É normal psicólogo falar mais que o paciente durante a terapia?

Feita por >Ju · 16 out 2024 Abordagem psicológica

É normal o psicólogo falar tanto durante as sessões?

Comecei a fazer terapia recentemente e percebi que não tenho conseguido falar durante as sessões pois a psicóloga fala o tempo inteiro, eu começo falando e ela me interrompe e deduz coisas que não é pois ela não deixa eu terminar e começa em seguida a contar histórias da vida dela que sejam parecidas e não para mais, acaba sendo intediante pra mim pois tenho muita coisa pra falar e não consigo, acabo saindo da terapia pior do que entrei, outra coisa que me encomoda é que ela fica o tempo inteiro corrigindo minha postura o jeito de sentar ou de cruzar os braços, tipo eu já tenho ansiedade e ataque de panico eu já tenho que ficar me controlando o tempo todo pra não passar mal, agora tenho que controlar como eu me sento ou como tá meus braços ou minhas mãos ou se eu tô corcunda isso só piora não me sinto a vontade, nunca tinha feito terapia não sei se é assim mesmo ou se é um tipo de abordagem

A melhor resposta ONTEM, 17 OUT 2024

Oi Ju,

Não! Isso não é normal em nenhuma abordagem, além de anti-ético.

“O paciente deve se sentir seguro e confortável para falar em um ambiente livre de julgamentos; o profissional deve realizar escuta ativa (estar atento, pois é somente assim que somos capazes de compreender e ajudar); o profissional também não deve misturar questões pessoais ou crenças religiosas.”

Como não está te trazendo benefícios, você pode optar por comunicar sua insatisfação com ela até para contribuir profissionalmente (os feedbacks dos pacientes são importantes) ou buscar outro profissional com quem se identifique. A psicoterapia só funciona se houver vínculo terapêutico e confiança, pois é uma jornada que se faz de mãos dadas, as vezes é até longa.

Essas situações infelizmente acontecem. Só não desista do seu processo!

Sabrina Rattes Psicólogo em Manaus

31 respostas

HOJE, 18 OUT 2024

Pelo que você descreveu, parece que a sua psicóloga não está conduzindo as sessões da maneira mais adequada. É importante que você se sinta livre para falar sobre o que te incomoda, sem interrupções.Opapel do psicólogo:Escuta ativa: O psicólogo deve te escutar com atenção, buscando compreender seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Intervenções pontuais: Ele pode fazer perguntas para te ajudar a aprofundar algum ponto ou te guiar na reflexão, mas as intervenções devem ser pontuais e ter o objetivo de te auxiliar a se entender melhor. O psicólogo pode te oferecer ferramentas e técnicas para lidar com suas dificuldades, mas nunca te dizer como você deve se sentir ou agir.
A terapia deve ser um espaço de acolhimento, e não de julgamento.
É importante que você se sinta à vontade durante as sessões para que possa aproveitar ao máximo o processo terapêutico.

Fernanda de Fátima Andrade Psicólogo em Cordeiro

4 respostas

ONTEM, 17 OUT 2024

Oi Ju, espero que esteja bem!

Acredito que não seja o ideal seu terapeuta falar mais dele do que de você.
O processo terapêutico deve fazer sentido para você. Independente da abordagem que o profissional segue, a ideia é que você se sinta a vontade a contar e falar sobre sua vida. Sentir-se bem é aquilo que todos buscam no espaço terapêutico, não é mesmo?
Acredito que você encontrará um profissional que se "encaixe" melhor a sua forma de ser e que deixe você se expressar e se "descontrolar", já que pode ser isso que você procure. Um espaço em que você possa ser você e se (re)conhecer.
Terapia deveria lhe deixar a vontade e não o contrário.
Acredito que, se você quiser, deveria buscar uma nova experiência em que possa contar a sua própria história.
Não desista da terapia...

Forte abraço,
Lucas Konigami.

Lucas Kosei Konigami Psicólogo em Rio Claro

2 respostas

ONTEM, 17 OUT 2024

Oi Ju, boa tarde

O papel do psicólogo é ter uma escuta atenta e criar um ambiente seguro, acolhedor e saudável para a pessoa se expressar. O fato de vc não conseguir falar o que quer, ser interrompida a todo momento com histórias pessoais dela, sentir que ela deduz coisas ao seu respeito e ficar pior ao final da sessão mostra que o processo psicoterapêutico com essa profissional não está sendo saudável para vc. Podemos, inclusive, ser retraumatizadas na psicoterapia diante de comportamentos como esse. Se vc, não se sentia ouvida e vista em algum momento da sua vida, por exemplo, esse pode ser um gatilho de sofrimento para vc. Fora que, corrigir a sua postura o tempo todo causa uma tensão e pode fazer com que vc se sinta, além de ansiosa, inadequada. Fico feliz que tenha percebido o incômodo com a postura dela e questionado se isso é comum ao invés de desistir da psicoterapia e não buscar mais ajuda. O vínculo com a psicóloga é fundamental para o bom andamento da psicoterapia e vc pode encontrar outros profissionais com os quais se identifique mais. Experimente fazer sessões com outros psicólogos e veja como se sente, só não desista do autoconhecimento. Fico a disposição. Um abraço

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

254 respostas

ONTEM, 17 OUT 2024

Boa tarde, Ju! Grato por se colocar. Segundo teu relato, não é normal, não está adequado. Sempre é importante procurar dialogar, falar de tuas insatisfações, das análises que você colocou nesse texto.
Pode ser que o ser humano formado em Psicologia, não tenha conseguido realizar a empatia que tuas necessidades demonstram. O diálogo a verdade são as primeiras providências.
Algumas sessões, dependendo do contexto e desenvolvimento o psicólogo pode conduzir fala, desde que ele sintonize mobilizações adequadas ao tema e momento da sessão.
Pode ser que você preciso trocar de profissional.
Atenciosamente,

9366 respostas

ONTEM, 17 OUT 2024

Olá!! :)

O que você está descrevendo não é o ideal em uma sessão de terapia. O terapeuta deve criar um espaço seguro onde você se sinta ouvido e tenha liberdade para se expressar. Interrupções constantes e relatos excessivos da vida pessoal do psicólogo podem desviar o foco de suas necessidades.

Quanto às correções de postura, a menos que faça parte de uma abordagem específica (como terapia corporal), isso pode não ser útil, especialmente se está aumentando sua ansiedade. Você tem todo o direito de expressar como se sente em relação a isso e, se necessário, considerar uma mudança de profissional.

Milcker de França Salgueiro Psicólogo em Natal

5 respostas

ONTEM, 17 OUT 2024

Olá, Ju. Como vai?

Ju, o papel da psicologia não é este. Nosso papel é provocar reflexões e possibilidades de caminhos para a própria paciente construir durante às sessões e para a vida.
Há psicólogos que trazem algo de sua vivência particular, mas de forma pontual, rápida e superficial, mas ainda o espaço e lugar de fala é seu. Sobre controlar a forma de você sentar e os movimentos com os braços e mãos, desconheço abordagens nas quais o psicólogo tenha tal controle do corpo do paciente.
Mas de toda forma, se você não tem sentido bem durante suas sessões, talvez esta não seja a profissional que irá auxiliar em suas queixas e se você sai de lá pior do que entrou, continuar seria um martírio.
Sugiro que entre no site do Conselho Federal de Psicologia, no campo “busca por profissionais” (https://cadastro.cfp.org.br) e verifique se esta pessoa tem cadastro ativo no conselho.

Fique bem.

Camila Vieira Psicólogo em Belo Horizonte

11 respostas

ONTEM, 17 OUT 2024

Bom dia, Ju!
Então, esse não é o ideal em um processo de psicoterapia. O ideal é que as falas do psicólogo ou psicóloga sejam para te guiar em sua fala e ajudar com que você desenvolva e elabore seus pensamentos e sentimentos. O comportamento de sua psicóloga parece estar mais te atrapalhando do que te ajudando, pelo que diz, certo? Procure uma profissional que te escutará e te acolherá acima de tudo, e que entenda que a prioridade no cenário de terapia é você, a cliente.
Fico à disposição!
Um abraço.

Cecília Xavier Psicólogo em Belo Horizonte

14 respostas

ONTEM, 17 OUT 2024

Ola Ju! Acredito que tudo tem um limite e bons profissionais costumam pedir feedback das sessoes. Toda psicoterapia deve ter metas e objetivos terapeuticos. Muito importante na terapia voce ser voce mesma e sentir-se aceita nesse sentido. Muitos psicologos nao fazem terapia e tem baixo autoconhecimento. Minha sugestao é buscar um profissional experiente, que cobre conforme curriculo, boas avaliacoes e curriculo. De preferencia um psicanalista, na psicanalise fazer terapia é obrigatorio, é uma especializacao diferenciada, contanto que a formacao seja psicologia. A disposicao.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria