudes estranhas sobre celular. lembro que bem no começo já tínhamos brigado por conta de uma mensagem que ele reagiu no Instagram de outra pessoa, na mensagem ele mandou um coração, dando a entender que estava "afim". Eu sempre fui transparente e pedia respeito, nesses episódios ele chorava muito e pedia perdão e eu o perdoava. Bom sou um menino gay e ele não era "assumido" então ele e família não tinham conhecimento sobre mim. Ele veio do interior então o povo lá era bem rígido e se soubessem que ele era gay talvez seria um grande problema.
Bom o tempo foi passando, tivemos mais algumas brigas, lembro que 90% das vezes era pelo mesmo motivo, desconfiança e celular.
Eu não me considero "ciumento" mas as vezes ele dava a entender que estava comigo e conversava com outros, ele sempre negava.
Com o tempo tomei a decisão de ir embora e morar na cidade dele com ele. nesse tempo eu já havia conhecido a mãe dele e irmão, até ai, ok.
Bom, larguei meu trabalho e amigos para construir uma vida com ele.
No começo foi bem complicado porque eu ficava muito sozinho, embora morávamos junto, ele vivia na casa dos pais dele e eu sozinho lá, lembro que brigávamos e eu falava para ele que eu me sentia mal, porém ele dizia que era complicado pois a família dele era muito "rígida". Bom, ele nunca foi muito carinhoso mas sempre me ajudou financeiramente, comprava no mercado com frequência e me ajudava muito.
Com o tempo comecei a trabalhar lá em uma empresa no ramo adm, era bem difícil pra mim, enfrentei muita coisa pois no trabalho não era nada fácil.
Muitas vezes Ao chegar e casa eu não tinha uma boa recepção, ou ele estava no celular ou ele chegava super tarde do trabalho dele.
eu sempre cobrava isso, atenção, carinho e conversa, nossa nós conversávamos muito pouco...Bom, tínhamos momento bons, viajamos juntos bastante, mas ate nessas viagens brigávamos.. teve um dia que me irritei e peguei o celular dele, vi que tinha fotos (nudes) de outras pessoas e vi que ele entrou no tinder varias vezes...quando confrontei ele, ele negava e começava vomitar e chorar, entrava em pânico. com o tempo eu o perdoava.
mas ele alegava que mandavam para ele e que ele não apagava... mas no fundo eu já sabia que algo não estava certo...
Passou um tempo e finalmente eu pude ir para casa dos pais dele, ele me "aceitaram' e foi bem legal no começo, de fato não posso reclamar deles. Porem eu ele estávamos brigando muito em casa, eu andava sempre desconfiado, porque mesmo depois daqueles episódios ele ainda sim escondia e não deixava eu ver o celular dele... até que um dia brigamos feio e ele quebrou as coisas em casa, teve uma atitude bem agressiva.
Depois desse dia decidi terminar.
Eu acabei descobrindo que ele havia mentindo para mim. ele jurava de 'pé junto" que não não fazia nada.
Na realidade ele trocava sim fotos com outros caras, e foi mais que uma vez.
depois disso eu chamei ele para conversar e falei da minha decisão e o porque . Ele falou que não me contou porque eu iria embora. tipo???
Obvio, então ele que não tinha feito algo para ter o risco de me perder, simples. Aguentei muita coisa.

Bom, acabei voltando para minha cidade, mas ele anda nada bem.
Por mais que eu diga que quero um tempo para respirar e para ele focar nele mesmo, está Implorando por mim.

Não sei como reagir, ele fala que em ama a cada 2 minutos,, ele nunca foi assim, até flores me mandou, postou ate fotos, coisas que nunca faria. Porém minha admiração por ele e amor acabou. O que ele fez foi muita falta de respeito e não aceito, já dei chances demais.
A mãe dele me ligou dizendo que ele não come, não dorme, só chora e está parecendo um zumbi.
eu não sei de fato o que fazer, estou angustiado e com medo de que ele faça algo. O que devo fazer?

A melhor resposta 27 MAI 2024

Bom dia!

Relacionamentos abusivos inicialmente mostram sinais, embora sutis e acabam sendo ignorados defronte a ilusão/expectativa que projetamos. Com o tempo, esses sinais já começam a tomar uma maior proporção, contudo muitas vezes, nesse momento, a dependência já está instaurada.

Gostaria de ajudar nesse processo.

Estou à disposição aqui na plataforma.

Atenciosamente,
Brenda Neri

Brenda Neri Psicólogo em Conselheiro Lafaiete

30 respostas

26 MAI 2024

Ele que faça o que quiser, isso não é responsabilidade tua. Ele tem a liberdade, pode escolher. Ele é responsável por sua vida.
Voce, precisa fazer terapia para resolver problemas, conflitos, dependências.

6164 respostas

25 MAI 2024

Bom dia, Anônimo! Obrigado por escrever. Texto detalhado; resposta fácil. Antes de namorar com outra pessoa, seja namorado de si mesmo. Viva o auto respeito. A questão dele, cabe a ele resolver. Vocês terminaram. Você relatou sequência de desgastes e formas diferentes para lidar com a vida, que não lhe são razoáveis. Você não pode viver mudando tua vida por outra pessoa. O que ele fará será de responsabilidade dele, com o apoio da família dele.
De outro lado, é preciso alertá-lo de que você precisa amadurecer, desenvolver maior autonomia, para que possa temperar as interações sem abrir mão de questões essenciais para você. Uma observação: celular e demais mídias, não são elementos de comunicação válidos como representantes da vida real. Esses espaços são lugares de exibições de exceção de vida, não representam nada próximo da vida real.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9074 respostas

25 MAI 2024

Boa noite, a expressão narcisista se encaixa muito bem, pois um sujeito narcisista obtém os mesmos comportamentos que seu "ex", toda atenção deve ser voltada a ele sem pensar no próximo e quando não tem atenção faz coisas positivas que nunca fez na vida. Como também esse comportamento pode ser uma pessoa que foi "mimado", onde se acostumou com a atenção plena e espera o mesmo de você, através da manipulação sentimental, com jogos mentais, chantagens e vitimismo. Em relação a traição, pense que ele não era um homossexual assumido e você foi a "porta aberta do armário" fazendo com que ele quisesse explorar relações homoafetivas ou homossexuais. Ou vocês só tinham uma relação homoafetiva, enquanto procura o prazer sexual em outros lugares, afinal, ele já tinha o afeto da família, mas como não era assumido, ele realmente sentia vontade de explorar, acabando viciado em relacionamentos gays virtuais. A questão que implica é a sua forma de lidar com isso, você escreveu um texto para explicar o quanto ele foi "mal", a quem está tentando convencer? Se lembra de si mesmo e que tudo tem limite, se você quiser realmente continuar, chame, sente, converse e coloque leis, se não estará em uma montanha russa de amor e ódio, onde sua ferida só abre mais, enquanto você deve cura-la. Qualquer coisa estou a disposição, abraços!

Lucas Andrade de Almeida Mota Psicólogo em Salvador