Por que sempre quero fugir de alguém em específico sem motivos?

Feita por >Ester · 16 mar 2023 Habilidades sociais

Tenho um amigo há alguns meses, e sempre foi algo quebrado da minha parte, ele é uma pessoa legal e nossas personalidades combinam, porém me sinto bem perto dele por um tempo médio e depois vem a fase que eu só quero fugir, não sinto mais vontade de conversar, nem de vê, nem de ser abraçada ou tocada, fico sem expressão alguma e não sei porque, eu simplesmente não me sinto mais confortável, mas dps isso passa e volta o tempo que me sinto bem, e segue esse círculo vicioso. Porém já faz tempo que quero apenas fugir, eu não aguento passar 1 segundo ao lado ou conversando pelas redes sociais, eu não sei o motivo, apenas quero fugir e me esconder. E não tem como dizer isso a ele, não seria fácil entender porque nem eu entendo, não sei o que me leva a fazer isso e gostaria de saber.

A melhor resposta 17 MAR 2023

Oi Ester, como vai? Parece que você está passando por um ciclo de emoções mistas em relação ao seu amigo, e pode ser difícil entender o motivo por trás desses sentimentos. É importante lembrar que é normal ter altos e baixos em amizades e relacionamentos, e que essas flutuações podem ser causadas por vários fatores.

Pode ser útil explorar seus sentimentos mais profundamente e tentar entender por que você se sente desconfortável perto do seu amigo em certos momentos. Você pode tentar manter um diário ou conversar com um terapeuta para ajudá-la a entender esses sentimentos.

Também pode ser útil conversar com seu amigo abertamente e honestamente sobre como você se sente. Embora possa ser difícil, a comunicação aberta pode ajudar a construir relacionamentos mais fortes e saudáveis. Se você não se sentir confortável em compartilhar seus sentimentos com seu amigo, pode ser útil dar um tempo e se afastar temporariamente. Lembre-se de que é importante cuidar de si mesmo e de suas necessidades emocionais.

Por fim, lembre-se de que nem todos os relacionamentos são para durar, e está tudo bem se você decidir seguir em frente. Se você perceber que sua amizade com seu amigo não está fazendo bem a você ou a ele, pode ser melhor terminar a amizade e seguir em frente.

Abraços.

Filipe Araújo Psicólogo em Recife

44 respostas

18 MAR 2023

Ester,
Voce está funcionando com base no que está registrado na tua mente racional, experiencias de medo, sensura e desmerecimento.
Precisa agora corrigir estas informações; apagar da tua memória estes fatos;
Precisa recuperar/ resgatar a tua inteligência natural; voce a substituiu pelos ensinamentos que recebeu dos outros.
Voce está com medo de aprofundar os relacionamentos, da sensura implantada;
Medo de ser o que voce realmente é.
Faça Psicoterapia.
Abraços

5817 respostas

18 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

17 MAR 2023

Olá Ester! Grato por escrever. Precisaremos que você tenha coragem de se permitir fazer-se conhecida detalhadamente por um psicólogo. Alguns pontos importantes:
- Você não tem um amigo, você tem um colega em quem você investe a expectativa de construção de amizade. Amigo, para consolidar, demora anos;
- Você não quer fugir das pessoas, quer fugir do preconceito que se organiza em sua mente, de forma a achar as trocas sociais desconfortáveis;
- Quanto menor o número de pessoas com as quais interagimos com vínculo mais intenso, mais altas as expectativas, frustrações e pesos das convivências, alimentando, a partir dessa convivência praticada a ideia de que as outras convivências serão muito pesadas, logo será melhor nem tentá-las. Isso é inversão de lógica real. Ouse, insista, mas vá para as interações diversificadas com pessoas éticas e saudáveis.
Estou a disposição para os necessários aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.