Me traiu com um homem. Devo insistir no relacionamento?

Feita por >Leth · 1 set 2021 Terapia de casal

Relacionamento até então perfeito, somos parceiros fazemos tudo junto somos grudados e adoramos isso (por isso foi um susto gigantesco pra mim) um ajuda o outro em tudo! Vamos lá, de uns meses para cá ele está estranho, triste pelos cantos, mais apegado a mim, sofrendo, agradecendo até demais pelo nosso relacionamento, por mim, pela nossa casa e família que estamos construindo.
Então, tivemos uma conversa onde ele me conta que perdeu sua virgindade com mais de 20 anos, sua mãe sempre o prendeu muito na adolescência, nunca foi de ter muitas mulheres e já teve pensamentos homoafetivos, e antes do seu primeiro relacionamento de sete anos com uma mulher, já se relacionou com um homem (sexo oral), um dia apenas. Disse que não teve sentimento algum e que foi algo muito carnal, gerou muito arrependimento nele. Me contou isso chorando muito. Me abalou, mas entendi e confiei que foi uma coisa passageira. Mas ele ainda muito triste, sofrendo todas as manhãs com crises de ansiedade eu tentando entender o motivo, pedindo pra ele procurar um psicólogo. E com uma pulga atrás da orelha dizendo tem mais alguma coisa aí.... insistindo p ele me contar e nada. Passou o aniversário da minha filha e finalmente ele desaba e me conta que me traiu há três meses, com um homem, que foi “apenas” sexo oral ele fez e recebeu, sem beijo, ele buscou isso, foi através do bate papo da bol, conheceu marcou e foi, não manteve ou mantém contato com essa pessoa isso foi o que ele disse e me jurou. Eu fico pensando se realmente foi impulsivo assim e se esses tipos de encontros ocorrem, ele se encontrando com qualquer um para fazer sexo, sem nem saber o que vem pela frente.... E mais uma vez disse que se arrependeu, que foram só essas duas vezes na vida inteira, sente nojo depois que acaba. Não tem desejo por outros Homens na rua que só tem desejo por mim, que isso é algo muito carnal (essa parte realmente é difícil de entender), mas que esses pensamentos acontecem não com muita frequencia. Me pediu perdão, jurou que nunca mais isso iria acontecer. Que quer continuar comigo até ficarmos velhinhos. Que eu não merecia isso, mas que ele precisava me contar pois isso estava matando ele, começou a pensar que havia me passado uma doença, acredito que isso foi o que mais impulsionou ele a me contar. Antes de me contar ele não estava conseguindo ter relação sexual comigo, estava tendo ejaculação precoce, nosso sexo sempre foi maravilhoso, mas acredito que essa ansiedade acabou afetando isso. Estou completamente insegura, triste, independente de tudo ele podia ter pensado em mim que faço tanto por ele, falou respeito. Mas como ele estava realmente sofrendo muito, a ponto de fazer uma besteira. Fiz meu papel de amiga, perdoei. Antes disso ele havia feito exames, depois teve o resultado me mostrou que está saudável, procurou um padre se confessou (nunca foi religioso) conseguiu ter relação comigo e foi maravilhoso, parece realmente que ele tirou um peso das costas. Mas eu permaneço aqui super insegura, com medo do que possa acontecer novamente, dúvidas sobre ele ter falado toda a verdade, se foi só essa vez mesmo, nesse tal bate papo, não é possível q ele não tenha o contato desse rapaz, será que só foi sexo casual mesmo? Há possibilidade de isso acontecer novamente? Me ajudem, sempre confiei nele de olhos fechados, jamais me deixou com dúvidas sobre o amor que sente por mim e sobre sua sexualidade. mas agora jogou essa bomba no meu colo e eu nao sei se consigo manter esse relacionamento.

A melhor resposta 2 SET 2021

Leth,
Importante saber como está teu relacionamento com ele, é um relacionamento agradável? Feliz? Bom? Voce consegue ter muitos orgasmos em cada relacionamento? Voce conseguem ter, fazer sexo oral? voce nele e ele em ti?
Consegue manter com ele um diálogo verdadeiro? conseguem falar sobre seus sentimentos? Consegue dizer para ele o que voce sente? Conseguem falar sobre as tuas fantasias sexuais? E ele, consegue falar sobre as fantasias sexuais dele?
Proponha para ele fazerem Terapia Sexual!
Se ele não está fazendo, precisa buscar Psicoterapia para ver todas estas coisas e resolver antes com ele mesmo e depois contigo.
A energia sexual é uma energia sagrada que precisa ser compreendida e aceita para provocar crescimento de consciência, alegria e tesão pela vida.
Não creio que tenha sido apenas curiosidade dele e se fosse, tudo bem... mas pode ser uma compulsão, não consegue ficar sem um falo masculino e, também tudo bem, se isso também ficar bem contigo. Há muitas formas de resolver isso...
Se precisar de mais ajuda, solicite.

5817 respostas

2 SET 2021

Olá Leth.
Grata por participar aqui.
O diálogo franco sempre será a melhor estratégia. Conte a ele o seu dilema e procure fazer acordo de não ter mais segredos em redes sociais e até mesmo cortar definitivamente essas redes. Fazer atividades prazeirosas em família, bons programas, dança de salão, yoga, canto, ouvir músicas , ou seja atividades sociais, online ou presencial em que participem juntos... invista em seu relacionamento. Procure fazer terapia individual ou de casal se notar que esses pensamentos intrusivos continuarem a atrapalhar o seu relacionamento.
Fico à disposição.
Maria Nair
Psicóloga Clínica
Terapia Cognitivo Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

2 SET 2021

Olá Leth! Grato por escrever. Essas situações, infelizmente não são tão raras. Geralmente envolvem as facilidades dos contatos virtuais, suas facilidades, mas não consideram as consequências. Pelo teu relato, ele está muito arrependido. A medida do arrependimento, nesses casos, costuma ser muito maior do que as forças da recaída. É preciso, no entanto, que ele seja muito persistente e cuidadoso para não recair nisso.
Rotina de vida entre vocês organizada com interação leve, agradável, realizadora, enriquecida de buscas éticas, saudáveis, significativas para ambos, motivadoras, serão formas de se afastar dessa possibilidade. Não temos a idade de vocês, mas cabe observar que, com a culpa, o amadurecimento, o aprendizado, as pessoas podem se tornar mais firmes e não caírem em desvios.
De outro lado, o ditado: "a ocasião faz o ladrão", precisa ser combatida com todas as energias. Lembre-se: quem perdoa, no fundo, perdoa a si mesmo, pois é o grande beneficiado, fica mais leve, mas harmônico. Perdoar não pode implicar abrir mão da essência pessoal.
Pode ser recomendado que ele conte com assessoria técnico-científica de um psicólogo para que possa elaborar a sensação de culpa.
Estarei à disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

2 SET 2021

Oi, Leth. Sinto que esteja passando por toda essa situação.

Desde o primeiro parágrafo do seu relato identifiquei nele uma culpa muito grande, que conforme fui lendo, foi ficando cada vez mais claro, a ponto dele desenvolver um grau de ansiedade e ejaculação precoce. Trabalho com muitos casos assim.

Sua angústia é absolutamente legitima, a insegurança que rodeia agora essa relação, os medos, dúvidas, sobretudo por ser tudo tão recente. No que diz respeito a você e ao seu relacionamento, penso que deveria tentar ser o mais sincera possível, entender quais seus limites, se o perdão realmente é possível e como você o vê agora, diante dessas confissões.

Sobre isso, recomendo que você e seu companheiro dediquem um tempo para escreverem uma carta, de forma mais sincera possível um para o outro, marquem um dia para ler a carta e tudo que tem a dizer um para o outro, em seguida conversem sobre o que foi e o que ficou, como podem juntos lidar com essa situação, fortalecer sua confiança, etc.

No que diz respeito ao seu companheiro, aparentemente existe muita culpa, muitos bloqueios dentro dele, que se buscam se manifestar de forma mais inconsequente, impulsiva. Enquanto ele não compreender melhor a origem desse sentimento, desses desejos, talvez isso volte a acontecer e por mais que você sofra muito, para ele também deve ser uma dor enorme, ter nojo de si, vergonha, culpa, raiva.

Recomendo MUITO que ele busque por acompanhamento psicológico, se for possível tentem negociar essa possibilidade, será muito importante para relação de vocês! Me coloco à disposição caso tenham interesse.

Espero que tenham força para superar esses desprazeres.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga e Terapeuta Sexual

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia