Me sinto insegura com meu namorado

Feita por >Maria · 4 ago 2020 Ciúmes

Me sinto insegura, Ontem conversei com meu namorado sobre se ele olhava outras mulheres quando não estava comigo, fiz a mesma pergunta por 3x e todas ele disse não, mas insisti e ele disse que olhava, isso me magoa por que ele mentiu, escondeu. Eu tento ser o mais verdadeira possível e parece q não dá certo, e peço para ele fazer o mesmo, mas tá complicado, eu me sinto insegura o tempo todo, em questão de auto estima, de confiança entre outras coisas. E Eu queria entender o por que fico tão magoada quando ele me fala a verdade, parece que não estou esperando isso dele, e isso tá acabando comigo. Eu me sinto muito dependente de relacionamento, quando eu tenho terminar eu fico mal e não término, fico com medo de fivar só. São tantas coisas que parece, que eu estou cheia de tristeza por dentro.

A melhor resposta 5 AGO 2020

Maria,
O problema é que voce está longe de si mesma, voce não se ama, não é feliz, não confia em si mesma. Logicamente não confia nele.
Qual é o homem que não olha para outras mulheres, mesmo sendo casado? Qual a mulher que não olha para homens e acha bonitos, mesmo sendo casada? Isto é instintual e é saudável. Isto a deixa insegura porque você é insegura contigo mesma, não faz o que gosta, tem medo de se ariscar, de amar, tem medo de "soltar a franga". A vida de voces enquanto ficantes, namorados, casados é conforme voces querem e combinam. Não espere nada dele. Seja uma mulher que valha a pena para voce mesma. Não é ele e nem ninguém que vai te fazer feliz. A felicidade é conquista pessoal. Se és feliz é voce que vai escolher o homem e ele será como voce é.: aí será uma convivência e não um suportando o outro.

5817 respostas

14 AGO 2020

Olá Maria!
O ciúmes é produzido por pensamentos disfuncionais em relação a si mesmo e ao outros e o mundo. Geralmente uma experiência traumáticas da infância, pré adolescência ou em algum momento da vida. Somente uma psicoterapia vai ajudar você à se conhecer melhor e se tornar mais resilientes, capaz de se valorizar mais e se sentir segura. A terapia cognitivo comportamental é eficiente para o tratamento do ciúmes e da insegurança.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

11 AGO 2020

Maria tudo bem?

Quando estamos inseguras tudo nos deixa em estado de alerta e de desconfiança conheça meu trabalho tenho vários videos falando sobre esse assunto e seria ideal procurar uma psicoterapia.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

11 AGO 2020

Olá Maria seja muito bem vinda! Sinto que faltam algumas informações para compor uma melhor compreensão do seu caso, mas pelo breve relato percebo sinais de ansiedade e angustia em relação ao namorado e consigo mesma! Fica difícil seguir assim, não tem nada de bom nessa relação? como seu namorado enxerga essas mesmas questões ? quem sabe propor um dialogo aberto e verdadeiro e pedir ajuda dele,dizer como esta se sentindo falar das suas dores emocionais certamente te fará bem!
Maria a Psicoterapia poderia auxiliar a ver outras atividades e relações que podem contribuir para diminuir a dependência emocional do namorado e te NUTRIR de outros valores e sensações positivas para melhorar a estima.
Espero ter contribuído!
Eliani/CRP07/28876

Eliani Cristovam Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

11 AGO 2020

Maria,tudo bem?Lendo o seu relato,penso em como as mulheres,as vezes,dão a ideia para os homens.O que quero dizer é,se ele não pensava nisso,vc com a sua pergunta e ainda 3x,pode ter dado a ideia para ele "olhar" as mulheres ou pelo menos ficar mais atento,isso é muito comum acontecer. Outro aspecto,é esperar que o parceiro responda as coisas como a gente responderia,isso é um engano porque as pessoas são diferentes.Vc está projetando o seu sentimento nele. Quando nos sentimos inseguras,temos que procurar ajuda para entendermos o sentido disso,o significado dentro de nós. Através do tratamento psicológico vc consegue se conhecer,trabalhar a sua autoestima e seus medos e aos poucos irá descobrir que o verdadeiro valor está dentro de vc e somente a partir daí vc conseguirá ter um relacionamento saudável. Grande Abraço!

Psicóloga Mara Dias Psicólogo em Porto Alegre

48 respostas

11 AGO 2020

Boa noite Maria!
Parece que você é uma pessoa insegura. É importante que não dependa do outro para ser feliz, quando colocamos nossa felicidade nas mãos de outra pessoa, sofremos, porque a pessoa não vive a nossa vida e por isso não sabe o que necessitamos. Seria interessante você se amar mais, gostar de ficar com você, quando for para você mesma a sua melhor companhia, não ficará sozinha. Quando se amar, os outros a amarão. Olhar para outra pessoa, todos olhamos, mas só isso, nada além. Nós mulheres olhamos para outros homens e os homens olham para outras mulheres. Você precisa confiar mais em você, ciúme só faz ver coisas onde não tem nada. Pense se talvez ele não disse a verdade porque sabia que iria ficar magoada. Converse com ele e fale o que está sentindo, o diálogo é o melhor remédio. Você pode também buscar ajuda de um sicólogo para entender o que esta se passando e trabalhar essa desamor por você mesma. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

5 AGO 2020

Olá Maria Grato por participar. Você não sente insegura com teu namorado, você se sente insegura. Esse sentimento que acontece em seu mundo interno, envolve tuas trocas. É da natureza do homem olhar para as mulheres. Isso não quer dizer interesse ou ação de traição ou coisa parecida. É preciso separar com muito cuidado o olhar instintivo do homem, da ação traidora. Precisamos que você fortaleça a autoconfiança, que respeite seus valores e, a partir deles, negocie as convivências, colocando limites, para permitindo a manifestação da essência sua e daqueles com os quais venha a conviver, permitindo prevalecer a serenidade, a auto confiança.
Será importante você contar com a condução científica de um psicólogo para fortalecer a autoestima e a harmonia interna.
Espero ter ajudado. Estaremos à disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.