Como convencer meu pai de que quero ser alguém?

Feita por >Irisis · 10 fev 2020 Terapia familiar

Tenho 21 anos e o meu pai se recusa a pagar minha faculdade/me manter em algum lugar cursando em federal/me deixar sair de casa para arrumar um emprego. Eu moro na fazenda da minha família desde que terminei o ensino médio, não temos casa na cidade e a mais próxima fica a 40km e é muito limitada por se tratar de uma cidade de interior, não tem nem mesmo o curso que quero. Desde que estava no ensino fundamental que sonho em ser uma arquiteta e consegui uma bolsa de estudos, porém o meu pai se recusou a me manter, ou me deixar ir para trabalhar e me sustentar, e minha mãe é dona de casa, não tem condições de me ajudar.. então eu decidi fazer o curso que pensei ser a escolha do meu pai, tive que passar em varias e o meu tio quem conversou com ele para convencer, então me mudei para cursar uma coisa a qual não me identificava e nem sentia vontade de fazer. Após um tempo voltei pra casa, óbvio que meu pai jogou na minha cara o fato de eu ter voltado e isso me deixou muito deprimida e em mais ou menos um ano eu não tinha mais vontade de fazer nada, fiquei 8 meses sem sair de casa pra nada, tinha meses que nem saia do quarto, a única vontade era dormir e não acordar nunca mais. Então minha mãe convenceu meu pai a me levar ao psicólogo só que não adiantou muita coisa, pois a psicóloga só me mandava conversar com ele. Não me ajudou em nada pra dizer a verdade.
Eu não sei mais o que fazer, ele fica falando que não tem dinheiro, mesmo eu sabendo que isso não é verdade, e minha mãe também não faz nada pra me ajudar, um dia eu estava no quarto e ouvi eles falando que eu não merecia nada, mesmo não sabendo o motivo pelo qual não mereço pois não me considero uma pessoa ruim, não saio pra festa, meus únicos amigos estão morando em outros estados e sou sempre educada com meus parentes. Eu não sei o que fiz pra merecer essas coisas por parte do meu pai, o que me deixa triste demais.
A cada dia que passa eu me sinto pior, e o pior de tudo é que eu tenho um irmão e ele se matriculou na faculdade sem nenhuma objeção do meu pai. Eu não sei o que ele quer que eu faça da vida, reclama se eu arrumo algum namorado, reclama se peço dinheiro para comprar alguma coisa, independente se essa coisa custa 1 ou 100 reais, ele sempre reclama de tudo que faço e passa na minha cara o fato de eu não ter continuado no curso que eu não gostava. :( me sinto um lixo, não tenho perspectiva alguma de futuro, e minha mente está cada vez pior, já pensei em me suicidar muitas vezes mas nem pra isso eu sirvo.

A melhor resposta 12 FEV 2020

Olá Íris, nem sempre vamos conseguir entender o porque as pessoas fazem o que fazem. As vezes não conseguimos nem mesmo entender a nós mesmos não é verdade? Enquanto você estiver morando na casa dos seus pais e dependendo deles para tudo, será muito difícil fazer o que você quiser, visto as características do seu pai, a forma como ele se comporta. Já que o diálogo não é possível com ele, a sua saída é batalhar pela sua independência com vontade!
Não se concentre em mudar o seu pai. Foque nas suas atitudes diante dessa situação. Se não estiver vendo nenhuma saída, busque ajuda novamente, não é porque você não se adaptou a um profissional que deve desistir.
Abraço!

Psicóloga Maíra Alves Psicólogo em Niterói