Práticas sexuais incomuns durante a adolescência podem indicar doenças mentais?

Feita por >Anônima347 · 1 jul 2020 Terapia sexual

Meu marido me contou que, quando era adolescente, praticou zoofilia (uma vez). Ele se mostra arrependido e disse que não sente desejo nesse tipo de coisa e isso nunca interferiu nas nossas relações sexuais (temos anos de casamento e nunca desconfiei que ele já pudesse ter praticado. Mesmo que ele tenha praticado apenas uma vez, se arrependido e nunca mais olhado nada do tipo (nem vídeos), pode indicar que ele tem alguma doença?

A melhor resposta 6 JUL 2020

Olá Anônima 347! Obrigada por sua pergunta.
É difícil constatar que um fato isolado faça com que seu marido tenha algum tipo de diagnóstico. Se ele diz ter se arrependido e não o faz mais, te pergunto: qual a importância desse assunto para você? O que sente e pensa sobre isso?
Um psicólogo pode ajudá-la com essas questões.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida fico à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga Clínica
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

6 JUL 2020

Olá Anônima347! Grato por participar. A zoofilia é uma prática que acontece com certa frequência, principalmente em regiões rurais. A troca de pessoas por animais, quando se torna hábito e predomínio de frequência, tornar-se-á um problema. Um experiência, na adolescência é algo que não envolve maiores implicações. A vida caminha, o amadurecimento e as novas experiências vão compondo o novo caminho da vida. Fique tranquila! Você não apresentou nenhum fato que indique processo de adoecimento, inclusive soube porque ele contou.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8671 respostas

6 JUL 2020

Boa noite Anônima347, respondendo a sua pergunta "Práticas sexuais incomuns durante a adolescência podem indicar doenças mentais?" sim e não, o comportamento sexual do ser humano pode desencadear uma doença ou não, isso não posso afirmar, pois depende de cada ser humano, como reage a tal evento, os sentimentos são individuais, para cada ser humano é diferente, mas, pelo que você descreve o que aconteceu no passado, na adolescência dele ainda te incomoda, você se preocupa depois de anos, isso pode sinalizar na sua preocupação a não aceitação de um fato passado que gerou uma opinião, dúvidas, desconfiança, sugiro que converse com ele e fale abertamente o que sente, se não conseguir sugiro que, procure um terapeuta sexual para conversar sobre essa questão.
A pratica da zoofilia segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM.IV), é um Transtorno parafílico não especificado que inclui uma variedade de outros comportamentos parafílicos.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

3 JUL 2020

Não! Não significa doença. Foi uma experiência.