Meu casamento é só de aparências

Feita por >Bia · 8 nov 2021 Terapia de casal

Sou casada a quase 15 anos. Foi meu primeiro namorado. Nos casamos apaixonados, ele diz que me ama mas é estúpido e grosso comigo, me ofende e me menospreza, sempre foi assim, faz de tudo para me deixar profundamente chateada, e percebo que ele fica feliz e como se nada tivesse acontecido quando ele vê que conseguiu me deixar abalada. Desde o primeiro ano de casamento comecei a tomar antidepressivos, achava que me sentir tão magoada pelas palavras dele era porque eu tinha algum problema, afinal, ele nunca me agrediu fisicamente. Durante os 12 primeiros anos me dediquei completamente a casa, a ele e aos filhos que hoje têm 13 anos e 7 anos. Me anulei a ponto de planejar suicídio, devido estar sofrendo abuso no trabalho e meu marido sempre deixar claro que ele e tudo que ele fazia era superior e o trabalho dele era superior e eu uma coisa qualquer, inclusive ele vivia dizendo que com 1 dia de trabalho ele ganhava meu salário de uma semana meu com ar de deboche. Quando em janeiro de 2020 planejei meu suicídio, coisa que sempre quis fazer a anos, viajei pro litoral e fiquei uma semana pensando se eu chutava o balde e saía daqiela situação ou se acabava com tudo. Decidi então voltar a estudar e me organizar financeiramente para sair de casa com meus filhos. Mas confesso que está cada dia mais difícil ficar na mesma casa que meu marido sendo que já o avisei da minha decisão. Ele faz de tudo para me atrapalhar e me deixar abalada a ponto de ficar sem reação e sem conseguir estudar. Faz chantagem emocional, fala que não vai dar certo, ala que nosso filho vai virar maconheiro por ninha culpa e que vou ficar doente igual minha mãe se eu largar ele. E eu não tenho como sair de casa agora e me manter nos estudos, meu salário fica todo por conta de pagar faculdade e cursos. E eu ainda transo c ele por obrigação, ainda somos um casal na cabeça dele e eu sou obrigada a ceder porque sou dependente dele financeiramente. Está difícil administrar isso.

A melhor resposta 9 NOV 2021

Ei, Bia
Nossa, que relato difícil. Me senti sufocada só de me imaginar no seu lugar.
Ver nossos anseios e possibilidades sendo cortados de uma maneira tão ríspida deve doer mesmo.
Fico muiro feliz pela sua escolha de ter buscado os estudos para sair de casa, me parece bem melhor que a outra opção, né?
Acredito que buscar um processo de terapia pode te ajudar a se fortalecer para mudas essa situação. Quando compartilhamos o peso dos nossos ombros podemos andar com mais tranquilidade.
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

9 NOV 2021

Oi Bia,
Sim, compreendo a tua situação, os abusos que está sofrendo; ele não te bate fisicamente, mas faz pior moralmente, vive com ele um estupro energético.
Porém, com o teu consentimento, voce escolheu esta situação e se adaptou a viver assim. Provavelmente em toda a sua vida, voce sempre se adaptou aos outros, a fazer por dever e não por prazer, escolheu sempre o "certo" e este "certo" é o que os outros diziam ser correto. Como resultado, colhe agora o que plantou: conformação, tristeza, baixa autoestima, desânimo, submissão, dependência.
Precisa certificar a sua vida de acordo com as coordenadas da vida. A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio. Liberdade para fazer todas as experiências que voce quiser e o livre arbítrio para VOCÊ decidir e escolher o que quer para si. Voce é um ser criativo e cria a sua realidade. No entando, como voce se enxerga? Fraca, incapaz, dependente... de quem aprendeu a ser assim?
Dos outros, do sistema, dos pais, da educação, da sociedade, da religião, das crenças... hoje voce vive dominada pelo que aprendeu.
Precisa ousar romper com esta dominação do sistema. O sistema não quer te ver feliz! O sistema só quer que voce se adapte a ele e obedeça ao que ele diz, te faz escrava dos deveres, submissa ao marido, ao dinheiro.
Precisa ousar a ser si mesma, precisa parar de ouvir seu marido, parar de ser escrava dele, precisa priorizar a si mesma, fazer a tua vida e não fazer o que ele gosta, fazer o que voce gosta.
Quando voce tomar esta decisão interna de ser RAINHA em vez de ser súdita, teu marido vai baixar a bola e vai começar a te respeitar. Ele é um fraco porque para aparecer, precisa rebaixar, pisar os outros.
Aprenda a agradar a ti mesma, a dar amor a si mesma... Por que não faz Psicoterapia? Ela te ajudará a superar esta fase e encontrar a beleza, a glória e a felicidade que está dentro de ti.
Voce é dona da sua vida, voce pode criar a sua vida, com ou sem seu marido.
Abraços

5948 respostas

9 NOV 2021

Olá Bia! Grato por escrever. Você escreveu porque quer ajuda. Buscar ajuda é renovar esperanças, é crer em modificações da realidade. Parabéns! Talvez você não precisa ser tão dependente assim. É possível ponderar, mas é preciso fazer isso com reflexões das melhores estratégias, até da revisão do significado das coisas.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma avaliação científica conforme os parâmetros adequados.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, ainda real), de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos(comerciantes da fé, opositores do conhecimento) até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Universidades Públicas, TVs educativas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!")

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.