Postura do psicólogo com a família do paciente

Feita por >Isabel · 22 mar 2019 Terapia familiar

Meu avô tem 85 anos e no último mês tem feito comentários sobre traições e ameaças à minha avó, procuramos um psicólogo e já está sendo atendido, mas a família não sabe como lidar com a situação, podemos esperar do psicólogo sobre como devemos tratar ele, até mesmo para não prejudicar o tratamento?

A melhor resposta 22 MAR 2019

Olá Isabel,

O psicólogo que realiza o atendimento para seu avô pode realizar orientações frente como a família deve lidar com a situação. Claro que serão fornecidas apenas informações pertinente e que não firam a confidencialidade profissional, mas informações e orientações podem ser oferecidas. O profissional pode também solicitar uma “reunião” com familiares caso apareça alguma questão que coloque, de alguma forma, a vida do cliente ou familiares em risco. Caso, após orientações, os familiares ainda apresentem dificuldades significativas cabe a cada membro identificar e entender tais.

Espero ter esclarecido sua dúvida.

Bruno Marinho S M Alves
Psicólogo

Bruno Marinho Silva Mendes Alves Psicólogo em Uberlândia

58 respostas

21 MAI 2019

Traições sempre corrompem a confiança do outro cônjuge no relacionamento, continue a Psicoterapia sera de grande valia para vocês todos

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

24 MAR 2019

A Família tem um papel importante na totalidade da autorregulação da saúde emocional Se, existe uma angustia no lidar com toda essa situação, eleger alguma ou algumas pessoas para conversar com o profissional pode ser muito bem vindo. Em todo o processo o sigilo e a ética do profissional e do cliente ( paciente) devem ser preservados.
Nessa última fase da vida o foco colocado na velhice de si mesmo, de parentes e do companheiro, como a morte, as doenças degenerativas, e o adoecer como um todo são temas constantes e que merecem toda atenção e cuidado no atendimento do idoso e do entorno da família. Boa Sorte !

Adriana Maximina de Oliveira Volsi Psicólogo em Osasco

3 respostas

24 MAR 2019

Bom domingo Isabel. Pela idade do seu avô e pelos seus relatos, será muito importante a família procurar esse psicólogo e passar para o mesmo seus conhecimentos sobre o comportamento do seu avô, bem como as preocupações. Com esses dados passados, solicitar orientações a esse profissional.
Um abraço: Ary Donizete Machado