É normal um livro mexer tanto com você a ponto de despertar uma crise?

Feita por >taymixlost · 18 jan 2022 Desenvolvimento pessoal

Pode ser uma pergunta besta, porem comprei um livro que queria ler ja ha algum tempo, começei a ler e fiquei completamente entretida ate demais. E quando terminei o livro e fiquei extremamente chocada com o final e mexeu bastante comigo. E quando penso me vem um sentimento ruim.Já sofro de ansiedade e tava numa semana dificil não sei se o fato de eu ter lido o livro e ele mexer comigo pode ter despertado mais ainda a ansiedade em mim. Estou péssima no meio de uma crise, me sinto completamente pra baixo e não consigo sair da cama e nem comer. Eu sei que um livro só em si não causaria isso passei por bastante coisa nos últimos dias e sei que pode estar diretamente ligado. Porem a duvida continua kk

A melhor resposta 2 FEV 2022

Olá, Taymixlost.

Li seu relato com muita atenção. Sua pergunta me soou importante, e espero estar a altura de uma resposta. Você trás ao nosso conhecimento que comprou um livro que tinha vontade há tempos de possuir e ler. Era uma livro bom, você ficou entretida, e a estória...ao final, "mexeu contido", sentimentalmente. Você percebe que talvez em função de sua condição de "ansiedade" combinada a uma semana difícil a leitura e o defrontar-se com este novo aterrorizador te deixou ainda mais ansiosa. Você então se pergunta se isto faz isso sentido, acreditas que sim, acreditas que não, há dúvidas.

Não é atoa que muitas das nossas lições de vida, àquelas, trazidas de geração em geração são impressas em livros. Ao ler, fantasiamos, desejamos, nos relacionamos com: as coisas, personagens e com o mundo que se expressou. Então, pode ser possível que a vivência desta experiência possa ter lhe causado sintomas de ansiedade.

Já faz psicoterapia? A psicoterapia é um convite ao autoconhecimento e à evolução de si. É uma possibilidade para cuidar de si.

Um grande abraço,
Hugo Henrique Carvalho de Souza

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

5 FEV 2022

Voce se torna o que ouve, voce se torna o que lê, voce se torna que escuta, voce se torna o que convive. Depende do que voce está se alimentando... voce se tornará isso. "Diga-me com quem andas que te direi quem és"

5817 respostas

20 JAN 2022

Olá!!
É possível sim que livros, músicas, filmes... nos deixe abalados, e pode depender muito do conteúdo e do estado que nos encontramos no momento. O que posso dizer: evite tudo que for tóxico e que não te agregue valor. Se você está ansioso (a), leia livros mais leves, que te passe tranquilidade!!
Espero ter contribuído.
Abraços!!!

Picila H. Souza Psicólogo em Belo Horizonte

27 respostas

19 JAN 2022

Uau Taymixlost, que pergunta interessante! O que você relata mostra como as mudanças ocorrem no modo de vida de uma pessoa. A mudança existencial ocorre em meio a muitas percepções, expectativas, sentimentos e decisões que a pessoa vai organizando aos poucos e de repente, surge um ato, que provoca ou resume o final de um modo de vida e a inauguração de um novo modo de vida. As crises geralmente relacionam-se com criatividades, coisas que vêm do coração, e podem talvez serem aproveitadas para mudar o modo de viver. Quer saber se é isso que está ocorrendo? Procure um profissional que possa te acompanhar nesta travessia. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

19 JAN 2022

Olá
Parece que você realizou uma transferência muito forte com esse texto lido. Provavelmente se identificou bastante com a história e com as personagens a ponto delas mexerem com conteúdos afetivos seus em que você não queria tocar. Bom, agora está tocada e a melhor coisa a fazer é falar mais a respeito a fim de que seu sofrimento adquira algum sentido e você possa sair dessa situação. Se cuida.

Psicólogo Reginaldo Branco da Silva Psicólogo em Santo André

16 respostas

19 JAN 2022

Bom dia! Possivelmente o livro ou o seu fim te tocou porque despertou algum gatilho, tocou em algum ponto sensível para você, que pode ser consciente ou não, desencadeando ainda mais a ansiedade. Seria muito bom que nesse momento você buscasse ajuda de um profissional, psicólogo, para poder olhar para isso, assim como para a sua ansiedade, que tem sempre algo a nos dizer e fazer você se movimentar a partir dessa angústia que está sentindo.

Adriana Prosdocimi Psicóloga e Psicanalista Psicólogo em Florianópolis

1 resposta

19 JAN 2022

Oi, Tay
A arte tem um poder de nos trazer símbolos que batem com o que sentimos, mesmo que a gente não compreenda bem. A literatura tem disso também.
É provável que haja ali algum "gatilho", mas para entender isso melhor, vamos precisar pensar sobre as projeções que aconteceram durante o livro, como você se relaciona com isso e pensar nas variáveis que te levaram a sentir assim.
Podemos apenas teorizar algumas coisas, só poderemos elaborar isso com calma em uma sessão de terapia.
Busque um profissional com sensibilidade a isso!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

19 JAN 2022

Olá Taymixlost! Começando pela resposta: Dependendo do livro, do momento, da idade, das emoções, pode ser esperado que um livro mexa com uma pessoa. Isso deve fazer parte exceções, não de normalidades. Pelo nome através do qual você se identificou, há indícios de que você alimente sua mente de determinados conteúdos fantasiosos, direcionadores de impressionabilidade. Qual será o livro? Qual será tua idade? O que você tem feito em sua rotina de vida? Cuidado: nossa mente é alimentada por aquilo que pensamos, fazemos e sentimos. Caso façamos o que é saudável, razoável, teremos grande chance de contribuir para que pensemos e sintamos coisas mais construtivas.
Estou à disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Anvisa, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!

8634 respostas

19 JAN 2022

Sim, é normal, ou natural, um livro mexer muito com a gente assim e, como você mesma disse, você já queria ler esse livro há algum tempo, o que provavelmente aumentou suas expectativas sobre ele. Com essa expectativa e o envolvimento com a história, é bastante normal ficar mexida com o final. Mas você percebe que tem coisas que você passando nos últimos dias que não são boas de sentir, não é isso?
E apesar de serem sentimentos naturais do ser humano, pode ser difícil lidar sozinha. Mas pode ficar mais fácil. Considere fazer terapia, vai te ajudar muito!

Arthur Charles Oliveira Santos Psicólogo em Aracaju