Sempre que me envolvo com alguém amorosamente tenho problema

Feita por >Carolina · 15 abr 2020 Terapia de casal

Oi sou mulher e tenho 19 anos, sempre que me envolvo com alguém amorosamente tenho problemas. Isso me aconteceu nos meus 3 ultimos relacionamentos, todos não duraram mais que 3 meses. No começo eu me sentia apaixonada, as pessoas faziam de tudo pra mim (as 3) me sentia amada por elas, mas depois de um tempo eu enjoava delas e tentava afastar de mim, coisas bobas me irritavam, eu não suportava elas, e não tinha motivo nenhum, só queria afastar de mim. Estou preocupada com isso, nao quero que isso aconteça mais, não quero mais machucar ninguém assim. Sou uma pessoa bem conturbada psicologicamente, tenho muitos problemas dentro da minha casa, não sei se isso afeta em algo, queria entender mais

A melhor resposta 16 ABR 2020

Olá Carolina. Você parece que sente culpa por terminar os relacionamentos quando diz: “Não quero mais machucar ninguém assim”. A questão não é terminar o relacionamento e sim o que tem pensado quando começa, e quando está em uma relação para que esta termine. Você também questiona se os problemas familiares são a causa disso. Você diz que tem problemas em casa, e é uma pessoa conturbada psicologicamente. A nossa vida é construída desde o dia em que nascemos, assim vamos aprendendo a lidar com as coisas boas e não tão boas conforme nos relacionamos, criando assim nossa forma de perceber o mundo em que vivemos e nos relacionar com ele, tanto com amigos, familiares como namorados. O trabalho da psicologia está centrado em proporcionar que você possa entender melhor esta sua forma de viver, pensar e agir, buscando um olhar mais positivo e permitir que você entenda o que está acontecendo para que pequenas “coisas bobas” parem de te incomodar.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 ABR 2020

Olá! Grato por participar. De certa forma, que bom que haja problemas. Aos dezenove anos, vários relacionamentos. Claro que com isso, você está está sentindo sufocada, não podendo viver processos de vida, próprios dessa etapa. Em outras palavras, você não está tendo tempo de refletir sobre a sua inteireza, também falta tempo para cuidar de outras áreas importantíssimas que devem compor essa etapa da vida: estudos, prática de esportes coletivos, viagens, formação de sua turma, arte, dança, ONGs, dentre outras atividades. Segure sua ansiedade. A arte de ficar sozinha por um tempo, para encontrar consigo mesma, no início pode parecer sofrida e difícil , mas com paciência e persistência, será profundamente enriquecedora. Namore a si mesma por um tempo, Descubra e explore suas potencialidades em outras frentes de vida. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (fique em casa). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.