Estou péssima

Feita por >Meninasolitaria · 19 jan 2021 Autoestima

Tenho 21 anos, trabalho meio período, moro com meus pais e minha irmã mais velha. Amo muito eles mas as vezes me sufocam ou não querem enchergar que cresci, eles me tratam como se eu ainda tivesse 12 anos e nem nessa época me tratavam assim, ficam o dia inteiro no meu pé perguntando se tomei café, se lanchei, se tomei banho, coisas ridículas tenho medo deles fazerem isso na frente dos outros. Não me deixam sair sozinha, sempre ficam de olho no que estou fazendo no celular, me sinto vigiada 24 horas, é uma situação insuportável as vezes e vergonhosa, sendo que sou uma pessoa responsável e eles sabem disso.
Tenho muitos problemas com auto estima também, já sou b magra e baixinha e ainda perdi peso subitamente estou cada vez mais feia, enquanto muitas garotas estão se desenvolvendo e se tornando mulheres lindas eu estou sumindo cada vez mais. Me sinto uma criança velha e ridícula, magra, pequena e feia.
Já tive dois namorados mas foram relacionamentos frustrados acho q só comecei por carência nunca gostei de verdade de nenhum deles. Só comecei a namorar com meu segundo namorado por influência dos meus familiares e dele, o que péssimo pois ele era 10 anos mais velho q eu e não tínhamos absolutamente nada a ver, além dele ser um homem meio bruto e escroto, que não me respeitava em absolutamente nada, e para piorar tive minha primeira relação sexual com ele que foi a pior experiência da minha vida. E quando terminei com ele achei q iria viver em paz, mas aí veio minha família novamente e ficaram me perturbando para voltar com ele todos os dias sem exceção, todos os dias eles repetiam a mesma coisa, quase enlouqueci nessa época não queria voltar mais para casa quando saia, queria ficar na rua para ter sossego mas não podia era só do trabalho pra casa e ficar nessa tortura, até q com um tempo vendo q eu não iria voltar com ele, eles pararam.
A única paixão de verdade que senti por alguém foi na minha adolescência quando tinha 15 anos, mas ele nem me olhava, na escola sempre sofri bullying durante todo período escolar do início ao fim, e sempre por ser muito tímida e calada, não falava com absolutamente ninguém.
Era mais uma tortura ir a escola.
Nunca tive nenhum momento de felicidade na minha vida, sempre só aconteceram e só acontece coisas ruins para mim. Já pensei em tirar minha própria vida varias vezes principalmente na época da escola, mas ficava com pena dos meus pais, sei que eles iriam sofrer muito.
Além de tudo para pior minha aparência, tenho condições de me arrumar como as outras garotas, uso sempre roupas velhas, antigas, não arrumo meu cabelo que é crespo e precisa de tratamento, ando sempre pior do que os outros. As vezes tenho vergonha de sair na rua e outras não saio porque não tenho uma roupa para sair.
Estou em desespero, angustiada, triste, com raiva, em um turbilhão de sentimentos.
Sem saber o que fazer.
Por favor se puderem me ajudar agradeço imensamente.
Obrigada

A melhor resposta 20 JAN 2021

Olá menina solitária.
Grata por sua participação.
Em primeiro lugar busque ajuda psicológica para falar de seus sentimentos, emoções. No ambiente terapêutico que é um local neutro e sigiloso você terá o acolhimento que precisa para se expor e organizar todas essas questões uma a uma. Acredite, todas elas podem ser sanadas e você se sentirá mais forte para enfrentar os desafios e fazer novos planos para a sua vida. A sua timidez também será tratada na terapia. O psicólogo saberá ajudá-la dando exercícios e tarefas gradativas de exposição inicialmente para as pessoas mais próximas e depois no coletivo.
Aproveite todo o tempo que tiver livre para estudar e fazer cursos pela internet, ouvir palestras, ouvir músicas agradáveis, ler, faça caminhadas regularmente, atividade física, trabalhos manuais, como artesanato, jardinagem, ou outra atividade que gosta. Procure intercalar atividades diferentes ao longo do dia e da semana. Saia da rotina, mesmo dentro de casa. Invista em trabalhos que possam lhe propiciar renda extra e com isso poderá se arrumar mais e cuidar do corpo e da aparência. Procure cuidar mais da sua área espiritual pois se investir só na aparência o seu vazio existencial continuará a existir e pode até aumentar. Não se abandone, busque ajuda e trabalhe sempre para desenvolver a sua auto estima e assertividade. Isso você consegue através do autoconhecimento.
Espero ter ajudado.
Fico à disposição.
Psicologa Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

