Práticas sexuais com criança

Feita por >anônimo · 26 mai 2020 Traumas

Olá.
Quando tinha entre 4 a 6 anos, eu lembro que minha mãe traía meu pai com muitos homens e mantinha relações sexuais com eles. Nessas relações, ela me colocava junto( eu via tudo, em cima dela), pois apesar da idade,eu ainda mamava. Acabei que desenvolvi um comportamento muito timido , nao brincava com outras crianças, era muito calada, retraída, e as vezes tinha sonhos com a minha mae tendo relações sexuais, porem, eu enxergava isso como uma violência contra minha mae, era como se os homens estivessem machucando ela...Conforme fui crescendo,eu não lembrava mais das práticas sexuais. Mas depois , na adolescência, as relações sexuais da minha mãe com outros homens veio em forma de flashes na minha mente. A dúvida que queria tirar é: Foi certo minha mãe práticar relações sexuais com a minha presença lá, Participando do ato tambem? E esse comportamento que desenvolvi, esse comportamento tímido e retraído pode ter sido por causa disso?
As vezes, tenho a impressão ( Não tenho certeza) que eu também participava das relações, que os homens acabavam me tocando também, mas eu não lembro muito bem... são apenas flashes. Queria tirar essa dúvida, porque na minha relação sexual com meu namorado, eu me sinto desconfortável, não sinto muito prazer, e as vezes fico com vontade de chorar...

A melhor resposta 4 JUN 2020

Olá!
De acordo com o estatuto ECA de proteção a crianças e adolescentes, a exposição de uma criança ao ato sexual ou conteúdo pornográfico é considerado abuso sexual infantil, deixando marcas de trauma mesmo que não exista a participação efetiva.
É indicado que inicie a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, possibilitando a integração e elaboração destes traumas tão profundos.
A personalidade tímida, retraída e desconforto no ato sexual possivelmente são reflexos consequentes do trauma.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

27 MAI 2020

Olá tudo bem?
Olha, não posso falar sobre ser certo ou errado o que sua mãe fazia, porém acredito que esse fato marcou muito sua vida. Sobre sua relação com seu namorado e o fato de ser tímida, é algo difícil de dizermos como sendo causado por esses fatos, tem grandes chances deles terem influenciado sua vida, porém não posso afirmar isso. Mas posso te dizer que seria importante você buscar um acompanhamento psicológico, não para achar culpa ou responsável pelo que houve, mas para trabalhar seus sentimentos e comportamentos em relação a tudo isso, seria importante para te ajudar nesse processo, caso queira conversar um pouco mais pode me chamar, estarei disponível para te ajudar, obrigado, até mais.

Guilherme Augusto de Matos Psicólogo em São Paulo