Por que sempre acho que já sei de tudo e me fecho para novos aprendizados?

Feita por >Desesperado com a vida · 12 set 2021 Desenvolvimento pessoal

Tenho 25, sou fisioterapeuta e moro em Maceió. Desde que o ensino fundamental sempre fui um aluno muito exemplar, tendo uma variação média das notas entre 8 e 10. Sempre fui muito elogiado durante a vida. "Ele é muito inteligente", "Inspire-se nele". Enfim.

Quando iniciei minha graduação a coisa não foi diferente. Destaque da turma, notas acima da média, porém com uma diferença que mudou para sempre a minha vida: eu nunca aprendi de fato! Não sei se consegui explicar bem, mas sabe quando você tira uma nota boa por DECORAR e não APRENDER o assunto? Esse era eu durante a graduação. Nunca aprendi, mas era muito bom em decorar. Esquecia todo o conteúdo assim que a prova passava. E sempre ficava me perguntando o motivo disso... Caramba, sempre fui estudioso, motivado e, na visão das outras pessoas, inteligente. Por que não consigo aprender?

Quando comecei a me dar conta que minhas notas não representavam meu aprendizado, me desmotivei. A partir do momento em que me formei e precisei exercer a profissão, a vida me mostrou da pior forma que eu realmente não havia aprendido. Ao ficar à frente de um paciente, simplesmente não sabia o que fazer. Não sabia avaliar, não sabia raciocinar, simplesmente não consigo.

No entanto, quando sento para estudar, não consigo absorver nada do assunto, pois inconscientemente acho que já sei daquilo e que não é mais necessário estudar. Minha cabeça acaba se fechando para novos aprendizados. Não consigo me relacionar socialmente por conta disso! As pessoas falam comigo e eu não absorvo nada do que estão me falando. Eu tento fazer uma prova de concurso e no momento da prova minha cabeça está em qualquer lugar, menos na prova. Não tenho foco!

Será que o fato de eu ter sido "mimado" a vida inteira com o status de inteligente fez com que eu me tornasse menos humilde e mais fechado a novos aprendizados? Eu não quero ser assim! Eu quero aprender coisas novas, quero saber ouvir, quero raciocinar, quero ENTENDER e não decorar!

Andei pesquisando a respeito e encontrei um termo chamado "Efeito Dunning-Kruger", que diz quanto menos uma pessoa sabe, mais ela acha que sabe. E EU ME SINTO EXATAMENTE ASSIM! Lá no fundo eu sinto que não sei de nada e não consigo aprender, porém, na prática profissional e nas relações interpessoais, a todo momento tento mostrar às pessoas que sei, mesmo sem saber.

Estou desesperado pois não consigo sequer trabalhar direito!

A melhor resposta 3 JAN 2022

Boa tarde!
Só de você reconhecer tanta coisa sobre seu sofrimento, isso já é um passo gigante!

Pode ser que tenha relação com os rótulos que te foram dados durante tua infância, sim. Pode ser uma forma de se proteger das suas inseguranças, criando um bloqueio para qualquer atitude que possa demonstrar uma incapacidade ou dificuldade sua em algum assunto ou aspecto da sua vida.
Pode ser que a ansiedade e a autocobrança te impeçam de absorver os conteúdos. Pode ser que haja algo a mais por trás do "apenas decorar".

Mas tudo o que podemos dizer são hipóteses.
Você só conseguirá encontrar essas respostas em um processo de terapia, estando ali semanalmente para falar, se ouvir e se conhecer e entender mais, conseguindo, assim, lidar melhor pouco a pouco com suas dificuldades.

Busque ajuda!
Abraços,

Dayanne Lima Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro

1 resposta