24 JAN 2021

Olá Menina, não estás mais solitária!
Tem a nós para compartilhar.
Para ser breve, está é a situação em que se encontra, porém não se coloque como vítima porque isto tudo voce planejou vivenciar, experimentar quando ainda estavas em outra dimensão.
Voce quis passar por isso tudo e mais o que vorá pela frente para experimentar e corrigir coisas que te eram incompreensíveis na outra existência. Admito que seja pesado tudo isso, mas com mais razão deves acreditar na tua força e na tua resistência.
Deves agora assumir o controle da sua vida, conquiste o lugar que voce merece, sem se fazer de vítima.
Vai persistir estas atitudes até voce compreender que deves ter flexibilidade e diplomacia para lidar com todos, mesmo voce admitindo que se sente velha, ridícula, magra, pequena e feia... esta foi a embalagem que voce escolheu para guardar uma alma poderosa pois assim te desafiou que ia vencer aqui nesta vida.
Precisa se conhecer para gerar mais autoconfiança e segurança em si mesma.
Tens apenas 21 anos e já te colocaste de forma ativa, basta agora respirar fundo e se reconhecer quem realmente voce é.
Veio atraves dos pais, mas não és deles. Voce é um ser infinito que está experienciando coisas aqui na terra e mesmo se colocando nestas condições, vai vencer. Basta que acredite em ti mesma.
Precisa fazer Psicoterapia para facilitar esta conquista sem muito sofrimento.

5817 respostas

20 JAN 2021

Olá Meninasolitária! Grato por escrever. Será importantíssimo você poder falar com um psicólogo o mais rápido possível. Certamente há um potencial muito grande de coisas boas que precisam de um certo tempo, de uma condução correta, para que possam se tornar realidade. O sofrimento dói muito, mas também propicia ver possibilidades. Há muitas possibilidades para você, a serem vistas. Os conceitos de convivência escolar, de imagem corporal, precisam ser trabalhados para que adquiram novos significados. Também será importante lidar com o entendimento das emoções e intenções que fazem seus pais agirem como agem. Calma! Não fique sozinha. Procure por um psicólogo. Fale conosco.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

20 JAN 2021

Menina, vc precisa buscar terapia, vc tem sintomas de depressão, tem traumas, e provavelmente ansiedade. Além de baixa auto estima. Isso tudo não te deixa crescer e evoluir. Mas tem tratamento, basta vc procurar e pensar em vc. N desista de vc.
Se precisar e interessar sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 JAN 2021

Olá...
Vejo que você encontra-se em meio a uma situação complicada com sua família, por não darem espaço a você, te vigiarem como se fosse uma criança. Além de lhe cobrarem muito as coisas.
Você também já vivenciou inúmeras situações ruim, o que a faz pensar que a vida para você não tem sentido.
O ideal seria você poder conversar com sua família e expor todas essas aflições, todos esses sentimentos e receios que tem com a sua família, e do medo/vontade de sair na rua e não retornar mais para casa. A vergonha que sente com relação a sua aparência e modo de se vestir.
Oriento você a buscar ajuda psicológica para trabalhar seu autoconhecimento, sua autoestima (que está muito baixa), seu fortalecimento emocional e buscar compreender o porque desses sentimentos.
Trabalhar em você seus pontos fortes, desenvolver suas habilidades para assim ter uma melhor qualidade de vida.
Espero poder ajudar você.
Fico a disposição.
Abraços Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste