Sentimento familiar

Feita por >Ncrlnmuniz · 6 jul 2020 Autoestima

Há algum tempo venho sentindo que minha família não gosta de mim, pois parece que eu não consigo me dar bem com nenhum dos meus seis irmãos. Meu pai é alcoólatra e não se preocupa com ninguém além dele mesmo. Minha mãe sustenta a casa e parece cheia de problemas. Quando eu tento conversar com ela sobre o modo como eu me sinto, ela sempre fala que é coisa minha, como se fosse minha culpa. Isso aconteceu tantas vezes que agora eu realmente não falo mais nada, guardo tudo para mim. Para ela, minha única utilidade é estudar e trabalhar, parece que faz anos que ela não conversa comigo apenas para falar dos seus problemas. Eu me sinto cada vez pior e já pensei que seria melhor me suicidar, mas eu não quero morrer, eu quero ser livre desse sentimento ruim que me persegue. Eu tenho outros planos para mim mesma e amo a pessoa que eu sou, mas quando estou com eles, me sinto a pessoa mais estúpida e idiota do mundo. Constantemente minha mãe e minha irmã diz que eu nasci na família errada por causa dos meus gostos e isso me machuca. Eu quero ser independente, mas toda vez que penso em ir embora para viver minha vida, eu sinto medo de me arrepender de não ter ficado mais tempo com a minha mãe. Isso me faz recuar e me sujeitar a mais tempo me sentindo mal. Como posso sair dessa bola de neve?

A melhor resposta 7 JUL 2020

Oi, Amiga,
Você está correta em ter outros planos para você. Está correta em pensar em ser independente e construir a tua vida.
Na verdade, você veio aqui para resolver algumas coisas e ser feliz.
Você veio através dos pais mas não és deles. Foi você que escolheu estes pais e estes irmãos, estas condições porque tudo isso facilitaria cumprir com a tua missão de vida. Não veio aqui por acaso.
De fato, não nasceu numa família errada, nasceu na família que você escolheu, mas agora precisa realizar a tua missão e o medo faz parte do desafio.
Sacuda a poeira e está na hora de você erguer voo, sair de casa e ser feliz.
Aos pais, toda a tua gratidão pela existência física, mas não podes fazer nada para eles. Eles também têm a sua missão a cumprir e não há nada que possas fazer por eles.
Procure ajuda para compreender a ti mesma e o significado de todos estes problemas, que não são “problemas”, são desafios que fazem parte do jogo da vida.

5912 respostas

7 JUL 2020

Olá.
Primeiramente agradeço o contato.
Na terapia Cognitivo Comportamental trabalhamos muito com os pensamentos automáticos. No caso esse pensamento parece ser presente quando menciona que sua mãe não gosta de você. Precisamos entender melhor essas questões. Seus familiares colocar que nasceu na família errada pode também estar associado por estar acima da média deles em algumas questões pessoais (como estudo e profissão)? Sobre suas demandas acredito que terapia pode colaborar muito a se conhecer melhor.
Fico à disposição

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo