Problema familiar

Feita por >Beatriz · 15 fev 2018 Terapia familiar

Comecei a namorar um rapaz, a primeira a saber foi minha irmã, pedi para ela comentar com a nossa mãe (visto que minha mãe sempre foi extremamente brava com relacionamentos comigo) ela contou, minha mãe não entendeu muito bem no começo mas depois aceitou e até trocava mensagem com o rapaz. Até que chegou o dia que contei para meu padrasto, ele falo que não proibiria de nada mas que não queria conhecer o garoto por hora.

Passou um tempo, nada...coisas vem e vão, eu e meu namorado sempre querendo que eles o conhecessem mas não queria.

Meu padrasto descobriu que ele é ateu e possuiu tatuagens e não aceitava mais, minha mãe falou para terminamos. Consegui contornar a situação e não terminei.

Agora de novo, minha irmã falou coisas e estou proibida de namorar.

(sou maior de idade).

O ponto é que eles nunca conversaram com o rapaz, jogam na minha cara que nunca sentiram vontade. (no começo minha mãe gostava muito de trocar algumas mensagens com ele)

Estou me sentindo perdida, pois minha família está assim. Estou sufocada, o que eu faço (eu e o meu namorado nunca tivemos brigas e conflito pesados, ele sempre me respeitou, o motivo do possível término é meus país)

A melhor resposta 17 FEV 2018

Oi Beatriz, qual a justificativa que sua família dá para não querer conhecer o rapaz? Em determinado momento do seu relato você disse que sua mãe trocava mensagens com ele. Em todo caso, você é maior de idade e não deveria precisar da permissão de terceiros para ter um relacionamento. Apenas o relacionamento talvez fique com a restrição de não se manifestar no seu ambiente familiar, enquanto houver questões da sua família em conflito com ele. Ao invés de bater de frente com sua família, procure se conter, pois quanto mais conflito você gerar por causa desse rapaz, mais sua família terá uma barreira para aceitá-lo.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 FEV 2018

Olá, Beatriz.
Pelo seu relato pude perceber a sensação de sufoco no qual você se refere. Acredito que a questão a qual deva-se olhar não é o seu namorado apenas, mas a rejeição do seu padrasto e mãe acerca de qualquer relacionamento no qual você se envolva, pois pelo que entendi o seu receio veio com o fato de estar namorando independente da pessoa, mas sim pelo ato de se relacionar. Algumas coisas diante disso me chamaram a atenção e acredito que um profissional poderá lhe auxiliar no desenvolvimento desses laços, pois ele lhe acompanhará com mais informações. Nesse espaço você poderá avaliar com o psicólogo se a terapia familiar poderia ser uma solução mais assertiva no seu caso.

Espero ter auxiliado e me coloco a disposição para maiores esclarecimentos.

Núbia Barbosa.

Núbia Cristina Farias Barbosa Psicólogo em Fortaleza

49 respostas

15 FEV 2018

Oi Beatriz!
Imagino o quanto deve ser difícil essa situação pra você.
Acho que a situação que você relatou tem questões para além do seu namoro... achei interessante você dizer que é maior de idade e me peguei me questionando em que sentido... dentre outras perguntas...
... bom, não tenho como te ajudar concretamente, mas posso sugerir que você procure terapia, para desenvolver um fortalecimento da sua autoestima, autonomia, papel familiar, relações familiares...
Desejo boa sorte!!
Beijos
Erica Taylor
SP

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo