É normal sentir muita raiva?

Feita por >Mael · 6 mar 2019 Psicologia clínica

Eu fico irritado muito fácil, e isso me deixa muito mal, as vezes só de lembrar de algo já me deixa irritado, e não passa rápido, eu já cheguei a começar a tremer de tanta raiva, e depois que começa a passar, a raiva se transforma em lagrima, mas isso e de menos, só quero saber se isso e normal ou posso ter alguma doença.

A melhor resposta 6 MAR 2019

Olá Mael. A irritabilidade é uma resposta indesejada (descontrole emocional) frente às situações. Pode desencadear sintomas cognitivos (desatenção, falta de concentração) e físicos (sudorese, taquicardia) e comprometer as relações sociais.
É importante investigar a origem da sua irritação, lembrando que não são as situações que deixam a pessoa irritada, mas como é a relação da pessoa com as situações, isto é, alguns pensamentos incoerentes devem estar associados às situações que provocam esse comportamento.
Na psicoterapia você pode entender como essa relação (quais são as formas incongruentes que você está se relacionando com as situações que provocam a irritabilidade) e técnicas de controle da raiva (respiração diafragmática, mindfulness, por ex.)
Espero ter ajudado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

23 MAI 2019

Existem sim remédios para tratar de agressividade como é o seu caso, procure um Psiquiatra e relate tudo o que sente

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

7 MAR 2019

Bom dia Mael, sabemos que a irritação se inicia por termos frustrações por situações ou por pessoas, o que é natural, pois nem todo momento somos capazes de controlar tais situações e pessoas, é claro também que todos nós, temos momentos de mau humor de vez em quando., pequenas s explosões de caráter que podem ser muito saudáveis quando são originadas por uma causa razoável. Mas quando persiste e começa a incomodar, como você relatou, penso que o incomum não é que você tenha esses picos de irritação, mas sim em conseguir manter a a serenidade, procura um psiquiatra para ele te dar um diagnóstico, e um psicoterapeuta para te orientar a saber como controlar, e qual a origem, dessa irritação. Abs. Andréa Christiano

Andrea Christiano Psicólogo em Bebedouro

52 respostas

7 MAR 2019

Olá Mael!
O passo mais importante você já deu: reconhecer que sua raiva é desproporcional e vem causando prejuízos.
A irritabilidade pode estar associada a quadros de depressão, estresse ou transtornos de controle de impulso.
Existe também a possibilidade da falta de habilidade de se expressar levar a um acúmulo de lembranças que favorecem a ruminação de memórias e sensibilidade.
É indicado que você agende uma consulta com um psicólogo tornando possível a investigação do quadro que proporcionará orientação sobre tratamento e possíveis intervenções.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo