Por que sou tao insegura com a minha aparência?

Feita por >Maria Clara · 17 jul 2023 Autoestima

Bom, eu tenho 19 anos de idade e desde que me entendo por gente, eu sempre tive uma enorme insegurança com a minha aparência (do rosto, do corpo nem tanto) principalmente com o meu nariz que é a maior de todas. Na minha vida toda sempre me comparava com outras meninas e ate hoje na verdade. Sempre tive uma baixa autoestima e me achava muito feia! Hoje em dia não me acho feia sabe? Porém tenho gatilhos como por exemplo o meu nariz. Eu tenho um fardo enorme dentro de mim pois eu não gosto do meu nariz e acho ele grande e desproporcional ao meu rosto, oq me atrapalha muito em relações pessoais, pois nunca consigo ser espontânea e ser eu mesma pelo medo do que meu nariz possa aparentar ser, pois quando eu sorrio ele aumenta de tamanho… e o medo de me julgarem, nao falando comigo mas sim pensando. O receio de eu nunca conseguir ter um namorado, pois sou tão insegura que nao sei se consegueria me relacionar com alguem :( Tenho medo de ser rejeitada e as pessoas se voltarem contra mim por causa do meu nariz! Ate com pessoas que eu gosto… Isso é desgastante demais… o meu sonho é fazer uma rinoplastia porem no momento não tenho condições :( ja fui na psicóloga, conversei sobre isso e tudo bem que ela me falou coisas como tipo (você nao é um nariz! Você tem outras qualidades e etc…) muito facil falar, mas para mim é muito difícil:( eu nunca sofri bullying pelo meu nariz (acredito porque eu sempre usei óculos e ele meio que tapava) mas agora ja faz 1 ano que não uso mais, e me prefiro sem óculos porém o meu nariz me deixa muito pra baixo :(
O que eu faço?? Ja nao aguento mais isso, é triste e desgastante passar por isso! Só queria me sentir bem comigo mesmo e ser eu mesma :(

A melhor resposta 19 JUL 2023

Oi Maria Clara
Teu problema não é teu nariz; teu problema é o desconhecimento de você mesma: Quem é você? Qual o teu propósito de vida?
O propósito de vida não é só o objetivo profissional... é a sua missão de vida.
Você não está aqui por acaso; está aqui para aprender, corrigir-se, sanear, curar.
E você tem exatamente o corpo que você precisa para cumprir com o teu propósito de vida.
Como você não conhece a si mesma, cai na vala comum do sistema que é a comparação com outras formas, com julgamentos, medo de ser rejeitada, ter baixa autoestima, achar-se feia...
Teu corpo, como teu nariz, tem uma função para você nesta existência que, se bem entendida vai te auxiliar no cumprimento da tua missão. Pode sim até fazer rinoplastia para satisfazer teu ego e aumentar a tua autoestima, mas não seria necessário, não precisa se encaixar nos padões sociais de beleza. Você é o que é.
Teu corpo é instrumento concreto perfeito que serve à tua alma na expressão nesta existência.
Pode ser bela sim, pode fazer plásticas, mas que isso não te impeça de ser feliz e de se realizar.
Abraços.

5817 respostas

19 JUL 2023

Mudanças de mentalidade, de crenças , de achar que é definida por uma parte só do seu rosto ou corpo. Acredite, existem pessoas por dentro altamente inseguras mesmo não tendo motivos externos, algum defeito físico aparente, se fossemos levar pra esse sentido, ela não deveria sentir também pois fisicamente tá tudo ali no lugar, só que a questão é tudo que você carrega, traumas que viveu ou apenas alimentou na sua mente devido a baixa autoaceitação. Eu te entendo, um nariz que fica no meio do rosto tá te incomodando, porque acha que as pessoas só vão olhar pra ele mas você mesma não se aceita como pode o outro te aceitar? Ainda que faça rinoplastia ou rinomodelação (técnica mais viável, menos agressiva), mas se tua mentalidade não mudar, não vai adiantar. Entre em contato comigo, vem entender mais sobre crenças disfuncionais, e ter novas posturas na vida!!!

Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

18 JUL 2023

Olá Maria! Obrigado por colocar a sua questão. A plástica do nariz pode ser muito mais acessível do que você imagina. Será que você concretamente já levantou todas as possibilidades. Sentir o corpo como inadequada e menos interessante é algo que acontece com a maior parte das pessoas. Essa percepção negativo do próprio corpo apresenta componentes que se justificam. Nós, somos muito mais do que um corpo. Em uma sociedade complexa como a nossa, muitas pessoas e o mundo do consumismo, resumem a realização a "padrões de beleza" questionáveis e a dinheiro. Certamente as pessoas são muito mais do que isso. Naturalmente nós olhamos e somos olhados, em um balanço de senso comum das pessoas, com maior parte de feios em relação ao grupo menor de bonitos. Isso não inviabiliza alegrias, realizações, sonhos, belezas de outras dimensões em cada um de nós.
Você precisa amadurecer, aprofundar entendimento da natureza humana, aprimorar a autoestima, conhecer profundamente as riquezas, possibilidades e potencialidades do ser humano.
Isso envolve processo detalhado e persistente de trabalho científico com psicólogo.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.