O que fazer se tenho medo de me relacionar amorosamente?

Feita por >Carolina · 22 mai 2020 Desenvolvimento pessoal

Pessoal, o que eu posso fazer se tenho medo de me relacionamentos sérios? Tenho 25 anos, uma carreira bacana, me dou super bem com meus familiares e amigos, mas sou um fracasso com relacionamentos interpessoais. Fico "sem compromisso" com pessoas diferentes e tenho medo de me apegar. Sinto que nesse processo vou ficando cada vez mais fria e eu não era assim. Tenho medo de mebenvolver e ser traída ou rejeitada, então estou sempre saindo dessas relações de forma abrupta, quando sinto que estou gerando algum sentimento. E as pessoas que de fato me interesso não estão disponíveis amorosamente para mim. Estou cansada de viver de forma superficial, mas não sei por onde começar para mudar esse sentimento dentro de mim. Meus pais tiveram uma relação turbulenta e acredito que de certa forma criei uma barreira com medo de vivenciar isso. Mas estou cansada das pessoas dizerem que sou alguém "difícil de alcançar". Se alguém puder me ajudar fico grata.

Atenciosamente;

A melhor resposta 23 MAI 2020

Olá Carolina! Grato por participar. Pelo seu relato, você tem partes importantes da vida harmonizadas: carreira, família amigos. Poucas pessoas, na sua idade, contam com esse privilégio. De outro lado, você tem medo de interagir. Lembre-se: "Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante" Saint-Exupéry. Essa clássica fala que consta o livro "O Pequeno Príncipe" ajuda a situar. A essência da rosa está em você mesma; o que importamos é o que trazemos para dentro de nós. Pessoas importantes, são pessoas que permitimos entrar em nosso mundo mais íntimo. Sendo assim, com o alicerce harmônico das outras áreas da vida, você pode direcionar recursos afetivos e experienciais, para, com calma, harmonia, ir delimitando aprofundamentos, de forma a preservar a tua essência. De vez em quando poderá errar a dose, vá com cuidado, mas vá! Ficar sem trocas afetivas é a radicalização com maior probabilidade de te gerar sofrimentos. Não há volta para gravidez, AIDS; é difícil a volta das perdas decorrentes de compromissos financeiros, drogas, traições, violências. Vá tateando, pesquisando. A pesquisa detalhada de anos passados das pessoas, junto com suas falas, prioridades, ocupações, amizades, permitem prever com razoável probabilidade de acerto, como elas serão no futuro. Uma pessoa que passou vinte e sete anos improdutiva, não vai se tornar produtiva, de uma hora para outra. De outro lado, a máxima do bom namorado, é a construção; isto é, você ira construindo com a outra pessoa, o jeito de namorar. Lembre-se: a maior parte dos namoros, devem dar errado, posto que é um exercício para ver se vale à pena aprofundar. Espero ter ajudado. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

9314 respostas

5 JUL 2022

Olá Caroline.
A turbulência na relação dos teus pais podem ter afetado sua forma de perceber as relações amorosas. Sua insegurança parece tender a afastar as pessoas. então você sofre por antecipação imaginando que um relacionamento não vai dar certo evitando sofrer depois. Você só não percebeu que escolheu um lado para sofrer o de não realizar, de não acreditar, de não querer ver pra crer. E se não der certo? O que de pior pode acontecer? E se der certo, o que de melhor pode acontecer? Se der errado foi uma experiência para conseguir fazer melhor da próxima vez, se der certo, melhor ainda.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1474 respostas

24 MAI 2020

Oi Carolina,
Isto se chama emoções bloqueadas, traumas vividas no passado, desta ou outras vidas que te fizeram sofrer. Se tiver origem na tua infância é mais fácil de resolver. Se for de outras vidas, precisa de regressão. Em ambas, precisa fazer Psicoterapia. Procure um Psicoterapeuta que trabalhe também a Espiritualidade.
É um mecanismo, um sofrimento que está registrado no teu inconsciente e por ter sido dolorido, o inconsciente registrou assim e cada vez que te aproxima de uma situação que potencialmente pode te fazer sofrer, o inconsciente te manda abandonar a situação.
Então precisa resignificar a experiência vivida e liberar a emoção que ficou bloqueada.