É normal terapia não funcionar para uma pessoa?

Feita por >Bianca · 29 abr 2020 Psicoterapias

Eu sempre ouço de todos ao meu redor que a terapia muda vidas, que salva todos, mas comigo não foi bem assim, e já estive com várias psicólogas de diversas linhas e estilos de tratamento diferentes. Não sei mais o que fazer além de me automedicar. É possível que a terapia não funcione para algumas pessoas?

A melhor resposta 30 ABR 2020

Olá! Obrigado por participar. Terapia é um termo genérico; psicoterapia é um conceito que se direciona ao componente psicológico das pessoas. O questionamento inicial pode ser esclarecido por outras formas de colocá-lo: Acontece de algumas pessoas não se disporem a funcionar para a psicoterapia? Quais as causas? Vamos a algumas reflexões: Quem planta arroz tem que cuidar da lavoura e cultivar o tempo certo para colher; quem tem uma ferida, tem que curá-la e viver o processo de cicatrização. Em buscas por psicoterapia, algumas pessoas querem resolver questões que se enraizaram faz anos, em uma ou duas consultas. Isso não é possível. Ao mesmo tempo, é preciso que o cliente e o psicólogo, estabeleçam um vinculo de qualidade e o cliente esteja inteiro no processo. Permita-se contar suas questões, confiar na psicologia técnico-científica, praticada por psicólogos,assim a chance de você se aprimorar e melhorar, será muito grande. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, com máscara, somente para o que for necessário). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

30 ABR 2020

Olá Bianca, tudo bem?

Olha, a Psicologia é uma ciência testada e aprovada, mas como toda ciência há variados profissionais bons, regulares, e infelizmente ruins. Não há como saber ao certo porque as sessões de terapia não foram efetivas para você, mas se faça algumas dessas perguntas:
Você passou por quantas terapeutas?
Você ficou por quanto tempo em tratamento? As vezes dependendo do que a pessoa quer resolver isso demanda um pouco mais de tempo
Você estava fazendo os exercícios e reflexões que as psicólogas lhe pediam? A eficácia do tratamento depende tanto do psicólogo quanto do paciente
Você já chegou a falar para alguma psicóloga que as sessões não estavam adiantando? Não precisa ser tão direta se não quiser, mas diga a ela, ou ele, o que você realmente queria resolver na sua vida

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

30 ABR 2020

Não digo ser normal e sim que acontece. Vc precisa estar consciente de realmente quere ajuda psicológica e o mais importante, ter comprometimento consigo mesmo na terapia. Existem alguns fatores ou processos inconscientes que quando menos se espera vêem a tona e que provavelmente pode trazer certo disconforto emocional e é exatamente por isso que precisa ser trabalhado, afim de ser resiliado. Sugiro que reflita sua real necessidade e aceitação diante dos seus conflitos existentes e volte a procurar ajuda psicólogica.

Suely Torres Cavalcanti Psicólogo em Recife

19 respostas

30 ABR 2020

A psicoterapia tem suas variáveis, daquilo que ela depende para funcionar, como a adesão do paciente, um vínculo terapêutico ...
Nem sempre começar um processo terapêutico quer dizer que esteja pronto ou vai seguir em frente. Isso acontece com diversos pacientes. Além disso, o processo terapêutico nos evoca a nosso próprio modo de se relacionar com os outros e com nossos sentimentos. Talvez a mudança constante de psicólogos reflita isso ...
É uma questão da experiência que tem consigo mesmo e com os outros.

Alessandro Adami Psicólogo Psicólogo em Passo Fundo