Descobri que meu namorado assiste pornografia, me sinto insegura.

Feita por >Flordelotus · 21 jul 2022 Autoestima

Olá vim pedir um concelho aqui, não tenho alguém pra conversar estou sufocada. me sinto angustiada. Insegura e triste diante a esta situação.

A dois meses atrás meu namorado estava em minha casa, pediu para que eu usasse o celular dele para pode fazer uma ligação, e lá estava o histórico aberto, junto com vários aplicativos deve ter esquecido de fechar abas em fim, e eu acabo vendo o que tinha lá, muitas pesquisas de vídeo pornograficos, ele tinha pesquisado incesto, idosas, e hentai que são animes de cunho sexual,
Eu chamei ele pra conversar e ele me jurou que não foi ele… eu o disse que não achei legal, até me fez sentir mal, ele tinha visto durante todo o mês, até nos dias que estávamos juntos, fiquei muito magoada, pedi para que ele fizesse uma pesquisa sobre o vício em pornografia, acredito que ele apenas disse aquilo que eu queria ouvir, e seguimos,
Lembrando que em meio a toda essa confusão, eu chorei muito, me culpei é quase terminamos porque ele mentiu, disse que não foi ele é se perdeu nas próprias mentiras… também falei como mentiras são maléficas é que sim me magoaram muito.

Aqui estamos dois meses depois, quando estávamos transando, ele me propôs algo diferente, que não estava acostumado e que nunca tinha conversado cmg sobre, eu neguei na hora, não faço nada contra minha vontade, seguimos e formos dormi, eu tomo remédio pra ansiedade, e acredito que não esteja funcionando corretamente como antes, então tenho tido dificuldade pra dormi, nessa noite fiquei quase toda acordada, e me bateu muita angústia, me lembrei doque ele tinha me pedido na cama, e pensei” será que ele deixou?” Bom, fui olhar o celular dele, nada de WhatsApp, ou redes sociais, fui direto no navegador e estava lá, mais uma vez, no mês seguinte a nossa primeira briga ele consumiu como nada estivesse acontecido, e estava: pesquisas como “ mãe” “filha e pai” idosas, pessoas com corpos e aparência muito destintas a minha e o hentai que eu abri pra ver oque era, e pasmem meninas com aparência infantil. Fiquei muito triste, comecei a chorar muito, até que ele acordou e foi conversar comigo, chamei pra conversar e contei toda situação, que oque ele me propôs me fez lembrar dessa situação, e ele negou que foi ele, dizendo que não sabe quem abriu aquilo lá, jurou pela própria “alma”. E eu chorando implorando para que ele falasse a verdade; que eu queria o ajudar, a reação dele foi ir embora para casa no meio da madrugada sem dizer uma palavra, eu tinha tirado foto do meu próprio celular do celular dele, na primeira vez ele disse que era mentira e eu não tinha algo como prova, ficou uma palavra contra. A outra, eu senti que precisava disso.

Bom, eu falei pra ele, que isso pode ser um vício, assim como droga, que quanto mais consome mais quer, e vai o convencional não vai o satisfazer, e irá procurar coisas piores e até mesmo criminosas. Mandei alguns links e vídeos informativos para ele ler, ele tbm disse que iria pesquisar, e acredito que dessa vez assim o fez, ele disse que iria parar, que não queria isso pra vida dele, que abriu os olhos, que não queria me perder…

Estamos mantendo pouco contato no WhatsApp, perguntei como ele estava e se disse está com nojo dele mesmo e se sentindo um lixo, que esta todos os dias se ocupando com outras coisas e procurando se informar mais sempre que tem um tempinho livre. Que poderia mudar mas não pode mudar o passado, reconhece o sofrimento e não tem mais oq falar, apenas mudar.

Diante toda essa situação, não sei
Como vamos ficar, fico me culpando mesmo sem ter culpa, me sinto insuficiente, sou uma mulher bonita, sou atraente, educada, estudo, trabalho, tínhamos uma vida sexual boa, ele tem às atividades dele também. E ainda foi procurar isso ? Me pergunto o
Porque… nos dias que vinha me ver, antes de vim ele assistia, isso magoa profundamente, também o tipo de conteúdo que ele procurou, me preocupa muito, mesmo que seja fantasias de filmes ou apenas título, ele sentiu o desejo de ver aquele tipo de cena. Não sei como agir, não sei se fiz certo, eu o amo muito e ele demostra ó mesmo, mas me afetou, não consigo me imaginar hoje, tendo uma relação sexual com ele, ou um simples beijo.

A melhor resposta 25 JUL 2022

Olá Flordelotus, espero que esteja tudo bem com você.

Muito obrigado pelo seu relato, e pelo tempo dedicado em elaborá-lo. O que observo é que existem duas situações distintas que precisam de sua atenção no momento, e dizem respeito diretamente ao seu relacionamento com seu namorado. A primeira destas situações não diz respeito a você diretamente, mas sim ao comportamento de seu namorado, que é sobre o consumo inapropriado e abusivo de pornografia.
O consumo excessivo e prejudicial de pornografia tem tido um aumento de casos, devido ao fácil acesso a esse conteúdo nos dias de hoje. O seu consumo inadequado se mostra bem prejudicial para o desenvolvimento de nossa sexualidade, bem como de nossa capacidade de se relacionar socialmente e afetivamente com possíveis parceiros.
Quando consumimos pornografia em excesso, com o tempo nossa mente começa a se condicionar ter prazer somente com esse tipo de estímulo especifico, e isso se dá porque quando vemos esse tipo de conteúdo, nosso cérebro libera dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer em nosso organismo. Quando o nível desse neurotransmissor cai em nosso cérebro, tendemos a repetir o comportamento que levou nossa mente a produzir mais dopamina (neste caso, consumir pornografia). E assim esse ciclo vai se repetindo.
Sobre esse tipo de comportamento de seu namorado, é ele quem precisa se movimentar para tentar mudar a própria atitude em relação a essa questão, muito embora você possa incentivá-lo a fazer isso, dando conselhos, indicando o caminho e se mostrando disponível para ajudar, sempre que você se sentir segura e tranquila para isso.
A outra situação que merece atenção, são seus sentimentos, pensamentos, comportamentos, expectativas, que surgiram a partir da descoberta que seu namorado consome pornografia escondido. É interessante que você olhe para teus sentimentos neste momento, olhe para o que você está passando atualmente, e cuide deles, procure apoio para conversar e dizer o que está sentindo, expressando suas emoções e pensamentos. Um profissional de psicologia pode te oferecer esse espaço de escuta profissional e acolhimento, onde você encontrará alguém capaz de te ouvir de maneira terapêutica, te oferecendo suporte para compreender teus sentimentos e sensações, com o objetivo de superá-los através das melhores escolhas para sua vida, e para a relação de vocês. Eu percebo que esse espaço de acolhimento seria muito bom para você, até mesmo para você tirar qualquer dúvida que eventualmente você tenha sobre esse tema. Se for possível, busque um psicólogo para te acompanhar neste momento, acredito que irá te auxiliar muito em sua questão.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

22 JUL 2022

Olá Flordelotus.
Mais importante que as palavras é se focar nas ações da pessoa. Para garantir a confiança é necessário agir de acordo com o que fala. Tenha em mente que para voltar ele pode falar tudo o que você quer ouvir. Faça terapia individual para desenvolver a sua auto estima e assertividade. Evite se culpar por coisas que não foi você quem proporcionou. Fico à disposição para desenvolver no processo de terapia os objetivos de vida e planos para o futuro.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba