Sentir raiva repentina por familiares é normal?

Feita por >S.G · 2 jan 2017 Agressividade

Tenho 18 anos, sou uma pessoa introvertida, com poucos amigos e gosto de ajudar pessoas. Em geral, tenho uma boa relação com meus parentes, contudo, às vezes, sinto uma raiva repentina por meus familiares mais próximos (mãe, pai e irmão), principalmente por minha mãe, chegando ao ponto de eu ser totalmente grossa com ela e não suportar ouvir sua voz. Geralmente, essa raiva surge por motivos fúteis, por exemplo, o jeito "folgado" de ser da minha mãe me irrita, mas dentro de poucas horas eu me arrependo de sentir esse sentimento ruim. Isso se relaciona com algum problema psicológico?

OBS.: O que mais me magoa, é o fato de sentir raiva por minha mãe, que é uma pessoa muito boa, carinhosa e amorosa comigo.

A melhor resposta 2 JAN 2017

Prezada, respondendo a sua pergunta, não é possível dizer sobre indicativos de transtornos psiquiátricos com base nos eu relato. Porém compreendo que você pode se beneficiar de algumas sessões com um terapeuta cognitivo comportamental, pois este profissional poderá mapear as situações disparadoras, fazendo um registro de emoções e pensamentos que afloram na situação em questão. Com isso, é possível analisar a fidedignidade do seu pensamento e possíveis alternativas para alterar as emoções, de modo a ajustar a sua relação com seus familiares.
Um abraço!

Anônimo-271188 Psicólogo em Florianópolis

63 respostas

18 MAR 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

4 JAN 2017

Bom dia S.G, O relacionamento entre mãe e filha é fundamental para o desenvolvimento da identidade feminina de ambas. Tal identidade, por sua vez, também interfere e modula o relacionamento entre elas. As mulheres mantêm a identificação com a mãe ao longo da vida e no relacionamento entre elas constroem o que é ser mulher, mas pode ocorrer uma situação na qual você viveu na infância e que ficam latentes e na primeira ocasião eles afloram como se tivesse ocorrido naquele momento, às vezes é uma palavra, uma rejeição, outra situação bem comum são comportamentos de alguns membros de nossa família que a pessoa repudia em si mesma. Essa é a clássica projeção da sombra. Uma pessoa pode projetar no outro, ou seja, ver num familiar algo que pertence ao seu interior. Na tentativa de reprimir, negar e dissimular algo que existe em si e que ela gostaria de não possuir, transferimos para o outro e com isso nasce uma aversão. Porém, neste caso, não é que não gostemos da pessoa, nós não gostamos daquele aspecto de nossa personalidade recalcado e por esse motivo deslocamos essa percepção para o outro. O relacionamento entre mãe e filha é fundamental para o desenvolvimento da identidade feminina de ambas. Tal identidade, por sua vez, também interfere e modula o relacionamento entre elas. As mulheres mantêm a identificação com a mãe ao longo da vida e no relacionamento entre elas constroem o que é ser mulher. Sugiro que você procure uma psicoterapia em Técnicas Cognitivas e Comportamentais que tem mostrado êxito nesses problemas. Fico a disposição, um abraço

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

4 JAN 2017

Prezada,

Você encontra-se na fase da adolescência e isso é normal, sugiro que busque ajuda psicológica para ajuda-la a passar por esses momentos.

Elizandra Nascimento Pereira Psicólogo em Belo Horizonte

16 respostas

3 JAN 2017

Olá S.G. sugiro você fazer terapia familiar, para verificar o que acontece com você, o porque dessa raiva em relação a sua família e principalmente sua mãe. A terapia familiar irá verificar o que acontece com você e no seu ambiente familiar o porque dessa raiva.

Silmara Antonio Psicólogo em Curitiba

23 respostas

3 JAN 2017

Olá! Vejo um sentimento de culpa muito grande em seu relato e por isso sugiro que busque um psicólogo. As vezes sentimos raiva de pessoas que amamos, mas por determinada situação, como acontece com você. As vezes você não está sabendo lidar também com este sentimento de frustração de sua mãe ser mais rude em determinados momentos. Você deve identificar se isso não chega a ser uma variação de humor, o que é muito típica em sua idade, o que preocupa é se isso ocorrer de forma rotineira... Procure um psicólogo sim, ele poderá te ajudar. Respondendo a sua pergunta é uma questão psicológica sim, mas não confunda com psiquiátrica! Espero ter ajudado!

Espaço Recriar Psicólogo em Curitiba

48 respostas

2 JAN 2017

S.G, bom dia! Parabéns por esta iniciativa de procurar ajuda, profissionais para conversa, ou mesmo pedir um conselho/direcionamento. A raiva é uma sensação natural, e faz parte das nossas emoções, ela nos protege e nos deixa alerta quanto a algo que está nos incomodando. As emoções consideradas "primárias" são: alegria, nojo, tristeza, raiva e medo (Não sei se você já assistiu o filme de animação Divertidamente! Ele aborda este assunto. Eu assisti e gostei muito!). Será importante que você perceba os limites desta emoção para que possa perceber se ela está lhe incapacitando de vivenciar as atividades cotidianas ou de alguma forma, te bloqueando ou gerando um desconforto insuportável nas suas relações. Caso esta situação esteja acontecendo, ela merece atenção para que não acarrete mais prejuízos sociais e pessoais. Por isso lhe indico que se for possível, e do seu interesse, buscar um processo terapêutico na sua cidade. Serão várias situações no dia a dia que precisarão ser elaboradas de acordo com a sua forma de lidar, ver, sentir e ser. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro