Influência familiar.

Feita por >Samia · 27 jun 2023 Terapia de casal

Desde que mudei para morar com meu noivo na cidade dele próximo dos familiares que nosso relacionamento entrou em crise .

Ele já não é mais o mesmo, prioridade dele é família tudo que a irmã mais velha manda ou pede ele faz . Tudo que ela diz pra ele, ele concorda.

Se tornou uma pessoa calada e fria comigo .

Também diz que eu sou culpada por a família me tratar assim porque eu criei muita confusão por não aceitar a família dele e a forma como eles vivem .

O problema é que as atitudes dele comigo não são as mesmas e eu já briguei demais ,já cobrei demais, já aceitei muita coisa .

Cansei de tudo e agora sim até da família dele cansei.

Vejo ele muito depende da família não sei é porque passou 16 anos fora ,enfim .

Meu noivado está por um fio .
Não fazemos mais nada a dois , não tem mais diálogo, ele conta tudo pra irmã e não me conta nada tá difícil

A melhor resposta 28 JUN 2023

Olá Sâmia, tudo bem? Primeiramente, obrigada por escrever e está expondo as suas angústias. Uma relação a dois é importante que desenvolva confiança, diálogo, laços e outras coisas. Se observa no seu texto, que o laço dele com a família é forte e é onde ele busca conforto. No entanto, você se sente cansada, abalada e deixada de lado por todo contexto, é difícil demais a sua situação. Por isso, que os passos namoro, noivado e casamento meio que é importante serem andados como uma escada, um degrau de cada vez, dessa forma, poderá se conhecerem melhor e ver seus acertos e erros. No momento agora, o que é possível é acolher a sua dor e dizer que não é fácil que está passando e vivendo, afinal, parece que aos poucos esse sonho de casal está sumindo aos poucos. Se pergunte se é isso que quer passar, já que, aparentemente seu companheiro não apresenta ou impõe para a família dele que você é a família dele também. Sinto muito mesmo por está passando por isso, procure a sua família e amigos também para poder te apoiar nesse momento, precisando de ajuda profissional você já sabe onde deve procurar. Desejo boa sorte para você.

Rebeca Santiago Psicólogo em Fortaleza

18 respostas

5 JUL 2023

Olá Sâmia, sinto muito pelo que você está passando. De fato é uma situação muito complicada por conta de todos os conflitos que vem se acumulando ao longo do tempo. Pelo que você a dinâmica entre sua relação e a relação com a família do seu noivo é permeada de desentendimentos. Você não tem como mudar a relação dele com a irmã, e interferir nessa relação se mostrou para você que acaba afastando mais o seu noivo de você. Por um relato de internet não dá pra falar muita coisa específica porque deve ter muita coisa aí por trás. O que é importante é você refletir se você quer levar essa relação adiante, uma vez que se esses conflitos não forem resolvidos a tendência é continuar e desgastar mais ainda a relação de vocês. Uma outra alternativa é buscar terapia de casal. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

29 JUN 2023

Oi, Sâmia. Ele está casado com a familia, e aí, de fato, você não entra como prioridade. Precisamos trabalhar isso, mostrar pra ele as dinâmicas doentias. Ele não tem se permitido viver uma vida adulta e madura, pois deixa a familia entrar demais e você fica de fora. Nem é por maldade muitas vezes, é que ele , pelo visto, é dependente demais deles e isso precisa ser avaliado, entendido, ele precisa enxergar que enquanto estiver nessa dinâmica, nunca será casado de fato com uma mulher pois já casou com a familia de origem.
Entra em contato comigo, trabalho com isso!
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

29 JUN 2023

Olá! Samia, Mantenha uma comunicação aberta e honesta com seu noivo sobre suas preocupações em relação à influência da família dele no noivado. Discutam juntos a importância de estabelecer limites saudáveis e tomar decisões como casal.
Identifique quais são as suas necessidades e valores no relacionamento e compartilhe-os com seu noivo e sua família. Definir limites claros ajudará a estabelecer uma base sólida para o relacionamento e garantirá que suas opiniões sejam respeitadas. Tente compreender as preocupações e motivações da família do seu noivo. Nem sempre é fácil, mas a tentativa de entender a perspectiva deles podem ajudar a melhorar a comunicação e encontrar soluções mais equilibradas. Mantenha-se aberta ao diálogo com a família do noivo, mas lembre-se de que você tem o direito de expressar suas próprias opiniões e necessidades. O equilíbrio entre respeitar a família e afirmar sua própria identidade no relacionamento é importante para o crescimento mútuo. Lidar com a influência da família no noivado pode ser um processo desafiador, mas é possível encontrar um equilíbrio saudável. Lembre-se de que você tem o direito de buscar felicidade e satisfação em seu relacionamento e que o diálogo aberto e o respeito mútuo são fundamentais nessa jornada.

Ana Cláudia Silva Psicólogo em Rio Grande

2 respostas

28 JUN 2023

Olá, Samia! Obrigada por entrar em contato. Deixarei aqui algumas dicas com o intuito de ajudá-la a pensar e a escolher o caminho mais coerente com o que vc quer para sua vida, coerente com seus valores. Por algum motivo vocês pensaram em formar uma família, partindo por esse ponto vamos trabalhar o comportamento assertivo, isso mesmo, sentar e conversar. Partindo da primazia que ambos precisam se " desarmar", deixar o ego sossegado e ouvir um do outro o que podem fazer para que a relação melhore, caso vocês ainda queiram casar, ok. Sem julgamentos, sem ataques ao comportamento do outro, uma boa conversa começa com uma boa escuta de ambos, se os dois cederem um pouco, tem tudo para dar certo. Sobre a família dele, caso sinta que esteja medindo forças com ela, se questione o porque, o que você tinha dele que mudou, e mudou porque? É importante questionar seus pensamentos, ver as evidências dele. Além do comportamento dele, reflita sobre o seu, e lembre-se que quando a pessoa é apegado a família a gente se junta á família e não o oposto. Procure mudar as estratégias, analisar seu comportamento, conversar com ele sobre, como disse á cima , seja assertiva. Comportamento agressivo só nos afasta de nossos objetivos. Caso sinta dificuldade, procure ajuda, ok! Até :)

Crisângela N. De Menezes Costa Psicólogo em Manaus

24 respostas

28 JUN 2023

Oi Samia! Obrigado por escrever. Você escreveu aqui porque deseja alguma fala nossa. Somente podemos falar com base no texto que você escreveu. Pelo que escreveu a convivência com maior aproximação mostrou que vocês não contam com afinidade suficiente para continuarem juntos. Namoros são para verificar essas coisas mesmo: se conhecer mais de perto, amadurecer. Salvo outros dados, você precisa de reorganizar tua identidade, tuas metas, resgatando a prioridade de si mesma. O texto indica que você repetiu adaptações, renúncias, chegando ao ponto de dizer que está cansada. Você foi morar com ele, sem o conhecer melhor. Será preciso distanciamento para que cada qual possa ver as coisas de novos pontos de vista.
Conte com o apoio de teus familiares, colegas, conhecidos, amigos, e sendo possível, também conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.