Procrastinação como me livrar disso?

Feita por >Barbara · 1 jun 2023 Desenvolvimento pessoal

Tenho 26 anos e sinto que eu mesma me boicoto. Tenho consciência de uma coisa que pode mudar minha vida seja pessoal e financeira, porém por medo e procrastinação não tomo atitude e não vou atrás disso. É um desejo do meu coração e tenho muito apoio pra isso, porém sempre travo. Não consigo tomar nenhuma atitude e sair do lugar aonde estou. Como me livro disso?

A melhor resposta 6 JUN 2023

Olá Barbara, obrigado por trazer sua pergunta. A procrastinação é um sintoma, muitas vezes de outras coisas. No geral é um comportamento de evitação, onde a pessoa tem crenças em relação ao medo de lidar com as responsabilidades, e até mesmo o sucesso. Parece contraditório? Como alguém poderia ter medo do sucesso? Mas isso pode acontecer. Existe um tipo de crise, crises por aquisição, onde o indivíduo se sente incapaz de lidar com algo que venha a somar em sua vida, se achando insuficiente e tendo medo do fracasso. Na procrastinação é mais fácil procurar coisas que dão prazer do que encarar as responsabilidades. Não existe uma receita de bolo para lidar com isso, porque o contexto de cada pessoa é único. Então a sugestão é que você busque um psicólogo para avaliar seu caso direitinho e trabalhar com você as estratégias para lidar com a procrastinação. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

9 JUN 2023

Olá, é importante observar que muitas vezes às pessoas acreditam no nosso potencial, mas infelizmente nós não acreditamos em nós mesmos. Se conhecer e perceber as suas habilidades vão te ajudar a começar a dar o primeiro passo em direção a sua conquista. Muitas vezes precisamos da ajuda de um profissional capacitado, para se ver como alguém capaz de atingir os seus objetivos. Começar mesmo que seja devagar, vai te ajudar a perceber que é possível. Então, busque auxílio do psicólogo.

Fico à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

51 respostas

7 JUN 2023

Olá Barbara, espero que esteja tudo bem com você!

O mais importante você já possui, que é a consciência sobre o que pode, de fato, mudar sua vida para melhor. Isso quer dizer que você possui autoconhecimento o suficiente para reconhecer as oportunidades que estão a sua volta, e isso é muito positivo. Uma das formas mais eficazes de lidar com a procrastinação, é dividindo uma grande tarefa em tarefas menores, que podem ser feitas uma por vez, para que você possa, então, atingir seu objetivo. Neste caso, como você já reconheceu sua oportunidade, procure fazer um passo a passo para que você possa atingir seu objetivo maior. Estabelecido esse percurso, ficará mais fácil de você ir vencendo cada etapa, e não a tarefa toda de uma só vez. Muitas vezes procrastinamos não necessariamente por uma autossabotagem, mas por falta de uma organização na hora de realizar o que devemos fazer. De qualquer maneira, não deixe que esse comportamento de procrastinação tome conta de sua vida, pois ele pode gerar outros estados disfuncionais, como depressão e ansiedade, e que podem te prejudicar ainda mais. Ao avançar nesse passo a passo, que é um planejamento, você vai ter a oportunidade de vencer seus medos, e se conectar cada vez mais com seus desejos, sonhos e objetivos, deixando, definitivamente, a procrastinação de lado. Aproveite essa oportunidade que se apresenta para você, que o caminho se constrói ao caminhar. Se desejar aprofundar seu autoconhecimento, um processo de psicoterapia pode ser muito bom para você.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

924 respostas

3 JUN 2023

Barbara
Se livra disso fazendo Psicoterapia para saber quem é e saber quais as travas mentais precisa remover para liberar teu potencial de ação.
Medo e culpa são dois mecanismos do sistema para te controlar, para te manipular.
Conheça-se.
Abraços

5849 respostas

3 JUN 2023

Oi Barbara! Obrigado por perguntar. Procrastinação precisa ser entendida nas razões da origem de seu hábito. Envolve desprazer (distorcido por emoções, ligadas a questões de história pessoal e autoestima) por fazer algo que vai se empurrando para o futuro. Outra questão é ter a dimensão de que algumas coisas dão certo, outras não darão certo; entender que a sociedade é dinâmica, e muitas vezes, um plano adequado no seu início, é tomada por modificações sociais maiores que o faz inadequado. Por exemplo: quem abriu uma agência de turismo no início de 2020, não previa a pandemia. Há coisas que poderemos prever, controlar, vivenciar estratégias, preparações, para minimizar erros e prever os desdobramentos com as devidas medidas para lidar.
Em síntese, você precisa amadurecer, desenvolver autoconfiança, conhecer melhor a si mesma. Isso se faz em processo profundo de trabalho científico com psicólogo. Cuidado! É preciso vir com mente aberta, persistência, disciplina, continuidade e regularidade.
Abraços!

8672 respostas

2 JUN 2023

Olá, Barbara!
A procrastinação e o medo são sentimentos comuns que podem nos impedir de avançar em direção aos nossos desejos e metas.
Na abordagem psicanalítica, explorar as origens desses bloqueios emocionais pode ser útil. Pode haver aspectos inconscientes que estão influenciando seu comportamento autossabotador, como medos específicos ou não, inseguranças, crenças limitantes etc.
É importante refletir sobre suas motivações, identificar o que está por trás do medo e da procrastinação, e buscar compreender as possíveis resistências internas que estão impedindo seu progresso. Um psicólogo ou psicanalista pode te ajudar a investigar esses aspectos e te auxiliar no processo de autodescoberta e transformação.
Além disso, estabelecer metas realistas e dividir grandes tarefas em pequenos passos pode tornar a jornada mais gerenciável e menos assustadora. Criar um plano de ação e buscar apoio emocional e prático, seja de amigos, familiares ou de um profissional, também pode ser útil para manter-se motivada e superar os obstáculos.
Lembrando que o processo de mudança leva tempo e requer paciência consigo mesma. Ao desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesma, você estará mais preparada para superar as barreiras internas e tomar as ações necessárias para alcançar seus objetivos.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

2 JUN 2023

Olá Barbara, a questão se de boicotar é algo muito comum nas pessoas, são muitos os motivos que podem influenciar esse comportamento. Quando não se consegue de forma consciente encontrar solução, penso que será muito bom a você buscar ajuda profissional.

Claudio Soares Psicólogo em São Paulo