Terapia não funcionou comigo.

Feita por >Gio · 4 jun 2024 Abordagem psicológica

Fiz terapia cognitiva comportamental diferentes vezes com uns 5 psicólogos (durante a minha vida) mas em nenhuma vez deu certo, parecia sempre que eu estava falando sozinha e eles nunca conseguiram resolver meus problemas.

Fiz 18 anos recentemente e eu tentei fazer terapia com uma psico mas infelizmente não tive a resposta que eu queria, me sinto estranha em desabafar e ela na maioria das vezes só ficava quieta e não me indicava uma solução (acho que o papel da psicológica é auxiliar na resolução de problemas).

Eu passei quase 1 ano dentro de casa (desde o ano passado eu saí umas três vezes e olhe lá), minha vida é ficar deitada o tempo inteiro, quero mudar mas apesar disso não vi melhora na terapia, sofri bullying no ensino médio, eu não tenho motivação pra sair de casa e nem pra nada.

Já fui na psicóloga 3 vezes (essa que falei) só que durante toda a terapia ela fica em silêncio, e cara, isso me desanima demais, parece que eu tô falando sozinha e ela não diz ou faz nada que resolva nenhum dos meus problemas.

Fora as pessoas, é muito fácil você falar "por que você não faz academia?", "dê uma volta lá fora", "isso é falta de vitamina D, vai pegar um sol lá fora", "tenta arranjar um emprego ou algo do tipo" quando não é você que está na situação, eu me sinto uma merda e é por isso que eu não consigo encontrar motivação pra fazer nada disso, fora que a chance da situação melhorar é bem pouca mesmo eu fazendo tudo isso.

As pessoas não sabem o quão difícil é você ter que lidar com tudo, eu me sinto a pior pessoa do mundo porque não sou a pessoa que eu queria ser mas isso não é culpa minha (eu tenho quase certeza que sou depressiva, basicamente a minha vida é viver deitada numa cama olhando pro nada).

Eu também sei que sou uma pessoa diferente das outras e isso piora tudo, eu sou introvertida, não gosto de tiktok, não gosto de funk nem nada do tipo, prefiro ficar em casa do que sair e não uso outras redes sociais tirando o reddit. Nunca tive interesses parecidos com alguém da minha sala e por isso que não fiz nenhuma amizade lá (isso só tornou a minha vida mais difícil).

Toda hora eu tenho que escutar meus pais reclamando, falando que eu não faço nada mas eles não entendem a minha situação. Até a minha melhor amiga me deixou sozinha, ela diz que preferiu se afastar de mim por conta das minhas "mudanças de humor".

Eu não consigo levantar da cama, não consigo gostar do meu corpo, não consigo assistir nenhum filme/série, não consigo ter motivação pra nada, vivo irritada e de mau humor, não consigo fazer exercício físico nenhum (apesar de ser magra), sofri bullying durante todo o ensino médio, minha relação com a minha familia está péssima, me sinto culpada o tempo todo, estou muito ansiosa, minha escoliose piorou muito durante esse período, não consigo comer bem, não consigo dormir cedo, não consigo ter uma rotina e desde o início do ano eu não saio de casa (terminei o ensino médio ano passado e não tive uma boa nota no enem).

E nada disso melhorou, tudo continua a mesma coisa, a terapia não teve nenhum resultado pra mim e foi completamente inútil. Não sei o que fazer, não vejo nenhuma solução e nenhuma melhora no meu caso.

Fora que o psicólogo(a) vai estar ganhando pra escutar você, ele não tá ali porque ele verdadeiramente quer te escutar e fora que ele vai viver a vida dele normalmente com ou sem você (seus problemas pra ele não são nada, ele vai continuar vivendo normalmente a vida dele independente dos seus problemas, como todo o restante das pessoas).

É igual minha amiga, ela me escutava desabafar mas ela vivia sempre a vida dela, ela sempre ia pra vários lugares enquanto eu tava na merda em casa, as vezes parecia que pra ela os meus problemas não importavam em nada.

Me sinto um lixo, nem a minha família está me apoiando mais e nem falando comigo, eu creio que a visão de amar alguém seja você estar disposta a enfrentar de tudo pela pessoa e estar apoiando ela nos momentos bons e ruins, só que ultimamente eles estão me criticando diariamente e não me dão mais aquele apoio moral. Eu basicamente não vejo felicidade em nada! A vida é realmente uma merda, são mínimas as coisas boas que existem.

E no meu caso a terapia não me deu nenhuma resposta ou solução, nada mudou e tudo continua da mesma forma. Enfim, no meu caso a terapia não teve efeito nenhum.

A melhor resposta 26 JUN 2024

Olá Gio, agradeço por compartilhar sua história e suas frustrações. Entendo que você tenha passado por diversas experiências desanimadoras com a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e sinta que elas não atenderam às suas expectativas. A sensação de estar falando sozinha e não obter soluções concretas pode ser extremamente frustrante e desmotivadora. Quero enfatizar que cada abordagem terapêutica tem suas próprias características e formas de atuação. A TCC é mais focada em identificar e modificar pensamentos e comportamentos específicos, mas, para algumas pessoas, uma abordagem mais profunda e exploratória pode ser mais eficaz. A abordagem psicanalítica e psicodinâmica que eu utilizo se concentra em explorar os sentimentos e experiências que estão abaixo da superfície. Em vez de oferecer soluções imediatas, o objetivo é entender a raiz dos seus problemas e como suas experiências passadas e dinâmicas emocionais contribuem para seu estado atual. Você mencionou que se sente estranha em desabafar e não obter respostas diretas da sua terapeuta atual. Na abordagem psicanalítica, o silêncio do psicólogo pode ser uma técnica para permitir que você explore seus próprios pensamentos e sentimentos de forma mais profunda. No entanto, é crucial que você se sinta apoiado e compreendido nesse processo. Gostaria de explorar mais sobre suas experiências de vida, especialmente o bullying que você sofreu no ensino médio e a falta de apoio que sente da sua família. Essas experiências podem ter um impacto profundo em sua autoestima e na forma como você se vê a si mesmo e ao mundo. A sensação de falta de motivação e de não conseguir encontrar prazer em atividades pode estar relacionada a aspectos depressivos. Juntas, poderíamos trabalhar para entender as raízes desses sentimentos e encontrar maneiras de redescobrir seu senso de propósito e alegria. Uma parte essencial da terapia é a construção de uma aliança terapêutica, onde você se sinta ouvida, respeitada e compreendida. Se você se sentiu desamparada nas terapias anteriores, é importante criar um espaço onde você possa explorar seus sentimentos sem julgamento e sentir que seu psicólogo está verdadeiramente presente para você. Embora a abordagem psicanalítica não se concentre em soluções rápidas, podemos integrar estratégias de enfrentamento para ajudá-la a lidar com os sintomas mais imediatos de ansiedade e desmotivação enquanto trabalhamos nas questões mais profundas.
Um abraço!
Psicóloga Cibele Cristina Moreira Sancha

Cibele Cristina Moreira Sancha Psicólogo em São Paulo

11 respostas

9 JUN 2024

Bom dia Gio, espero que esteja melhor!

A terapia pode não funcionar por muitos motivos, inclusive nem sempre é negativo a mudança de profissional, pois tem momentos que o desejo do paciente é renovar e dar um novo fôlego às suas questões que pareciam já saturadas com o profissional anterior. Uma reflexão necessária é sobre os objetivos e os limites da psicoterapia. Infelizmente trata-se de um trabalho duro para as duas partes e precisa de muito investimento, tanto de tempo, energia, recursos emocionais e financeiros, etc. Pensar no psicólogo como alguém que resolve problemas pode gerar expectativas passíveis de frustração com muita facilidade. Alguns problemas são crônicos e não envolvem só questões psicológicas, mas também biológicas e sociais. Em certos casos, o acompanhamento psiquiátrico em paralelo é fundamental, além do apoio familiar. Por mais doloroso que seja as atividades que listou, a saída de situação desfavorável e de sofrimento vai passar por mudanças comportamentais em algum momento, pois, espera-se que o que se fala na terapia converta-se em ação sobre o mundo, tanto interno, quanto externo. Minha recomendação é reavaliar os objetivos, buscar apoio da família, buscar um novo profissional da psicologia e da psiquiatria para retomar seu acompanhamento de forma presencial. Espero ter ajudado, desejo que fique bem...

Márcio Camilo Psicólogo em Goiânia

5 respostas

6 JUN 2024

Olá Gio, sinto por estar sentindo-se dessa forma, vale ressaltar aqui, que sentir-se diferente, pode ser visto com outro olhar, pois somos únicos, e você tem sua singularidade, sua maneira de ser e pensar, que não precisa e nem deve ser iguais aos outros. Nossa autenticidade é nossa marca e identidade ;-). Não há problema algum em ser mais ou menos introspectivo, gostar ou não de um passeio, ou programa, evento... Não temos que nos colocar em caixinhas que as pessoas criam, a medida que aceitar sua forma unica de ser, que não será gostar de funk ou tiktok que forja teu ser que te faz mais ou menos interessante, e isso só acontecerá se permitir-se conhecer mais de si mesma, se aceitando como é, do seu jeitinho, próprio e único.

A terapia auxilia muito nesse processo de autoconhecimento, mas alguns pontos são importantes de ser analisados:

1 - O psicólogo não tem o papel de curar, tão menos de te dar respostas, nosso papel é te ajudar a se conhecer, reconhecer seu valores, sua individualidade, e a medida que esse processo acontece, algumas angustias vão sendo tratadas. Usualmente comento que o que fazemos é apenas iluminar o caminho para que o paciente por si possa perceber por onde ele pode andar. As respostas e soluções virão de você mesmo, guiadas apenas pelo terapeuta.

2 - A psicologia possui diversas abordagens, e, não se trata de ser certas ou erradas, boas ou não, mas cada uma delas tem sua maneira de intervir, de conduzir o paciente. Talvez, a TCC (terapia cognitivo comportamental) não tenha sido a que mais se encaixasse pra você, somente isso, se ainda tiver vontade de buscar ajuda profissional, de uma pesquisa a respeito de abordagens, existe além da TCC, a psicanalise, a gestalt terapia, logoterapia, entre tantas outras, que certamente haverá uma mais adaptável a sua expectativa.

3 - Sim, nós psicólogos nos importamos com nossos pacientes, estudamos os casos, investimos tempo para poder manejar os atendimentos de forma assertiva, certamente, como em qualquer ambito da vida e profissão, existirão bons e maus profissionais, infelzimente acontece, mas no geral, posso te garantir, que antes de uma profissão, nós psicólogos a escolhemos como um propósito de vida, pois nos faz bem poder ajudar as pessoas se encontrarem, terem uma vida mais leve e harmoniosa. Tanto inclusive, que muito psicólogos também prestam atendimentos sociais, nem todos estão visando unicamente dinheiro. Por isso, meu recadinho, não desista, e não é do terapeuta, é não desistir de você ;-), talvez, tente outra abordagem, sua experiência pode ser diferente. Até logo

Aline Camara Psicólogo em Taboão da Serra

4 respostas

6 JUN 2024

Estranho...não entrando no mérito dos profissionais em si, mas a Terapia Cognitivo-Comportamental é bem dinâmica, prática, são utilizadas as técnicas certeiras, é feita uma psicoeducação sobre os transtornos ( e pelo que você relata me parece que você está num quadro depressivo), sobre o funcionamento da mente, o que ativam os comportamentos. Um profissional da TCC só calado escutando, isso tá bem errado, ou de repente, foram pessoas inexperientes também que não souberam conduzir o caso. Para cada personalidade e transtornos é feita a condução do caso de forma específica. São passados exercícios também. Mas no seu caso, vejo que falta muito adentrar nos aspectos inconscientes, entender tua dinâmica familiar, teus padrões mentais, teus traços de personalidade. A partir disso, aí sim , e ainda com o quadro depressivo bem marcado, segue-se para o tratamento. Vejo que ninguém conduziu do modo satisfatório. Apesar de que escutar não é pouco, nós temos ações e direcionamentos, é uma pena que tenha tido experiências ruins com esses que passaram por você, mas te digo, se quiser ainda ser ajudada, entra em contato comigo, você precisa saber que isso que está vivendo é uma repetição de dor lá no seu passado, questões infantis não resolvidas, familia disfuncional, são muitas coisas a trabalhar, mas precisa ir até a raiz do problema, aí sim, a coisa muda, porque até então você não entrou em contato com isso. Tudo que está trazendo são sintomas apenas, a coisa é mais profunda e só dá pra trabalhar se você souber o que é, né? Nem todos os profissionais são capacitados pra ir além mesmo, ficam tentando pela superfície, pelas queixas o que não resolve. Mas se ainda não desistiu de si mesma, entra em contato comigo que você vai mudar aí essa visão!
Steffany E. Alves
CRP: 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

482 respostas

6 JUN 2024

Olá Gio!
Uma pena que as tentativas da Terapia não tenha dado certo com você! Você queria, verdadeiramente, que tivesse dado certo? Faço esse questionamento porque a Terapia é uma aliança entre o paciente e seu psicólogo. Sem a dedicação de qualquer uma das partes não funciona. Não adianta a família "mandar" você fazer uma terapia. Você tem que decidir querer fazer isso. E pode acontecer de não achar o profissional que desperte confiança e empatia, daí o motivo pela troca que ocorreu algumas vezes. Não se apegue a abordagem, e sim a dedicação do profissional. No seu caso é extremamente importante esse auxílio profissional. Você não precisa lutar sozinha nessas suas batalhas! E o papel do psicólogo não é resolver os seus problemas. É te auxiliar a entender e compreender o que está desajustado e você toma as suas próprias decisões baseadas no que foi trabalhando na terapia. É um trabalho conjunto!
Sinta-se abraçada! Fique bem!
Não desista da Terapia. Ela te ajudará da melhor maneira.

Lívia Thaísa Oliveira Vitoriano Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

6 JUN 2024

Olá, sinto muito pelas experiências que teve com os psicólogos que passaram na sua vida. Cada profissional tem a sua forma de trabalhar, mas todos tem como base o acolhimento, a escuta e o apoio emocional. Se identificar com o profissional é o primeiro passo, assim você terá confiança em relatar suas histórias e compartilhar a sua dor. O psicólogo realmente não vai resolver o seu problema, ele vai te ajudar a identifica-los e abrir os seus olhos em relação como as coisas impactam no seu comportamento. O psicólogo estará do seu lado, como apoio, como referência. Mas as soluções dos seus problemas, o que te faz bem e o que não te faz é você que vai construir, claro, com ajuda dele. Não desista, busque um profissional que irá dar o que você precisa. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

299 respostas

5 JUN 2024

Olá, seria interessante você buscar indicação de alguém que fez terapia e se identificou com o psicólogo, assim, você poderá saber a forma que ele trabalha. O profissional precisa ter empatia e acolher o paciente. As pessoas podem ter interesses diferentes uns dos outros, mas ainda assim é possível fazer amizades com alguém que goste do mesmo hobbie que você. Um profissional capacitado pode te ajudar nesse processo.

Me coloco à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

62 respostas

5 JUN 2024

Olá, Gio!

Lamento por tudo o que está acontecendo. Tento imaginar como você está se sentindo através das palavras que você escreveu e me aproximar de como você deve estar se sentindo. É muito comum que muitas experiências com psicólog@s não funcionem como gostaríamos e a partir disso passamos a acreditar que fazer terapia não funciona. Pode funcionar sim mas depende muito do profissional também, seria interessante você não desanimar em relação a buscar ajuda por causa das experiências que você teve. Tente fazer uma pesquisa antes de se fixar com algum terapeuta até achar alguém que você goste mais. Eu poderia pontuar muitas outras coisas mas acredito que nesse espaço o que posso falar para ajudar você eu acabei de dizer. Espero que você fique bem.

Att,

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

59 respostas

5 JUN 2024

Gio
Quando tu vai ao médico para tratar de uma doença, o médico te explica a causa da doença e te dá o remédio, mas quem tem que tomar é você. Se voce não toma, pode não se curar.
Quando voce vai a um Psicólogo, ele também te explica a causa do problema, porque este se originou e te mostra como sair desse problema. Através das sessões, ele te acompanha na tua mudança comportamental, te orienta no que e como fazer.
Não é o Psicólogo que te cura, é você que se cura, é a consciência que desperta, através das sessões, que cura.
Se voce está fazendo tantas Psicoterapias e não resolveram, talvez seja porque escolheu mal.
Tudo é possível curar, tudo é possível resolver.
Abraços

6189 respostas

5 JUN 2024

Olá Gio, espero que esteja tudo bem com você.

Primeiramente gostaria de te parabenizar pela sua escrita. Seu raciocínio e a forma como você expões suas ideias e sentimentos são muito boas e claras, e seguem uma boa ordem narrativa. Parece que você tem uma boa habilidade para escrita. A sua atual fase de vida é um momento em que, realmente, temos muito, mas muito mais dúvidas que certezas. É um momento propício para que possamos começar nosso percurso em busca de adquirir mais autoconhecimento, e ir construindo nosso caminho em direção aquilo que desejamos. Em parte, essa frustração que sente, pode ser porque você ainda não descobriu como usar o que de melhor existe dentro dentro de você, para alcançar aquilo que deseja, e talvez nem saiba o que deseja ainda. De qualquer forma, uma coisa é certa, não deixe que esse estado se perdure cada vez mais e mais, de maneira indefinida, porque pode ser mais difícil sair dele com tempo, se não for tratado agora, desde já. Tenho absoluta certeza que você tem muito potencial, talvez precise descobrir isso, e direcioná-lo para onde você deseja chegar. Um pouco de organização e direção pode te ajudar com isso também, e pode te oferecer uma sensação de bem estar e realização pessoal. Sinto muito se você não teve tanta sorte com os profissionais de Psicologia que te acompanharam, mas é assim mesmo em qualquer profissão: muitas vezes não nos damos bem com a metodologia de determinado profissional, e por isso temos que buscar outro, até que encontremos um que realmente nos ajude. Porque, um profissional de Psicologia pode realmente te ajudar no momento, te oportunizado uma mudança significativa no seu comportamento e emoções. Não desista disso. Talvez, a abordagem dela não fosse mais adequada no momento, e tudo bem quando a isso. Pode-se buscar novamente uma nova abordagem. Com um tratamento constante e comprometido, tenho certeza que você obterá bons resultados, e sentirá que está mudando, e quando notar, verá que já chegou muito longe. Torço por você, e não espere mais para iniciar realmente seu processo de mudança pessoal. Tenho absoluta certeza que quando você se abrir para isso, sua vida começará a se modificar para um estágio bem melhor e mais satisfatório para você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

974 respostas

5 JUN 2024

Bom dia, Gio! Obrigado por se colocar. O profissional é sempre imensamente maior do que a técnica estereotipada que ele diz utilizar. Você escreveu aqui porque tem a crença de que poderá funcionar. Com psicólogo solidamente formado, vindo você com mente aberta, persistência, disciplina e comprometimento, a psicoterapia te ajudar. Caso isso não ocorresse, nossa profissão não permaneceria.
Até que ponto você se coloca como quem quer mesmo, que a psicoterapia funcione?
Aceitaremos mutuamente o comprometimento e desafio?
Pela idade, quantidade de psicólogos, você não teve tempo e profundidade para se envolver de fato, com a psicoterapia científica e profunda.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9110 respostas

5 JUN 2024

Olá! Sinto muito por suas experiências negativas com terapia. Eu trabalho há 25 anos na área em psicologia junguiana e ver um cliente melhorar e dar alta é a maior realização profissional. Não desista de buscar uma terapia seria, com diagnóstico e tratamento, não é apenas desabafar ou você falar sozinha, você precisa sentir-se compreendida e com o passar das sessões ver melhoras. Claro que não é um processo mágico de melhorar em uma a três sessões, mas com comprometimento, as pessoas mudam muito a partir do autoconhecimento e feedbacks do psicólogo que está ali para te orientar. Entendo que experiências ruins causam traumas e levam a desistir, mas todo erro também traz aprendizados. Quem sabe buscar outra abordagem de terapia? Ler livros de filosofia, psicanálise? Filmes e músicas? Meditações no YouTube? A felicidade está dentro de você, não desista de encontra-la. Boas energias. A disposição

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

67 respostas

5 JUN 2024

Oi Gio

Nathalia Almeida Barreto Psicólogo em Barueri

2 respostas

5 JUN 2024

Olá Gio, tudo bem?
Eu entendo sua ânsia em mudar de situação o mais rápido possível, mas é importante lembrar que a terapia é um processo e que necessita de constância, em apenas três sessões você dificilmente notará alguma diferença. Para que o processo dê certo, é necessário seu comprometimento com você mesma, a terapia serve para te auxiliar a achar as resoluções de seus problemas, mas eles não irão se resolver sozinhos!
Também vale lembrar que na psicologia existem diversas abordagens, se você não se sente confortável com a TCC, você pode tentar outras.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida, fico a disposição!

Gabriela Andrade Psicólogo em São Paulo

16 respostas

5 JUN 2024

Olá Gio, sua dor é absolutamente legítima e sinto muito pelas frustrações com diversos terapeutas. Pelo seu relato é possível inferir que você pode ter diversos sintomas associados a várias condições, então é realmente preciso investigar. Você como protagonista do seu processo também é livre para falar com os terapeutas sobre como se sente e que gostaria de mais diálogo e feedbacks. A psicoterapia é um processo gradativo e todo processo de transformação exige diversas mudanças de comportamentos, hábitos, crenças etc são multifatores, não é fácil lidar nem passar pelos desconfortos. Embora pareça exaustivo e frustante, torço que encontre profissionais que compreendam suas demandas e alinhem expectativas, tente outras abordagens e não desista do tratamento psicológico.

Ellen Bispo Psicólogo em Brasília

16 respostas

5 JUN 2024

Olá, Gio!

É muito comum que não haja uma identificação do paciente com um psicólogo(a), na verdade, é mais comum do que possam imaginar, mas o ideal é você não desistir de encontrar alguém que você se identifique, que você consiga estabelecer uma conexão, que atenda às suas expectativas e que você consiga se sentir à vontade com o(a) terapeuta.

Cada profissional tem um jeito de trabalhar, tem sua personalidade, mas o fato é que a TCC é uma abordagem colaborativa, nas sessões padrão TCC, independente do perfil do profissional, deve haver o envolvimento por parte dele(a), é uma abordagem diretiva, o terapeuta costuma "intervir" bastante (obs: eu sou da TCC).

Um outro ponto muito importante: a terapia não vai te dar nenhuma solução, ela te ajudará a encontrar uma solução, ela vai te abrir caminhos para que você mesma consiga encontrar a solução e a terapeuta estará caminhando junto com você, nem mais rápido, nem mais devagar, estará ao seu lado. O processo da terapia com a TCC é todo feito em equipe, ninguém faz nada sozinha(o), é necessário o envolvimento e a entrega tanto do terapeuta, quanto do paciente, ambos precisam querer fazer as coisas acontecerem, ainda que seja difícil para o paciente.

Além disso, é preciso paciência com o processo, o avanço e os resultados são gradativos, as coisas vão acontecendo aos poucos.

Espero ter conseguido te ajudar de alguma forma. Grande abraço ☺️

Maria Eulália Dias Oliveira Psicólogo em Belo Horizonte

7 respostas

5 JUN 2024

Gio, sinto muito que você tenha passado por tantas experiências ruins e isso está afetando a sua perspectiva de um futuro. Há pessoas e pessoas, como há profissionais e profissionais. Da mesma forma que você deve dar uma chance a você, de uma nova chance a outros profissionais.
Há muitos contextos a ser olhado em sua fala para ser respondido em um breve texto, no entanto muitas vezes a depender do quadro clínico a psicoterapia precisa ser alinhada a psiquiatria para o médico avaliar e indicar uma medicação para te auxiliar nesse estágio de falta de motivação.
A vida vale muito a pena ser vivida, que não pelas pessoas que não te acolheram, mas por você mesma. Ao se tornar autora de sua própria história você pode escrever o final que desejar!
Espero que tenha te ajudado.
Um abraço.

Juscellie Cardoso Psicólogo em Itamogi