Sentimento um tanto confuso.

Feita por >Cherry · 8 ago 2021 Coaching

Terminei um relacionamento de dois há dois meses, estou no processo de superação e nesse meio tempo me reaproximei de um amigo e começamos a nos gostar.

Conversei com uma amiga e a mesma disse que era melhor eu me afastar, visto que eu acabei de terminar e sou uma pessoa jovem. Mas eu não quero me afastar, nos gostamos e vivenciamos momentos bons nesse meio tempo.

Conversei com esse amigo sobre eu não querer nada sério no momento e apenas curtir com ele, o mesmo me entendeu e resolver embarcar nessa comigo. Estou no caminho certo? A opinião da minha amiga importa muito pra mim e está me deixando com dúvidas.

A melhor resposta 9 AGO 2021

Olá, Cherry. :)
Em uma relação amorosa, é comum nos acostumarmos com o lugar que a pessoa ocupava em nossa vida.
Esta "referência" costuma trazer acolhimento e por vezes distração de nós mesmos (de como nos sentimos, do que queremos, do que fugimos).
Por sua vez, o término pode ser um momento semelhante ao luto, independente de quem tenha partido a decisão da ruptura, mas por pressupor o "vazio" daquele lugar que estava preenchido. E decorrente deste vazio, uma parte de nós é exposta, reivindicando a atenção através de sentimentos, que por vezes, são incômodos: angústia, falta de direção, solidão..
Neste sentido, pode ser importante se conectar com seu mundo interno, reconhecendo tanto emoções que possam te angustiar, como desejos dos quais te constitui pela singularidade que é, para que enfim te traga mais clareza sobre qual caminho seguir.
Em suma, vale a pena se perguntar qual a função que este lugar que seu amigo está ocupando possui para você. À medida que estiver centrada e sintonizada com o desejo de seu coração, uma opinião alheia não será capaz de deixar com a "pulguinha atrás da orelha", entende? :)

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

16 AGO 2021

olá! Eu posso lhe ajudar. Se você precisar é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 AGO 2021

Olá Cherry.
Ouvir a opinião dos amigos é importante, mas apenas para avaliar e ponderar.
Se está confusa analise os prós e contras de manter esta relação.
Cuidado com relacionamentos "apenas para curtir", pode ser uma forma de sabotagem sua, para não se envolver, ou seja, fuga para evitar a dor de uma nova decepção. Avalie e veja se é isso mesmo que quer.
Pergunte ao seu amigo qual é a real intensão dele, pois ele pode ser um apaixonado por você que está aceitando suas "migalhas" ou ao contrário, pode estar aproveitando a sua fragilidade para curtir um pouco. Também pode não ser nada disso, mas saber a verdade te dá maior liberdade na relação.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 AGO 2021

Cherry
A vida é sua, tem o poder de realizar a tua vida, pode escolher o modo de vida a cada minuto, desde que seja responsável por ti mesma. Tens a liberdade e o livre arbítrio, pode fazer todas as experiências que voce quiser, desde que se responsabilize pelos resultados... colhemos o que plantamos...
Cuide-se, mas não tenhas medo e curta a vida!

5817 respostas

9 AGO 2021

Oi, Cherry.

Considerando que você deseja não entrar em um relacionamento atualmente e inclusive já comunicou seu amigo sobre isso, por que se sente preocupada? Você acredita que caso continue próxima desse amigo o carinho e afeto entre vocês pode aumentar e início de um namoro aconteceria?

Nesse sentido, seria interessante você pensar no hoje e no "amanhã", se você se acha mto nova para se fechar em novos relacionamentos, se sente que tem mto pra viver e muita coisa para se conhecer ainda, mas que se ao manter essa amizade mto próxima você corre o risco de a longo prazo perder isso, talvez seja importante você olhar para essa situação desse ângulo. O que você acha?

Em todos caso, quando mais você se conhece, mais se entende e melhor faz suas decisões. Recomendo que comece a fazer psicoterapia, quando antes melhor. Se precisar de algo mais, me coloco à disposição.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

9 AGO 2021

Olá Cherry! Grato por escrever. Precisaremos dados mais consistentes para te ajudar a construir uma resposta mais sólida. Não sabemos como são os valores e costumes históricos que você está integrda. A princípio, parece que tua amiga tem razão. Uma pessoa somente namora a outra com riqueza de profundidade, quanto primeiro tem tempo para ponderar a própria identidade, os próprios objetivos. Para isso, precisa definir estudos e preparação para o trabalho. Isso significa que a maior parte das pessoas, até mais ou menos vinte e cinco anos, precisam focar mais na turma de amigos, nos estudos, na preparação para o trabalho, no planejamento do futuro. Namorar porque não se consegue ficar sozinho, envolve falta de amor próprio. Namoros com exercícios de conhecimento, desde que não se abra mão da turma de conhecidos, colegas e amigos, é um treino para o amadurecimento e construção de convivência com sexo complementar, amadurecida e harmônica.
Estaremos a disposição para outros aprofundamentos e esclarecimentos que se fizerem necessáriosAbraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TV Cultura, Instituto Butantan, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

9 AGO 2021

Compreendo a situação. Mas, mais importante que seguir conselhos é analisar o que é bom pra você. Só você sabe o que precisa e merece. Não permita que outras pessoas decidam seu destino por você. A sua felicidade é de sua responsabilidade. Procure psicoterapia para lidar com essas questões

Psicóloga Paula Bezerra Psicólogo em Feira de Santana