Decepção com familiares

Feita por >Dani Santos · 24 out 2018 Terapia familiar

Não sei se alguém passa por isso, mas me sinto envergonhada com minha família, desde pequena sempre sonhei em ser alguém formada e profissional no futuro, só que depois que comecei a faculdade, um emprego bom, comecei a enxergar como minha família faz as coisas, enfim, meus pais não terminaram o ensino médio, meus tios também não, meus primos nem se fala, todos repetiu ou não sonha em ser alguém, sou completamente sozinha, não ligam pra festas, nem pra churrascos em família, natal em família, nem em visitas ou almoços, eu nunca fui muito de ligar pra essas situações mas depois que comecei a namorar minhas opiniões mudou, a família dele é unida, sempre fazem festas, são felizes, sonham alto, e corre atrás do seu futuro, minhas amigas os familiares também, sempre me chamam pra festas, e me sinto decepcionada com isso, tenho vergonha de apresentar meu namorado ou amigos para minha familia, como pode isso? eu sentir vergonha da minha família, é péssimo, e to tenho problemas emocionais pensando que não serei nada na vida e nem ter uma pessoa legal ao lado por ter uma família tão desunida e infeliz.
Eu estou desesperada infelizmente, como posso tentar esquecer isso?

A melhor resposta 29 OUT 2018

Bom dia Dani Santos, os contextos infrafamiliares são diferentes para cada família que é composta de pessoas com pensamentos, desejos, sonhos e projetos de vida nada iguais.
Sugiro Dani que, pare um pouco e observe o contexto, tente entender como é a dinâmica deles e se dar certo para seus parentes viverem desse modo, se sentem satisfeitos e continuam vivendo a vida deles dessa forma, talvez seja uma escolha ou não, apenas vivem, você é você e eles são eles, você tem escolha de ser o que quiser na vida independe do que "a sua família se comporta, o modo de viver dos seus familiares", e se é vergonhoso para você por que? Pense nisso, você não é responsável pelo comportamento e a vida deles, converse com o seu namorado sobre essas questões. E também tente conversar com a sua família explique como se sente, se não funcionar procure ajuda de uma terapeuta para conversar sobre essas questões. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador