Por que penso demais antes de resolver assuntos ou, as vezes, faço por impulso?

Feita por >fernanda · 29 jan 2016 Psicologia clínica

A melhor resposta 31 JAN 2016

Olá, Fernanda!
Você revela pouco do seu dilema, mas algo fala de um movimento importante. Uma dicotomia de postura: pensa demais ou simplesmente "não pensa" para escolher. Uma espécie de gangorra em que pode estar presente: uma SUPERestima da situação que demanda escolha e em outro contexto uma SUBestima da situação (seja ela antiga ou uma nova situação). Mas essa é apenas uma observação entre outros inúmeros fenômenos de tua história e do teu jeito de ser que precisam ser considerados para alcançarmos uma resposta.
O ato de escolher é uma constante em nossas vidas e demanda de todos nós: adaptação, suporte, resiliência...e, por isso, algumas escolhas nos levam ao conflito.
É importante você avaliar se esse comportamento está te prejudicando; se leva a uma tensão ou perdas significativas em tua vida (relacionamentos, estudo, trabalho...).
O teu questionamento pode ser melhor respondido junto a um profissional de psicologia quando você se sentir à vontade e a necessidade de entender melhor tua dificuldade e o que a leva a esse movimento.
Atenciosamente,
Elida Nascimento.

Elida Nascimento Psicólogo em Recife

13 respostas

18 FEV 2016

Olá Fernanda, que pergunta ótima!

É aquela famosa frase "Sou 8 ou 80", não é? Em alguns momentos ajo por impulso e outros penso demais e acabo não partindo para ação.
O interessante disso tudo é saber se isso lhe causa sofrimento ou não, pois aí sim, seria algo a ser trabalhado, pois até então, não tem problema nenhum pensar demais e as vezes ser impulsiva.
Não existe certo ou errado em ser "8 ou 80" e sim saber se existe sofrimento nisso tudo. Se você pensar e verificar que existe sofrimento, cabe achar o meio termo com ajuda de um profissional (psicologo) a partir das suas questões e escolhas.
Reflita um pouco e faça o que achar necessário.

Um grande abraço e fique bem.

Camilla Hoffmann Psicólogo em São José

14 respostas

1 FEV 2016

Olá Fernanda. Percebo que a questão em si não seja pensar demais ou não pensar, pois ambas maneiras de respostas tem seus pontos positivos e negativos. Não há uma maneira una de nos relacionarmos com as pessoas, e por isso, não existe uma maneira certa. O que acontece é que cada maneira de responder irá ter consequências diferentes e você deve estar preparada para enfrentá-las. A princípio me parece que o que lhe causa sofrimento são as consequências geradas por conta do seu comportamento, e se sua maneira de se relacionar com as pessoas esteja lhe causando sofrimento, sugiro que busca ajuda de um profissional da psicologia para que você possa se conhecer melhor, incluindo essa dificuldade de lidar com as consequências, pois você poderá aprender a lidar com elas de maneira mais saudável.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Um abraço.
Psicólogo Dione Issagava Duarte

Dione Issagava Duarte Psicólogo em Ribeirão Preto

43 respostas

29 JAN 2016

Bom dia Fernanda
O que você chama de pensar demais sobre um determinado assunto antes de tomar a decisão? Ou tomar uma decisão sem pensar por impulso? Essas duas posturas de pensar demais em determinado momento e em outro agir sem pensar fazem parte da vida e se faz necessário em alguns momentos. A angústia de se tomar uma decisão sempre vai existir porque sempre tem-se que abrir mão do que já temos, já conhecemos por algo desconhecido. E as vezes será preciso para se crescer pensar antes de decidir e decidir sem pensar. Porém se te angustia muito essa duas posturas, aconselho você a procurar uma ajuda psicológica.
Lembre-se todo processo de desenvolvimento e crescimento, acarreta suas próprias tensões e conflitos porque as soluções e decisões não são fáceis de se tomar porque envolve muitas questões pessoais.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

29 JAN 2016

Fernanda, bom dia! Não há uma solução ou uma resposta imediata que podemos lhe oferecer, apenas lhe indicar que se for possível, e do seu interesse, buscar um processo terapêutico na sua cidade. Assim você poderá compreender quais os seus sentimentos, sensações, decisões e gatilhos que lhe faz tomar estas atitudes em determinadas situações. Serão várias situações no dia a dia que precisarão ser elaboradas de acordo com a sua forma de lidar, ver, sentir e ser. A psicoterapia é um processo único e individual que se desenvolve através de uma relação terapêutica entre paciente e psicoterapeuta e que possibilita transformação e consciência acerca de sua vida, suas relações, seu jeito de ser! Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro