Por que tantas dúvidas?

Feita por >Miriã · 25 jan 2022 Desenvolvimento pessoal

Tipo,eu não sei oq quero,e tenho medo de nunca saber. Não sei a profissão que quero seguir, não sei se quero passar a vida toda com meu namorado, não sei se estou sendo feliz, não sei oq as pessoas querem de mim. sinceramente estou perdida, é como se eu estivesse em um mundo que não é meu ou que eu não deveria está.

A melhor resposta 26 JAN 2022

Olá Miriã! Grato por escrever. Ter dúvidas e o respectivo desconforto delas é importante, pois nos move para tentar esclarecer. Uma dúvida de cada vez, muitas certezas com prazo de validade.
Será altamente recomendável que você veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha sem dúvida, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade, para que possa construir caminhos e elementos na direção do esclarecimento das dúvidas.
Escolher é necessário. Não há escolha perfeita, mas a escolha com maior amadurecimento.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Cuide-se!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8689 respostas

4 FEV 2022

Miria. Talvez se vc aprender a valorizar o q vc tem, e os bons momentos, você consiga achar um caminho
Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3149 respostas

29 JAN 2022

Miriã
Legal este questionamento que voce faz...
Antes de tudo, precisa saber quem realmente voce é e qual o seu objetivo de vida!
Isso o sistema (de ensino, sociedade, religião, crenças...) não ensina, não desenvolve; o sistema só quer que voce se adapte a ele.
Voce mesma precisa buscar as respostas e elas estão dentro de voce.
Ame-se, seja verdadeira consigo mesma, tenha o seu ponto de vista e respeite o dos outros;
Saia do vitimismo e assuma-se como autônoma na condução da sua vida, tenha domínio das suas emoções e não deixe elas te guarem e se não puder, solicite atendimento psicoterapêutico.
O medo não existe, é uma mentira que está presente na sua cabeça, vai e faça com medo ou sem medo.
Voce é dona da sua vida, mas veio aqui para realizar o seu objetivo de vida, através de um trabalho, de uma atividade. Portanto, nunca procure emprego, mas ofereça trabalho... o que gosta e ama fazer?
Voce não nasceu para ficar com o namorado ou com a familia ou... nasceu para ser feliz e se realizar. Faça isso acontecer em vez de se adaptar com o namorado; não é voce que tem que fazer o que as pessoas querem... isto te torna objeto manipulável; Faça o que voce gosta e prefere, todos somos diferentes e fazendo a nossa diferença completamos o quebra-cabeça da vida;
Isso tudo vai te dar muita paz e realização, amor-próprio, alta autoestima, orgulho de ser si mesma e perceberá que estás feliz. Felicidade não é um estado, é o caminho... caminhando sendo verdadeira consigo mesma experimentará a felicidade.
Se precisar de ajuda, contate.
Abraços

5864 respostas

27 JAN 2022

Ola Miriã, espero que esteja tudo bem com você!

É normal e comum termos dúvidas sobre qual o melhor caminho a seguir, tanto a nível pessoal quanto a nível profissional. A Psicologia é uma ciência que pode ajudar te compreender melhor e, além disso, ela possui ótimas ferramentas para auxiliar na busca da melhor profissão a seguir, aquela que mais se adequa as suas aptidões naturais. É interessante nesse momento você focar em si, tentar se conectar com seus desejos e vontades, buscar traçar um plano pessoal e profissional e trabalhar nele consistentemente durante um tempo. Minha recomendação inicial é que você busque um Psicólogo para que ele possa realizar com você um trabalho de Orientação Profissional, para que você entre em contato com suas potencialidades no campo profissional. Depois, com isso já mais definido, você pode iniciar um acompanhamento psicoterapêutico para te auxiliar em suas questões pessoais, como é o caso do seu namorado. Sugiro você se comprometer com o processo de terapia, e com seu processo de transformação, desta forma o resultado será mais eficaz.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

928 respostas

26 JAN 2022

Olá Miria
Sua sinceridade e curiosidade, com certeza, são fatores valiosos para que você encontre seu caminho. Procurei destacar alguns temas no seu relato e comentar. Desculpe pelo uso das reticências mas me pareceram essenciais.
1. não sei o q quero,e tenho medo de nunca saber.- realmente saber o que se quer é algo que dá medo mesmo – é preciso Coragem para SER...
2. Não sei a profissão que quero seguir - a profissão mais indicada é aquela que faz os seus olhos brilharem...
3. não sei se quero passar a vida toda com meu namorado – esta é uma questão superável – por que você precisa garantir que quer passar a vida toda com seu namorado? – talvez você queira casar com ele e assim ele não seria mais seu namorado nem a relação seria mais a mesma...
4. não sei se estou sendo feliz, - esta é uma habilidade sofisticada: perceber em detalhes o que a faz sentir felicidade e o que não faz – é preciso desenvolver essa habilidade, aprendendo com suas experiências e com as dos outros.
5. não sei oq as pessoas querem de mim. – esta também é uma habilidade sofisticada – aprender a detectar a artificialidade e a naturalidade na atitudes dos outros – para isso há uma equação infalível: a pessoa astuta é a que tende a ser o mínimo ingênua (desatenta) e o máximo inocente (pura)

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

26 JAN 2022

Oi Miriã,

O que percebo na sua fala é: "Eu sei com QUEM, não sei O QUÊ".
O que falta pra você talvez seja autoconhecimento. Olhar mais pra você, conhecer os seus sonhos e potenciais.
A psicoterapia pode ajudar e muito neste sentido. Pode lhe abrir um enorme leque de possibilidades, além de conhecer sua vocação profissional também.
Caso tenha interesse em se conhecer melhor, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

26 JAN 2022

Olá Miriã, não se assuste, é comum ter tantas duvidas assim.
Você já considerou a possibilidade de procurar por psicoterapia? Diferente do que muitos pensam, a psicoterapia é uma grande alinhada no processo de autoconhecimento, e o autoconhecimento é importante para que você consiga responder essas diversas dúvidas, além disso, vale lembrar que essa equitação e vontade de ter respostas, é exatamente o que nos move enquanto pessoas.

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

26 JAN 2022

Olá, Miriã
Recomendo que considere buscar um processo de psicoterapia, uma vez que nele podemos pensar sobre nossas afirmações e desejo, vontades e o que queremos para nos. Mas principalmente como podemos alcançar tudo isso, como eu venho encarando e me posicionando no mundo para traçar e chegar onde eu quero.
Pensar em profissões, relacionamentos e futuro envolvem certo planejamento que se faz com base em prioridades que temos no momento.
Vale ressaltar também o clássico "não sei o que as pessoas querem de mim", mas como vou saber isso se eu mesma não sei o que quero? Abro um espaço para a opinião do outro ditar o meu lugar, uma vez que eu não consigo afirmar o quer eu mesma quero.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha