Sinto que não tenho motivação por mim mesma

Feita por >Gisele · 19 ago 2023 Desenvolvimento pessoal

Sempre me vi sozinha e desamparada enquanto criança, e enquanto adolescente fui muito podada e criticada por coisas muito mínimas, raramente era elogiada. “Fugi” de casa com a desculpa de fazer faculdade em outro estado bem longe dos meus pais. Porém quando voltei para minha cidade natal, não havia trabalho na área e precisei entrar em uma área correlata para conseguir me manter sozinha e não precisar dos meus pais. Hoje já se passaram quase quatro anos disso, e me sinto extremamente frustrada e descontente profissionalmente, já estou tomando antidepressivos há 9 meses, porém voltar do zero para algo que seu que não vai me trazer uma renda estável, me dá pânico, não consigo imaginar voltar pra uma situação onde tenha a possibilidade de eu precisar de ajuda em algum momento porque me vejo completamente só. Nos momentos que alguém me apoiou emocionalmente na faculdade, geralmente amigas, eu fiz coisas incríveis… fico sentindo que por si só, não tenho forças ou motivação para conquistar nada, e isso me impede muito de sair da situação que está me deixando deprimida. Estou completamente perdida e sem visão de novas perspectivas…

A melhor resposta 21 AGO 2023

Para uma parte das pessoas a perda da capacidade de sentir prazer e motivação se deve as experiências destruidoras intensas que deixaram marcas profundas, que deve ser o seu caso.
Creio que há vários caminhos, cada pessoa terá sua necessidade. Para alguns pode ser interessante identificar quais foram as informações destruidoras que seu cérebro imprimiu sem ao menos perceber que eram falsas por terem sido transmitidas por pessoas significativas.
É importante que em primeiro lugar seja identificado a causa desta falta de animo e motivação, muitas vezes a origem é emocional, ou seja, é possível que seja um sinal de depressão, nestes casos um psicólogo pode ser consultado.
Acredito que a falta de motivação assim que percebida pode gerar um impulso na busca de soluções. Considero isso ótimo, fazer estas perguntas significa que ainda há alguma energia para buscar solução e não deve ser desperdiçada. A psicoterapia é uma opção tanto para entender o que causou como para encontrar formas de superação.
Fico a sua disposição.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

20 AGO 2023

Oi Gisele
Voce fez alguns movimentos libertadores, mas não se sustentou pois não estava entendendo o que estava acontecendo...
Saiu de casa e foi para longe dos seus pais, mas se levou consigo, isto é, os problemas, os conflitos, as referencias foram junto e refez no novo lugar.
Voce se construiu fora dos teus padrões naturais, se viu forçada a abandonar a tua inteligência natural para se adaptar ao ambiente, familiar, escolar, social, religioso, aprendeu que o certo era fazer o que os outros valorizavam, o que os outros consideravam certo e a evitar o que os outros consideravam errado.
Tuas relações e teu avanço profissional não deslancha porque está no caminho errado...
Precisa recuperar a tua inteligência; esta é o vetor interno, a bússola de orientação natural.
A vida te deu a liberdade, mas o meio te impediu; precisa agora se recuperar, aprender como a vida se manifesta em ti mesma e saber usar o meio em teu benefício.
Faça Psicoterapia e recupere a ti mesma.
De nada adianta tomar medicação; isto não resolve e só complica mais a tua vida.
Não é de medicação que você precisa.
Precisa conhecer a ti mesma e viabilizar a manifestação da tua energia de vida.
Abraços

5817 respostas

20 AGO 2023

Oi Gisele! Que bom que você escreveu. O texto que você colocou indica que há possibilidades promissoras. Quando um ser humano aprende determinada área de saber, está com razoável saúde, age com espontaneidade, harmonia interna, esse ser humano se torna alguém valioso, interessante.
Parece que você está precisando organizar as coisas, situar melhor tuas possibilidades e potencialidades ocupacionais. Que bom que você se lembra das coisas incríveis que fez com o apoio das colegas de faculdade. Isso pode acontecer com colegas de bairro, colegas de trabalho, de esportes, de artes, de cultura e de muitas outras variações de colegas. Invista em construir e alimentar vínculos.
Sugiro que vivencia processo de orientação ocupacional, com psicólogo, clinicamente especializado.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

20 AGO 2023

Oii Gilese, podemos conversar em terapia, acredito que vc tem muitas potencialidades, talentos e qualidades,
veja que você já toma antidepressivo, mas só isso não é suficiente, precisamos conversar sobre esse estado mental.
Vamos trabalhar também sobre a depressão e ver o que pode ser feito para que você consiga alcançar uma vida saudável e feliz
Aguardo você, caso queira iniciar a terapia...

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra