Preciso de autorização para passar em psicoterapia?

Feita por >Hudson · 28 mar 2018 Ansiedade

Boa tarde, passei em uma consulta com o clinico onde foi constatada ansiedade em mim e fui encaminhado ao psiquiatra e o psiquiatra novamente me encaminhou para o psicoterapeuta, liguei para marcar a psicoterapia porém me informaram que preciso de encaminhamento e da autorização, oque seria a autorização? Alguém saberia me informar? (eu uso plano de saúde)

A melhor resposta 29 MAR 2018

Olá Hudson!
Boa parte das vezes que ocorrem autorização, ou mesmo encaminhamento são no contextos de planos de saúde. Cada plano possui sua particularidade. Consultas particulares com profissionais psicoterapeutas não exigem estes tipos de documentos, exceto casos específicos. Procure maiores informações com seu plano de saúde.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

4 ABR 2018

Alguns planos de saúde para autorizarem as consultas precisam que o terapeuta faça , por escrito a indicação da psicoterapia e do número de sessões para autorizarem o tratamento. Peça ao psicólogo para fazer a indicação é caso precise de mais sessões, peça para ele pedir por escrito novamente. E você levará o pedido para o seu convênio para eles autorizarem as consultas. Informe-se com o convênio como eles procedem e se autorizam.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

28 MAR 2018

Olá Hudson. Você deve entrar em contato com seu plano de saúde. Cada plano utiliza procedimentos diferentes. Alguns planos aceitam encaminhamento de um médico clínico, outros somente com médico psiquiatra. Existem alguns planos de saúde que você pode diretamente ser atendido por um psicoterapeuta e com o recibo ser reembolsado (nem sempre recebe o valor integral da consulta). O número de consultas que os planos de saúde aprovam são limitados.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

28 MAR 2018

Hudson, para trata-se com Psicologo, não precisa nada, basta você querer, agendar uma consulta e seguir o tratamento, no caso de consultório particular, porém se você for fazer um tratamento Psicológico através de convênio médico, você precisa ir ao Psicologo, levar o encaminhamento dos médicos ao seu convênio, para que sejam liberadas suas sessões com o Psicologo.
Estou a disposição
Espero que eu tenha conseguido lhe ajudar.
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo